Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) é um programa na área interdisciplinar da CAPES, com conceito 4, que oferece cursos de mestrado e doutorado acadêmicos.

Em 2008, surgiu o mestrado em Letras e Ciências Humanas. O curso formou diversos mestres atuantes na academia e no mercado de trabalho em diversos campos de formação profissional.

O doutorado teve início em 2015. Nesta ocasião, o programa teve o seu nome modificado para Humanidades, Culturas e Artes, atendendo à recomendação da CAPES, como forma de destacar a sua proposta interdisciplinar ampla.

O programa conta com uma área de concentração no mestrado (Discurso, Cultura e Formação Humana) e uma área de concentração no doutorado (Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos). Cada uma destas duas áreas tem 3 linhas de pesquisa, que possibilitam a formação de diversos grupos de pesquisas interdisciplinares e a realização de pesquisas em áreas e temáticas bastante diversificadas.

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta, atualmente, com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis (com formações bem variadas), que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.

Os professores do PPGHCA atuam em diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os docentes também orientam trabalhos de iniciação científica, iniciação científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.

Desde a sua origem (2008), com o curso de mestrado, o PPGHCA – que então se chamava Letras e Ciências Humanas –, foi planejado para ter grande relevância e destacada inserção social na Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro. Este trajeto foi consolidado na proposta submetida em 2014 à CAPES para a criação do doutorado, iniciado em 2015. Neste sentido, ao longo da sua história, docentes e discentes pesquisam questões relacionadas com a Baixada Fluminense e a capital do Estado, buscando articulações e parcerias com grupos de pesquisa e instituições locais.

A infraestrutura do PPGHCA conta com salas de orientação equipadas (computador com acesso à Internet e a diferentes bases de dados), permitindo aos docentes e discentes fazerem suas pesquisas, bem como atender os seus alunos e orientandos.

Há, ainda, um anfiteatro/auditório dedicado às defesas de dissertações e teses, e a pequenos eventos conduzidos pelo programa. Além desta, há uma sala multiuso para reuniões, seminários, workshops, encontros de intercambio e atividades de parceria entre docentes do programa e docentes convidados.

Para os eventos maiores, a Unigranrio disponibiliza os recursos do auditório central “Wilson Chagas de Araújo”, espaço físico climatizado, com capacidade aproximada para 180 pessoas, equipado com tela de projeção, sonorização, projetor multimídia e computador. O ambiente é reservado a eventos de divulgação científica. Dispomos, também, de um miniauditório para defesas públicas e pequenos eventos do programa. Possuímos, ainda, dois auditórios com infraestrutura de projeção de cinema e capacidade de 120 e 195 lugares, respectivamente, pertencentes à universidade.


Coordenação Geral
Marcio Luiz Correa Vilaça
marcio.vilaca@unigranrio.edu.br
(21) 2672-7289