Corpo Docente

Docentes Permanentes

  • Abel Rodolfo Garcia Lozano

Possui graduação em Matemática – Universidad de La Habana (1983), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Engenharia de Produção na área de Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Tem experiência na área de Matemática Discreta e Combinatória, especificamente, Teoria dos Grafos. É líder dos grupos de pesquisa: Matemática Discreta e Estruturas Algébricas (UERJ) e Matemática Discreta e Computacional (Unigranrio). Seu principal foco de pesquisa é na coloração equitativa de grafos e produto de grafos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2491988220432622
E-mail: abel.lozano@unigranrio.edu.br


  • Andrea Velloso da Silveira Praça

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências – área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi membro do Comitê de Implantação do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências da UFRJ. Coordenou a Reestruturação Curricular na área de Biologia (Currículo Mínimo) da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, coordena o Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências na Unigranrio, onde atua em dedicação exclusiva. É JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO/Faperj (2016-2019) e Bolsista 1A de Produtividade em Pesquisa da FUNADESP. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Representações Sociais e Formação Docente, Ensino de Ciências, Educação STEM, Práxis Pedagógica e Educação a Distância.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0530483758713761
E-mail: andrea.velloso@unigranrio.edu.br


  • Daniel de Oliveira

Graduado em Informática pela UNIPLAC, Mestre em Computação Aplicada pela UNIVALI e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC. Fez parte do seu doutorado no INSA-ROUEN na França. Participou de vários congressos teve diversos artigos aprovados em periódicos internacionais na área de transporte urbano, otimização de redes de transporte, sistemas de informação e logística humanitária e emergencial. Atua na área de Ciência da Computação desde de 1998, com ênfase em Desenvolvimento de Aplicações Web em Sistemas Operacionais Linux, e possui experiência como desenvolvedor e analista de softwares voltados à área de transportes e logística. Atualmente, dedica-se à pesquisa de métodos e tecnologias para solucionar problemas multidisciplinares através de Inteligência Artificial, Otimização Combinatória, Jogos Digitais e Logística Humanitária. Coordenou e atuou como professor do curso de Jogos Digitais na unidade Fatenp/UNIGRANRIO entre 2015-2017 e desde 2018 coordena os cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, presencial e EAD na Unigranrio, campus Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Está envolvido em projetos e startups de jogos, gamificação, realidade aumentada, Logística Humanitária e Internet das Coisas (IoT).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0984344989835257
E-mail: daniel.oliveira@unigranrio.edu.br


  • Débora Moraes Zouain

Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Pós-doutora pela UFF. Professora titular da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (EBAPE) da FGV /RJ (dezembro de 1982 a agosto de 2015). Diretora/editora/redatora da Revista de Administração Pública (RAP) da FGV (dezembro de 1982 a setembro de 2011). Editou a RAP até o número 03 de 2012. Foi responsável pela indexação da RAP nas bases Scielo e Redalyc e por constar do diretório Qualis/CAPES como A2. Editora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo (EBAPE/FGV) a partir de 2012. Responsável pela criação e coordenação do curso tecnólogo em Recursos Humanos (EBAPE/FGV). Coordenadora do Programa de Iniciação Científica (CNPq) na FGV/RJ (de 2005 a 2013). Coordenadora do Núcleo de Estudos da Gestão da Justiça e Segurança, do Núcleo de Turismo e do Centro de Estudos em Empreendedorismo e Esportes, todos da FGV/EBAPE. Coordenadora de cursos de especialização nas áreas de Segurança, Esportes, Turismo e Educação (FGV/IDE). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da EBAPE junto ao CNPq (de 2008 a fevereiro de 2013). Vice-diretora da EBAPE/FGV (de 2005 a 2010). Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa da EBAPE/FGV (de 2002 a 2010). Pró-reitora de pós-graduação da FGV/RJ (de 2003 a 2010). Pesquisadora institucional MEC/INEP da FGV/RJ (de 2008 a 2010). Coordenadora dos projetos de criação do curso de graduação em Administração e do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (mestrado profissionalizante), da EBAPE/FGV. Chair da sessão "Esociety and digital divide" na IADIS International Conference e-Society 2012, Berlim, Alemanha. Discussant da sessão "Knowledge and Innovation Management" no Global Business and Technology Association-GBATA- 2012, New York/EUA. Track Chair (tourism and hospitality management) for the Annual International Conference of the GBATA 2013, 2014, 2015 e 2016. Coordenação de área (Finanças) do XXIII, XXIV, XXV, XXVI, XXVII, XXVIII, XXIX, XXX ENANGRAD. Chair da sessão "Information systems/Ubiquitous computing" na International Conference on e-Society, Lisboa, Portugal (13 a 15 de março de 2013). Autora de diversos artigos publicados em periódicos científicos e livros nas áreas de pesquisa em que atua. Chair da sessão "Human Computer Interaction/Social Software" na International Conference on e-Society 2015, Madeira, Portugal (14 a 16 de março de 2015). Membro do Comitê Científico do IV Congresso Internacional de Turismo-CIT 2015 (3, 4 e 5 de dezembro), Guimarães, Portugal. Cientista do Nosso Estado-FAPERJ (2018-2020). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da área de Gestão (Unigranrio), nas modalidades presencial e EAD (desde 2015). Editora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo (Unigranrio) a partir de 2015. Foi coordenadora do Núcleo de Internacionalização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio (2019-2020)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3862323454964593
E-mail: deborah.zouain@unigranrio.edu.br


