Entende-se que diferentemente dos programas de pós-graduação acadêmicos, o objetivo maior do mestrado profissional é devolver ao mercado de trabalho, no caso, ao segmento de ensino ao qual o profissional está inserido, um profissional altamente qualificado, com poder de análise crítica e com potencial de transformação de sua prática para responder às necessidades da contemporaneidade. Assim, o acompanhamento do egressos é uma relevante estratégia institucional para obtenção de informações acerca da qualidade da formação discente e de sua adequação às novas exigências da sociedade e mercado de trabalho.
Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências desenvolveu e implantou desde 2012 uma política de acompanhamento de seus egressos. O objetivo foi identificar e avaliar a adequação do curso ao exercício profissional de seu público-alvo e fazer os respectivos ajustes necessários. A comissão de acompanhamento de egressos, mapeia anualmente as ações pós-curso e o impacto real no espaço escolar onde o professor atua e acompanha sua evolução profissional. É mantido registro atualizado das informações sobre os ex-alunos, possibilitando contatos, encontros e atividades conjuntas.
Em 2020, criamos o PROGRAMA ALUMNI PPGEC. A proposta foi de potencializar as discussões que já aconteciam entre os egresso e os docentes e ampliar este espaço com questões mais específicas para esse grupo de ex-alunos. O grupo Alumni, gerenciado pelos próprios egressos se propôs a colaborar com o programa na renovação da política de acompanhamento de egressos, de participar da autoavaliação do programa e manter a parceria, pois acreditamos que o elo de contato entre a sociedade e a universidade está no egresso.
Por meio deste canal de comunicação do programa divulgamos para o público em geral e, em especial para os egressos, as ações do PPGEC extra e intramuros. Compartilhamos os produtos educacionais desenvolvidos para divulgação nas escolas em que atuam, as publicações mais recentes dos grupos de pesquisa, seminários, congressos, conferências e cursos de formação continuada. A proposta é manter um vínculo permanente com o egresso por meio de uma comunicação eficaz e afetiva.
Com este programa reafirmamos a importância do egresso e reforçamos o compromisso quye temos com sua formação, onde esperamos que o aluno egresso do PPGEC seja um profissional com:
(a) visão interdisciplinar e cientificamente fundamentada sobre o Ensino de Ciências, que está em contínuo processo de mudança e inovação, face às demandas da sociedade do conhecimento;
(b) compreensão crítica sobre a importância da alfabetização científica e tecnológica;
(c) capacidade de elaborar instrumentos de levantamento de dados, diagnosticar, propor e avaliar soluções referentes à própria prática docente e ao desenvolvimento cognitivo dos alunos;
(d) capacidade de elaborar estratégias didáticas adequadas aos perfis regional, social e cultural de seu alunado, contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com a realidade social em que atua;
(e) capacidade de análise, avaliação e decisão sobre a estrutura e a dinâmica da educação e da aprendizagem nas instituições escolares;
(f) capacidade de conceber, desenhar e liderar projetos educativos inter/transdisciplinares e em múltiplas mídias;
(g) capacidade de criar espaços, meios e recursos de aprendizagem contínua e colaborativa, de renovação da cultura educacional ampliando os espaços de investigação e de produção do conhecimento na área do Ensino de Ciências;
(h) competência para coordenar o planejamento e produção de recursos didáticos relevantes e acessíveis;
(i) capacidade para produzir e compreender o conhecimento científico nos diferentes níveis de ensino
(j) autodesenvolvimento profissional.
Venha fazer parte do nosso programa!