Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Que curso é esse?

Se você gosta de problemas lógicos, de manusear equipamentos eletrônicos, de internet e resolver problemas, provavelmente já pensou em cursar uma graduação de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O curso é uma boa alternativa para os estudantes que adoram tecnologia e superam as barreiras com as Ciências Exatas. Mas você sabe o que é análise e desenvolvimento de sistemas, de fato?

Antes de ter esse curso superior como primeira opção do vestibular, conheça mais sobre essa profissão e o que um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas faz!

analise de sistema

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma graduação de nível tecnológico que torna o estudante apto a projetar, testar, implantar e gerenciar sistemas e recursos que envolvem Hardware e Software.

Um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas encontra em seu dia a dia atividades como elaboração de manuais, desenho e construção de sistemas computacionais, análise de dados e solução de problemas humanos diversos.

No Rio de Janeiro, um profissional da área é bem valorizado e encontra boas oportunidades na carreira. O salário médio no estado é maior que a média nacional, cerca de R$ 4.315,00.

O que é visto na faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A faculdade tem duração média de 2 anos. Ao longo desse período, o estudante encara uma grade curricular recheada de disciplinas das Ciências Exatas como matemática aplicada à computação, algoritmos e programação.

No entanto, a formação profissional vai além dos números e da lógica. Boas faculdades de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas incluem em sua grade aulas de gestão de projetos e outras para uma formação mais humana, como as ligadas à responsabilidade e comprometimento social do profissional.

São habilidades aprendidas na faculdade:

• análise e desenvolvimento de sistemas de informação;
  • desenvolvimento de softwares para uso comercial e gerencial;
  • realização de cálculos e orçamentos dos recursos materiais necessários à atividade profissional;
  • desenvolvimentos de aplicações para a WEB e dispositivos móveis;
  • configuração e manutenção de softwares de segurança;
  • realização de controle de qualidade de softwares.

Como ser um bom tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas?

Interessou-se por essa graduação? Isso é ótimo! O curso dá boas possibilidades  de carreira para os profissionais formados. No entanto, para conquistar uma boa colocação, é preciso investir na carreira antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.

O investimento no estudo da língua inglesa, por exemplo, é fundamental, já que muitos termos técnicos são originários desse idioma.

O mundo globalizado como vivemos atualmente, para áreas como esta, abre as mais diversas oportunidades internacionais. Além disso, o estudante deve, desde o início, procurar estágios e oportunidades que permitam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala.

Escolhendo uma boa faculdade e aproveitando todos os recursos que ela oferece já é um bom caminho para se tornar um profissional reconhecido!

E então, já está mais claro o que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Esperamos ter esclarecido para você! Não deixe de conferir mais sobre esse curso superior em nosso site!

Novadfgdd call to action