Apresentação

O curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica e Experimental (ODONTOCLINEX) abrange em suas áreas de principal interesse os sistemas biológicos, materiais, instrumentos e as técnicas de uso odontológico, e as suas relações com as ciências Clínica e Translacional. Desse modo, pretende-se no ODONTOCLINEX a aproximação dos resultados das pesquisas laboratoriais realizadas em modelos experimentais da sua aplicação prática.

O ODONTOCLINEX é concebido com bases multidisciplinar e transdisciplinar que, articuladas, vinculam a área de concentração, as linhas de pesquisa e disciplinas da matriz curricular, resultando em uma abordagem holística com ampla abrangência, que busca estudar temas contemporâneos e de fronteira na área da Odontologia.

 


Opções Curriculares

Área de Concentração

  • Odontologia Clínica e Experimental

Na única área de concentração – que se projeta no próprio nome do curso –, convergem e se integram saberes e atividades de formação, flexíveis e altamente personalizados, de doutores capazes de transitar pelas avenidas da Odontologia contemporânea.

As linhas de pesquisa – articuladas entre si e com um conjunto diversificado de disciplinas –, incluem projetos que, começando com as repercussões estomatognáticas dos processos sistêmicos de desvio do estado de saúde, abordam aspectos celulares e moleculares da inflamação, da dor e degeneração maligna, avançando pelo novo campo diagnóstico aberto pela metabolômica da saliva em saúde oral. Estes aspectos, nas suas dimensões práticas e teóricas, se projetam ainda na investigação e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas, como as oferecidas pelos instrumentos e materiais de diferentes origens e natureza a partir do conhecimento de suas interações mecânicas e biológicas com o dente, o osso e os tecidos moles. A pesquisa e a prática clínica odontológica integradas bidirecionalmente encontram, assim, abrigo na área de concentração inseridas em projetos de pesquisa capazes de abordar a história familiar e os fatores de risco, fatores ambientais, a composição da microbiota oral e predisposição genética para a identificação de biomarcadores, no caminho do desenvolvimento de uma Odontologia Translacional baseada em evidências e com sólida base científica.

 


Linhas de Pesquisa

  • Tecnologias e Materiais Empregados na Odontologia

Esta linha de pesquisa agrega projetos destinados a estudar as características biológicas (biocompatibilidade e bioatividade), as propriedades físico-químicas (mecânicas, estruturais, microestruturais e de superfície) dos materiais de aplicação odontológica. A linha inclui projetos de investigação das características estruturais dos tecidos dentais e o comportamento biomecânico dos mesmos frente aos materiais e às técnicas empregados durante os procedimentos clínicos. São utilizados métodos de simulação e análise por elementos finitos em modelos matemáticos, métodos de imagem, incluindo microtomografia, análises bioquímicas, ensaios mecânicos, técnicas de extensiometria e fotoelasticidade em modelos experimentais e estudos clínicos.


  • Fisiopatologia Oral

A linha de pesquisa em Fisiopatologia Oral agrega projetos que estudam as repercussões fisiopatológicas na cavidade oral frente aos principais patógenos, incluindo as interações microbianas. A linha inclui projetos sobre os aspectos epidemiológicos do câncer e das doenças mais prevalentes da cavidade oral, por meio da identificação de marcadores moleculares (genes e microRNAs) que se encontram diferencialmente expressos nas mais diversas doenças que incidem na cavidade oral.

Nesses projetos, pacientes portadores de doenças orais (doença periodontal, inflamações pulpares, periodontites, lesões neoplásicas e não neoplásicas de mucosa oral) serão examinados por meio de metodologias que vão da cultura celular, passando pela investigação microbiológica de patógenos e culminando em análises moleculares, como PCR convencional, qPCR (PCR quantitativa), análises de metilação do DNA e sequenciamento genômico. Investiga-se, também, a correlação destes biomarcadores alterados nas doenças orais com os dados clínicos dos pacientes. Pretende-se compreender por meio dessa investigação genética e epigenética a etiopatogênese destas lesões, para a determinação do diagnóstico precoce e do prognóstico.