Corpo Docente

Docentes Permanentes

  • Adalberto Ramon Vieyra
    Formado em Medicina pela Universidad Nacional de Rosario (1970), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Professor adjunto de Bioquímica da UFRJ (1982-1994). Professor titular de Bioquímica Médica (1994-1999). Professor titular de Biofísica e Fisiologia (1999-2014) e professor emérito desde junho de 2015. Foi coordenador da área de Ciências Biológicas II da CAPES (2005-2011) e desempenhou novamente esta função de setembro de 2014 a fevereiro de 2018. Foi diretor científico do Programa de Oncobiologia da UFRJ (entre 2003 e 2016). Desde 2013, é diretor do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem e Núcleo de Biologia Estrutural e Bioimagem da UFRJ (CENABIO/UFRJ). Seu campo de interesse científico encontra-se nas áreas de Biofísica e Fisiologia, com ênfase em Biofísica de Processos e Sistemas, centrado no estudo de fenômenos de transporte iônico através de membranas biológicas e de sua regulação em condições fisiológicas e patológicas. Seu laboratório investiga a potencialidade de terapias celulares em modelos experimentais de nefropatias agudas e crônicas. É Cientista do Nosso Estado (Rio de Janeiro), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (desde 2000) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (desde 2009).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8688694657606654
    E-mail: avieyra@biof.ufrj.br

  • Alexander Machado Cardoso
    Atualmente, é pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e professor adjunto da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) no Rio de Janeiro. Possui graduação em Biomedicina (2002), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Bioquímica (Química Biológica) pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado swe (2006) em Molecular Biology pelo Department of Molecular Biophysics and Biochemistry da Yale University nos Estados Unidos e pós-doc na área ambiental. Foi bolsista do Department of Energy e consultor científico, bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq, Jovem Cientista da FAPERJ e coordenador de programa de pós-graduação. Participa também como docente da pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEZO, do Programa de Biotecnologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), do Programa em Biomedicina Translacional e coordenador de relações internacionais. Colabora em grupos de pesquisas na Itália, Alemanha, Nigéria e nos Estados Unidos. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Biotecnologia Ambiental, Ciências Ambientais, Diversidade Microbiana e Metagenoma, tendo como foco análises da microbiota.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7604085247456598
    E-mail: amcardosopf@yahoo.com.br

  • Ana Paula Rocha Gadelha
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é pesquisadora na área de Biologia Estrutural do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), onde coordena a plataforma de Triagem Celular Multiparamétrica. Tem experiência em Parasitologia, com ênfase em Biologia Celular de protozoários patogênicos, quimioterapia antiparasitária para o desenvolvimento de novas drogas e avaliação morfológica por ferramentas de microscopia óptica e eletrônica. É docente do Programa de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional do INMETRO, da UEZO e Unigranrio, bem como do Programa de Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia da UFRJ. Atualmente, é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE – Faperj).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0809145132735611
    E-mail: apgadelha@inmetro.gov.br

  • Celso Barbosa de Sant'Anna Filho
    Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2000), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2003), doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2007), com período de sanduíche na University of Texas at El Paso, USA (2006), pós-doutorado pela University of Georgia, USA (2007) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2008). Atualmente, é pesquisador-tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), onde coordena o Laboratório de Microscopia da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, atuando em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia na área de Bionanotecnologia, com foco na produção biológica, caracterização e avaliação do potencial biomédico de nanopartículas metálicas. Faz parte do corpo editorial das revistas Journal of Scientific and Industrial Metrology e Recent Patents on Nanotechnology. É professor colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador de disciplina e professor do Curso Técnico em Biotecnologia (coordenado pelo INMETRO). Atualmente, é coordenador adjunto, docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do INMETRO, do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional da Unigranrio, do INMETRO e da UEZO, e do Programa de Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia da UFRJ. É bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj (2016 – atual).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2298360581491541
    E-mail: celso.santanna2@gmail.com

  • Cláudia Maria Pereira
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). É cirurgiã-dentista com especialização em Estomatologia (ABO-MG). Mestrado em Ciências (área de Oncologia) pela Fundação Antônio Prudente São Paulo (SP) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com linha de pesquisa voltada para as Bases Moleculares das Doenças Bucais. Realizou seu pós-doutorado no Laboratório de Morfogênese Celular (ICB-UFRJ) sob a orientação do prof. Vivaldo Moura Neto, onde desenvolveu pesquisas no campo da Epigenética, com análises do perfil de metilação do DNA e da expressão de microRNAs em câncer de boca e glioblastoma. Tem experiência na área de Odontologia (com ênfase em Estomatologia) e em Biologia Molecular (com ênfase em Genética do Câncer). Atualmente, exerce o cargo de professora adjunta doutora da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), faz parte dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biomedicina Translacional (Biotrans) e Odontologia Clínica e Experimental (Odontoclinex) da Unigranrio. Tem como linha de pesquisa os estudos de expressão gênica em Biomedicina Translacional, com ênfase em Epigenética (metilação do DNA e microRNAs teciduais e circulantes) em doenças, como câncer oral, doença periodontal e peri-implantar, glioblastomas e obesidade.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1587918459847514
    E-mail: claudemarie_br@unigranrio.edu.br

