Tudo o que você queria saber sobre Publicidade e Propaganda está aqui!

Comprar e vender são duas atividades praticadas com frequência pelos seres humanos. Mas, de nada adianta a fabricação de um produto excepcional se não houver uma campanha de divulgação eficiente.

Se você tem interesse pelo universo da comunicação, prepare-se para descobrir tudo sobre Publicidade e Propaganda: no post de hoje, nós selecionamos as dúvidas mais comuns de pré-universitários.  Antes de escolher a carreira ideal, você deve saber as respostas para essas perguntas.

publicidade e propaganda-1

Os conceitos de Publicidade e Propaganda são sinônimos?

Talvez esta seja a principal dúvida de quem está prestes a se matricular nessa graduação. Muitas pessoas, inclusive estudantes, costumam fazer confusão e acreditar que eles possuem o mesmo significado, mas existem diferenças.

Define-se como propaganda toda comunicação que tem por finalidade propagar uma ideia, uma crença ou um produto, sem que, necessariamente, haja um interesse comercial. Assim, existem propagandas de cunho político ou religioso, por exemplo.

Se, a essa altura, você está se perguntando o que é Publicidade, a gente responde: trata-se da comunicação que tem por objetivo persuadir o público a consumir um produto ou aderir a um serviço; o objetivo é converter um desejo do consumidor em uma aquisição.

Para ser publicitário, é obrigatório ser criativo?

A criatividade é um requisito essencial para quem deseja ingressar no curso de Publicidade e Propaganda no RJ, mas não é o único: há pessoas extremamente criativas, mas com baixa capacidade de persuasão, por exemplo.

Mas, qualquer que seja o seu perfil, lembre-se que uma das funções da graduação é potencializar as competências necessárias para o exercício da atividade profissional. De toda forma, o mercado de trabalho é tão amplo que absorve profissionais com as mais diferentes características.

O que faz um publicitário?

Em meio a uma rotina de trabalho imprevisível e desafiadora, o publicitário deve elaborar uma campanha de mídia, considerando-se os veículos mais adequados para que ela atinja o público-alvo.

Mas este não é um trabalho tão simples quanto possa parecer: a campanha não pode se transformar em uma jogada de sorte. Para se chegar as suas definições, o profissional deve coordenar estudos que revelem informações sobre os principais desejos e necessidades dos consumidores em potencial.

Basicamente, trata-se de um mecanismo de ação e reação, no qual o publicitário já prevê a resposta do público, com base em análises prévias, cujas conclusões servem como ponto de partida para ampliar a visibilidade ou então diminuir os níveis de rejeição a uma determinada marca. No entanto, o seu objetivo mais audacioso é despertar na plateia o desejo de possuir determinado produto.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

A proposta do curso de Publicidade e Propaganda no RJ é preparar o aluno para que ele consiga atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente, atuando nas etapas de planejamento, criação, produção e divulgação de novas campanhas.

Para que os alunos possam experimentar situações práticas ainda durante a graduação, foi criada a Agência Escola Marco-Zero, que também oferece oportunidades de estágio. Isso sem contar com o complexo de laboratórios e estúdios de Produção Fotográfica, Vídeo e Rádio.

Depois de ler o post de hoje, você já sabe o que dizer quando alguém perguntar o que é Publicidade. Ao lado da faculdade de Jornalismo, este é um dos principais ramos da área de Comunicação. Mas será que você sabe escolher o melhor curso dentre tantas opções? Acesse o nosso site para conhecer melhor a proposta pedagógica da Unigranrio.

INSCREVA-SE!