O biólogo é o profissional que compreende a fisiologia dos seres vivos e a rede de relações entre organismos e com o meio onde vivem. É responsável pelo cuidado de animais, preservação ambiental, pesquisa e docência.

O aluno de Ciências Biológicas da Unigranrio estuda os seres vivos e sua relação com o meio ambiente em projetos práticos, adquirindo experiência de campo ainda na graduação e diferenciando-se no mercado.

Como é o curso de Ciências Biológicas?

O curso de Ciências Biológicas forma profissionais que podem atuar em muitas áreas do conhecimento. Assim durante a formação são abordados temas relacionados ao meio ambiente, saúde e biotecnologia em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais, oferecendo ao aluno um panorama geral dos seres vivos e dos ecossistemas no planeta Terra, sua evolução, processos interativos e as consequências dessas relações na vida humana e sob suas ações.

Na licenciatura além das unidades curriculares voltadas para conhecimentos biológicos o aluno tem o conteúdo da prática pedagógica, voltada a formação do professor da educação básica. O egresso do curso de Licenciatura além de poder atuar no magistério da educação básica poderá também desenvolver sua carreira na pesquisa, trabalhar em empresas, museus, ONGs, como educador ambiental ou na divulgação cientifica. No bacharelado em Ciências Biológicas, o estudante tem sua formação voltada para à pesquisa, prática laboratorial e trabalho de campo, seja na área de saúde ou meio ambiente.

No curso de Ciências Biológicas da UNIGRANRIO o aluno sai da sala de aula para aprimorar suas competências profissionais para o mundo do trabalho atual. Nosso diferencial é a possibilidade que nossos alunos têm de participação de projetos de pesquisa e extensão na própria UNIGRANRIO, entre eles estão o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Residência Pedagógica e Projeto Escola Verde (Parceria com a Bayer SA). Além de um corpo docente formado por professores com ampla experiência profissional o curso conta com uma completa estrutura de laboratório para as aulas práticas.

INSCREVA-SE AGORA!

O que faz um biólogo?

As áreas de atuação mais tradicionais para o biólogo são a Zoologia, a Botânica, a Ecologia, a Microbiologia, a Genética e Docência. Mas recentemente novas áreas estão surgindo, como os diagnósticos clínicos, pesquisas voltadas ao tratamento de doenças e sua aplicabilidade nas indústrias farmacêutica e alimentícia.

A Bioinformática é outra área de grandes oportunidades, onde o profissional desenvolve softwares de pesquisa aplicadas a áreas da como o estudo do DNA e a modelagem ambiental.

Na Biologia Forense, utiliza habilidades analíticas para elucidar crimes. Na Genética, realiza pesquisas sobre doenças hereditárias e atua na reprodução assistida. Já na área ambiental tem aumentando a demanda por profissionais para atuar no licenciamento ambiental.

Identificou-se com a área? Então inscreva-se já!

Quer saber mais sobre a carreira, o mercado de trabalho e as oportunidades que o aguardam?

Faça o download do nosso e-book.

Baixe o e-book aqui!

MODALIDADE

PRESENCIAL

Semipresencial

TIPO DE FORMAÇÃO

Licenciatura
Bacharelado

DURAÇÃO

Licenciatura: 4 anos
Bacharelado: 4 anos

CARGA HORÁRIA

Licenciatura: 3.200 horas            Semipresencial: 3.200 horas  Presencial: 3.200 horas

Bacharelado: 3.440 horas

MATRIZ CURRICULAR

Licenciatura: Acesse aqui

Bacharelado: Acesse aqui

COORDENADOR

Wellington Rodrigues de Matos

MENSALIDADE 

Confira os valores

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E SAIBA MAIS!