Vida saudável em nossos dias: faculdade de educação física em alta

Diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade: descubra aqui como o educador físico pode ajudar na prevenção e no tratamento de problemas de saúde!

Nos últimos anos, obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol alto e outros problemas de saúde se tornaram questões altamente relevantes  para a sociedade.

Em nosso país, a obesidade cresceu 60% em dez anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera o problema um dos maiores em saúde pública em todo o mundo.

Para reverter esse quadro, que resulta na piora da qualidade de vida das pessoas e até mesmo pode levar à morte, é preciso investir em alimentação saudável e em atividades físicas. Apesar do aumento na prática de exercícios nos últimos anos no Brasil, ainda estamos longe do suficiente.

Conscientizar as pessoas sobre a importância das atividades físicas para a saúde e oferecer auxílio para que a prática seja feita de forma adequada são alguns dos objetivos de quem faz faculdade de Educação Física.

Por isso, elaboramos este post. A seguir, você confere a importância do educador físico para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas e em quais locais esse profissional pode trabalhar. Continue lendo e descubra!

educação fisica

Qual a importância do educador físico para a saúde?

O profissional formado na faculdade de Educação Física tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar físico de pessoas por meio do desenvolvimento de exercícios corporais. Ele pode atuar com pessoas em diferentes idades, desde crianças até idosos, e em condições específicas, como pessoas com deficiência.

A prática de atividades físicas orientadas por um profissional capacitado como o educador físico é importante para tratar e prevenir problemas de saúde como diabetes, colesterol alto, osteoporose, doenças cardíacas e muito mais.

A atuação do profissional de Educação Física também pode intervir positivamente na saúde mental das pessoas. Problemas como ansiedade e depressão, por exemplo, são alguns dos que podem ser combatidos por meio da prática de exercícios físicos.

Para isso, o curso Educação Física conta com disciplinas sobre anatomia e fisiologia humana, esportes, danças, ginásticas, avaliação de desempenho e psicologia do esporte, entre outras.

Em quais locais quem faz faculdade de Educação Física pode atuar?

Existem duas modalidades de graduação para quem deseja seguir essa carreira: Educação Física bacharelado e Educação Física licenciatura. Como bacharel, o educador pode trabalhar em clubes, academias, equipes esportivas e hospitais, entre outros locais.

O educador físico pode elaborar e supervisionar programas de exercícios físicos, orientar atletas, ajudar pacientes na reabilitação após cirurgias e atuar em programas de recreação. Ao se formar na licenciatura, o profissional também se habilita para seguir a carreira docente.

O professor de Educação Física pode atuar em escolas públicas e privadas, desde o ensino infantil até o ensino médio. Independentemente do tipo de faculdade de Educação Física escolhida, é preciso obter o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) para exercer a profissão.

Neste post, você conheceu a importância do educador físico para a qualidade de vida e a saúde das pessoas, tanto física quanto mental. Seja em escolas, hospitais, academias ou outros lugares, o profissional formado em faculdade de Educação Física é fundamental para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.

Quer saber mais sobre essa carreira? Então baixe o e-book do curso e tire suas dúvidas!