O doutorado teve início em 2015. Nesta ocasião, o Programa teve o seu nome modificado para Humanidades, Culturas e Artes, atendendo à recomendação da CAPES, como forma de destacar sua proposta interdisciplinar ampla.
O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta, atualmente, com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis com formações bem variadas, que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.
Os docentes do PPGHCA atuam em docência de diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os professores também orientam trabalhos de iniciação científica, iniciação científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.
No curso de doutorado, a área de concentração é “Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos”. A área se desdobra em estudos sobre “os sujeitos e a cidade”, chave para o entendimento e a análise dos dilemas do vivido contemporâneo, que se move entre o construto político jurídico, no campo dos Direitos Sociais, e as práticas ao arrepio da lei, formas centradas na reprodução de desigualdades e do patrimonialismo.
Nesta linha, pretende-se considerar a dinâmica urbana com vistas às relações entre espaço e tempo, levando em conta o processo de produção, aceitação e recusas culturais. Assim, serão consideradas: A) Análises de aspectos conflitantes da abordagem das diversidades instaladas nos processos culturais existentes nos conglomerados humanos, os legados tradicionais e a relação com a modernidade; B) Sob a perspectiva interdisciplinar, verificar como tais manifestações transparecem nas cidades, elas mesmas constituídas a partir dos deslocamentos populacionais; C) As temporalidades dos sujeitos e dos fluxos que a compõem; D) Construir suportes metodológicos e ferramentas para as investigações sobre diversidades sociais.
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos
Docentes: ...
Objetiva-se, nesta linha, gerar mecanismos analíticos capazes de permitir exames das tipologias de poder e de “empoderamento” dos sujeitos sociais em disputa por reconhecimento e direitos por meio de: A) Estudos das diversas variações narrativas existentes, abrindo oportunidades de exames de manifestações da cultura material e imaterial; B) A análise crítica da produção de relatos orais e escritos, literatura, arte em geral, visando à percepção do impacto sobre os modos constitutivos de poder; C) O exame dos discursos políticos existentes nas diversas práticas sociais e tradições intangíveis; D) Análise da dinâmica discursiva na constituição do poder local.
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos
Docentes: ...
A linha está centrada na análise dos diferentes tipos de discursos existentes na vida social para deles depreender:
- A presença de estereótipos, preconceitos, autoritarismos relativos aos vários grupos sociais existentes na cidade/região;
- As variações e formas impressas que atuam na opinião pública e se manifestam nas práticas cotidianas;
- A relação entre emissão e recepção de modos de expressão que transparecem nas críticas e nos controles sociais;
- Os exames de discursos institucionais e as suas repercussões junto às comunidades;
- Processos de negociações discursivas, levando-se em conta: adaptações, incorporações, alterações de gêneros narrativos.
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos
Docentes: ...
Campus I - Duque de Caxias
Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bloco C, 2º andar – 25 de Agosto – Duque de Caxias – Rio de Janeiro. CEP 25071-202
Coordenação Geral
Marcio Luiz Correa Vilaça
poshumanas@unigranrio.com.br / marcio.vilaca@unigranrio.edu.br