BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Tradição e modernidade na faculdade de Direito

Mesmo com o surgimento ou a transformação de profissões, algumas carreiras mais tradicionais ainda lideram a preferência dos vestibulandos. É o caso do curso de Direito.

Por outro lado, é válido constatar que a formação desse bacharel também se adaptou aos novos tempos. Neste post, traçamos um rápido comparativo sobre como tradição e modernidade se entrelaçam na faculdade de Direito.

Tradição e modernidade na faculdade de DireitoPor que a carreira de Direito atrai tantos vestibulandos?

São vários os fatores que ajudaram a consolidar a tradição do curso de Direito. O primeiro deles é a ampla gama de oportunidades a que o bacharel tem acesso. Como advogado, é possível se especializar em algum ramo, como Direito Civil, Criminal ou do Trabalho.

Em paralelo, a carreira jurídica é outro atrativo. Nesse contexto, vale lembrar que várias dessas oportunidades são abertas em órgãos públicos, que contratam candidatos aprovados em concursos. As funções são variadas: delegado, juiz, defensor ou promotor público, entre outras.

De maneira geral, os bacharéis em Direito também são reconhecidos por sua sólida formação intelectual. Por conta de suas atribuições, eles devem atualizar seus conhecimentos continuamente, por meio da prática de leitura e o interesse por temas que possam motivar a proposição de mudanças na legislação.

O bacharel e a atuação

Embora esse seja um elemento importante, nem só de tradição sobrevivem os melhores cursos de Direito. Visando atingir aos padrões de excelência, o ensino dessa ciência deve estar alinhado ao contexto histórico e social, acompanhando as transformações das sociedades.

Pensando nisso, há novos desafios e oportunidades para os egressos de uma faculdade de Direito no RJ

Por exemplo, a crescente preocupação com a adoção de práticas sustentáveis por parte de governos, sociedades e setor produtivo produziu reflexos importantes sobre a legislação ambiental. Embora os países disponham de certo grau de autonomia, observa-se um aumento no nível de exigência para a obtenção de certificações, por exemplo.  

Dessa maneira, o profissional de Direito dá suporte para o pleno cumprimento da legislação, além de defender seu cliente nos casos em que tais leis forem violadas, como em grandes desastres ambientais, atuando para diminuir a incidência de multas e outras penalidades.

Entendeu como tradição e inovação caminham juntas em prol da excelência do curso de Direito? Compartilhe esse texto em suas redes sociais para que seus amigos compreendam como a inovação foi incorporada a essa área do saber.

Nova call to action

Leia também: Eterno dilema: Direito ou Medicina?

Posts Relacionados

Checklist ENEM: o que você precisa saber?

O período que antecede a prova do ENEM é fundamental para se preparar e, principalmente, seguir alguns passos para alcançar bons resultados no exame e conquistar a tão sonhada vaga da faculdade.

Dicas para a redação do ENEM

Na hora de escrever a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é preciso ter cuidado com os mínimos detalhes. A forma como você expõe suas ideias pode ser decisiva para a sua nota final. Cometer erros em excesso pode custar até mesmo a sua classificação.

Como estudar sozinho para o ENEM sem perder a motivação

Mesmo quando queremos muito uma coisa, ou melhor, precisamente porque criamos grandes expectativas em relação à vida adulta, é comum a ansiedade nos deixar desmotivados. Este obstáculo, por sua vez, torna-se ainda mais desafiador quando não temos um professor ou colegas para puxar a nossa orelha e fazer a gente manter o foco. Mas calma! A gente sabe bem como é isso e escrevemos esse artigo para te ajudar a estudar sozinho para o ENEM sem perder a cabeça.