Graduação e cursos

Tecnologia em design gráfico: um pouco de história

Saiba mais sobre a história da área e como se deu sua profissionalização, em Design Gráfico, inclusive aqui no Brasil. Profissionais que aprendem a combinar com inteligência, estética e critério todos esses elementos, criando identidades visuais assertivas, ilustrações e muitos outros produtos.

Suporte, tipografia e elementos visuais são os três componentes básicos de trabalho de qualquer profissional de tecnologia em Design Gráfico. Ao longo da graduação, esses profissionais aprendem a combinar com inteligência, estética e critério todos esses elementos, criando identidades visuais assertivas, ilustrações e muitos outros produtos.

Mas, para além da técnica, será que você conhece a história do Design Gráfico? Conhecê-la é importante para desenvolver o senso crítico do estudante e a visão global de suas atribuições. Afinal, qual profissional não conhece a história da sua própria profissão?

Embarque conosco nessa retrospectiva e tenha um panorama sobre a história do Design Gráfico!

designer

A história do Design gráfico em dois grandes fatos!

Podemos encontrar na história muitos acontecimentos e hábitos que levaram a consolidação da indústria gráfica.

Da pré-história à idade média, a humanidade inventou a escrita e o surgimento dos alfabetos. Mais tarde, durante o Renascimento, a invenção da imprensa  deu origem a uma nova indústria — ainda de acabamento manual, elitizada, bastante trabalhosa e pouco acessível.

Mas e o Design Gráfico recente, como surgiu? Podemos destacar dois grandes fatos para o desenvolvimento da atividade como conhecemos hoje:

A Revolução Industrial

A Revolução Industrial significou a introdução das máquinas na vida do homem, facilitando muitas de suas tarefas cotidianas. Não foi diferente com o Design.

Ao longo das aulas de história de sua graduação em Design Gráfico, você verá que foi nesse momento em que houve a diferenciação entre o papel do Design e das artes: enquanto o primeiro tinha uma função social mais definida de facilitar a comunicação, o segundo estava no campo da estética e apreciação.

O surgimento das máquinas, a aceleração da produção e a intensificação da vida urbana demandaram uma atuação mais forte do Design Gráfico. O seu papel de facilitar a comunicação visual teve como consequência maior a democratização da informação e a difusão dos impressos.

Surgia assim, com a Revolução Industrial, a indústria gráfica e editorial.

A profissionalização do Design Gráfico

Termos, hoje, oferta educativa para graduação em Design Gráfico em todo país e cursos de tecnologia em design gráfico. Tudo isso é o resultado de um processo de profissionalização da atividade.

A história do Design Gráfico revela que o surgimento do profissional Designer aconteceu justamente na época da Revolução Industrial (que contamos em tópicos anteriores). Inicialmente o termo designer esteve ligado à indústria têxtil para, em seguida, estar ligado à necessidade de comunicação visual da vida moderna: era necessário organizar o espaço de circulação por meio da comunicação visual.

Com o tempo, esse profissional foi cada vez mais requisitado em outros espaços. De fato, especialmente com a Era da Informação, o ofício ganhou mais destaque pela independência de mídias impressas e a popularização da internet e meios de comunicação virtuais de todos os tipos: redes sociais, páginas, blogs, entre outros.

E no Brasil?

Se você pretende cursar uma graduação em Design Gráfico, deve estar curioso para saber a história da área e da profissão no Brasil.

Uma particularidade do design gráfico brasileiro, destacado pelo autor Chico Homem de Melo em sua obra Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil, é que ele tem data para começar: em 1808, quando a família real chega ao país. Até então, não havia produção impressa, ela era proibida! Com esse marco, houve um crescimento da indústria gráfica e editorial.

Para conhecer um pouco mais da história e técnica desse curso, você pode apostar em uma graduação em tecnologia em Design Gráfico! O curso oferece todas possibilidades para o aluno tornar-se um bom profissional da área.

Gostou de aprender sobre a História do Design Gráfico? Saiba ainda mais sobre essa área de estudo: baixe o ebook sobre a carreira e tome a melhor decisão!