Apresentação

Em 2008, surgiu o Mestrado em Letras e Ciências Humanas que formou diversos mestres atuantes na academia e no mercado de trabalho em diversos campos de formação profissional.

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta atualmente com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis com formações bem variadas, que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.

Os docentes do PPGHCA atuam em docência de diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os professores também orientam trabalhos de Iniciação Científica, Iniciação Científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de cursos (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, tais como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.

Opções Curriculares

Áreas de Concentração

  • Discurso, Cultura e Formação Humana

No curso de Mestrado, a área de concentração “Discurso, Cultura e Formação Humana” foi iniciada em outubro de 2008. Ao aprofundar os debates sobre os desafios a serem enfrentados nessa necessária cooperação entre saberes, percebeu-se a relevância do aprofundamento dos conhecimentos científicos sobre linguagens, discursos, educação, políticas públicas, manifestações artísticas e práticas culturais da busca das identidades nos vários segmentos sociais existentes nas realidades estudadas. Busca-se aprofundar as cooperações entre os campos de conhecimentos e as possíveis contribuições de cada parte para respostas mais complexas.

Linhas de Pesquisa

  • Gênero, Etnia e Identidade

Reuniram-se nesta linha estudos sobre gênero e gerações, sobre o corpo, sobre as tradições oriundas das relações entre etnias latino-americanas e africanas. Acolheu-se também os novos estudos das africanidades, das religiosidades formadoras do construto cultural diverso que sobrevive nos espaços vivenciados por estudantes e pesquisadores acolhidos no Programa. Esses estudos permitem construir fundamentos teóricos e ferramentas instrumentais para formação e desenvolvimento de identidades profundas entre gerações e ressignificar a noção de cidadania.

Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Docentes: ...

  • Educação, Linguagem e Cultura

Nesta linha, estão agregados estudos compartilhados entre ciência, literatura e arte mediadas neste grupo por diferentes meios de produção e divulgação. Esse campo beneficia-se do desenvolvimento de tecnologias e ferramentas em materiais de ensino e em propostas para novas profissões. A interdisciplinaridade nesta linha permite operações combinadas entre áreas do saber no desenvolvimento do pensamento lógico e na produção textual dos estudos das línguas, da linguística e da virtude crítica dos discursos. Também se agregam nesta linha os estudos relativos aos espaços urbanos e suburbanos em interações e conflitos e nas temporalidades desiguais e simultâneas existentes no vivido.

Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Docentes: ...

  • Representações da Historicidade, Memória e Discurso

Nesta linha, os trabalhos voltam-se à recuperação das vozes dos sujeitos que portam conhecimentos e saberes oriundos de oralidades antigas e de narrativas das experiências, que se constituem elas mesmas em epistemologias, por serem únicas e necessárias ao reconhecimento do outro. Decorrentes de práticas sociais diversas, de organizações sociais múltiplas, esse conjunto revela discursos intolerantes e representações que libertam ou subordinam o pensamento crítico a hierarquias sociais. Finalmente, nesta área, inserem-se as práticas de políticas públicas de pesquisas que ao estudar as desigualdades abrem possibilidades de inclusões daqueles que por necessidades especiais desafiam o Programa a construir novas formas de inclusão.

Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Docentes: ...