  • Eline das Flores Victer

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente, é professora adjunta doutora da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), bolsista de produtividade B1 PROPESQ/FUNADESP e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE /FAPERJ - 2016-2019). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da Unigranrio (PPGEC), no Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica, na área de concentração Ensino de Matemática, atuando nas linhas de pesquisa: Ensino das Ciências: Relações Sociais e a Cidadania e Ensino das Ciências: Inovações Tecnológicas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6171612484179623
E-mail: eline.victer@unigranrio.edu.br


  • Giseli Capaci Rodrigues

Química e farmacêutica, mestre e doutora em Química com ênfase em Química Orgânica (Instituto Militar de Engenharia – IME). Pós-doutora em Microbiologia pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (UFRJ). Atuou como pesquisadora em indústria farmacêutica. Possui experiência em indústria química. Atualmente, é professora da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), atuando na graduação e pós-graduação (PPGEC-Unigranrio). Coordenadora institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UNIGRANRIO/CAPES). Revisora de projetos de agência de fomento e revisora de periódicos. Atua em pesquisas voltadas ao ensino de Ciências e ao desenvolvimento de substâncias com potencial bioatividade para o tratamento de doenças negligenciadas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5161022039227208
E-mail: giseli.rodrigues@unigranrio.edu.br


  • Giselle Faur de Castro Catarino

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009). Licenciada (2005) e bacharel (2006) em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática (2012) pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Professora adjunta do Instituto de Física Armando Dias Tavares – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica na Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Professora colaboradora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET/RJ. Experiência na área de Ensino de Física e Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Física e Formação e Prática de professores de Física.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4465628635573334
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0490-140X
E-mail: giselle.faur@unigranrio.edu.br


  • Haydea Maria Marino de Sant'anna Reis

Professora e coordenadora do curso de Pedagogia (Presencial e EAD). Atua como docente no PPG em Ensino das Ciências e PPG em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999). Licenciada em Letras – Faculdades Integradas Cruzeiro/SP (FIC/1985). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC/SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2007). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Educação Inclusiva. Líder de grupo de pesquisa no CNPq: Educação, Trabalho e Cultura. Consultora Ad Hoc da FUNADESP, parecerista em periódicos e conselheira do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense (CEPEMHEd). Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2108290075901523
E-mail: hmaria@unigranrio.edu.br


  • Jurema Rosa Lopes Soares

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pesquisadora do Départament d'Ergologie – Université de Provence (França). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1979). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergologia, Trabalho, Formação do Educador, Prática Pedagógica, Conhecimento, Cultura, Linguagem e Formação Profissional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8356147996171580

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9383-735X

E-mail: jlopes@unigranrio.edu.br



  • Rosilaine Wardenski

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (INUTES/UFRJ). Possui licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado Educação em Ciências e Saúde pela mesma instituição. Possui interesse pelas sub-áreas de formação de professores de ciências e biologia e tecnologia educacional .

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5601105613954141

E-mail: rosilaine.wardenski@unigranrio.edu.br