  • Daniel Escorsim Machado
    Professor adjunto do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro (UEZO). Mestre (2005) e doutor (2009) em Ciências Morfológicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, graduado em Farmácia e Bioquímica. Desde 2011, é pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Ciências Farmacêuticas da UEZO e também atua como pesquisador colaborador do Laboratório de Interações Celulares da UFRJ. Conselheiro do Colegiado da Unidade de Farmácia e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Farmácia da UEZO. Vice-coordenador e membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UEZO. Orienta alunos de pós-graduação no Mestrado Profissional de Ciência e Tecnologia Ambiental da UEZO e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional (BIOTRANS). Tem experiência na área de Análises Clínicas, principalmente, em Citopatologia e Morfologia, com ênfase nos seguintes temas: Endometriose, Angiogênese e Matriz Extracelular.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8607023904027600
    E-mail: 

  • Eidy de Oliveira Santos
    Possui graduação e mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta no Instituto de Biologia da UFRJ (2006 e 2007). Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) na UFRJ (2009). Professora visitante do Instituto de Biologia na UFRJ (2011-2013). Pós-doutorado em Genética e Proteômica de Bactérias Marinhas e Corais (2009-2010). Atualmente, é professora adjunta do Centro Universitário da Zona Oeste RJ (UEZO) e vice-diretora de Unidade de Biologia, também atuando como conselheira suplente do Conselho Superior Universitário (CONSU) e presidente da Comissão Interna de Biossegurança na mesma Instituição (UEZO). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional (UEZO/Unigranrio/INMETRO) e do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental (UEZO). Também possui vínculo como colaboradora do Laboratório de Microbiologia do Instituto de Biologia (UFRJ). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos, e nas áreas de Biologia Molecular e Bioquímica, especificamente, Genômica e Proteômica. Atua nos seguintes temas: Metabolismo e Patogenia de Vibrios, Genômica, Proteômica e Espectrometria de Massas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9994971573211465
    E-mail: eidyos@gmail.com

  • Fabio da Silva de Azevedo Fortes
    Possui graduação em Enfermagem-Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2002). Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ, em colaboração com o Albert Einstein College of Medicine (Yeshiva University, Nova Iorque – 2007). Atualmente, é professor adjunto de Biofísica e Fisiologia da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO-RJ); chefe do Laboratório de Terapia e Fisiologia Celular e Molecular Prof. Antônio Carlos Campos de Carvalho (UEZO); pesquisador colaborador do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, no Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular; professor orientador no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ciências Fisiológicas da UFRRJ; e professor orientador e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Biomedicina Translacional (BIOTRANS UNIGRANRIO/UEZO/INMETRO). É também avaliador (Institucional e de Curso) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES – INEP) do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia, Biofísica, Células Tronco, Biologia Celular (ênfase em Junções Comunicantes e Especializações de Membrana), Radiologia e Microscopia (Confocal).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8632870958098126
    E-mail: fabiofortes@hotmail.com

  • Leandra Santos Baptista
    Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (2004) e doutorado em Ciências Morfológicas (2008) ambos pela UFRJ. Atualmente, é professora associada da UFRJ (Xerém) e colaboradora do INMETRO, atuando nas áreas de pesquisa básica/aplicada relacionadas com a Biologia de Células Tronco Mesenquimais, Microambiente de Tecido Adiposo e Obesidade, Cultivo Tridimensional de Esferoides e Organoides, Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos. Orientadora de mestrado e doutorado. Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj). Bolsista Produtividade (PQ2), CNPq.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9333838838525208
    E-mail: leandra.baptista@gmail.com

  • Leonardo da Cunha Boldrini Pereira
    Graduado em Biomedicina (UFRJ), mestre e doutor em Ciências Morfológicas (UFRJ). É pesquisador-tecnologista do INMETRO e ex-chefe do Laboratório de Bioengenharia Tecidual. Atua como coordenador adjunto e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional (INMETRO/UEZO/Unigranrio) e como orientador externo do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia do INMETRO. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Anatomia, Fisiologia e Patologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultivo de Células, Boas Práticas de Laboratório, Avaliação da Toxicidade de Dispositivos Médicos e Odontológicos Implantáveis e Biometrologia.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1077909695241882
    E-mail: lcboldrini@inmetro.gov.br

  • Marlene Benchimol
    Pesquisadora sênior 1 A pelo CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Cientista do Nosso Estado. Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Pós-doutorado no exterior na Universidade de Illinois e diversos estágios em centros de pesquisa internacionais na França, Suíça, nos Estados Unidos, na Escócia, no México etc. Recebeu diversos prêmios por suas atividades em pesquisa e ensino. Foi capa de diversas revistas científicas, entre elas a prestigiada revista Science. Professora homenageada diversas vezes pelos formandos nas universidades em que trabalhou. Atualmente, é professora aposentada pela UFRJ e ex-titular da Universidade Santa Úrsula, onde chefiou o Laboratório de Ultraestrutura Celular. Atualmente, é professora visitante da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Tem experiência na área de Microscopia Eletrônica, com ênfase em Biologia Celular de Parasitas, atuando principalmente nos seguintes temas: Trichomonas vaginalis, Giardia lamblia, Imunocitoquimica, Citoquímica Ultraestrutural e Congelamento de Células. Orientou cerca de 30 teses de doutorado e mestrado.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3832957669189657
    E-mail: marlenebenchimol@gmail.com

  • Paulo André da Silva
    Pós-doutor pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2013-2016), doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Bioquímica, Fisiologia Geral e Fisiologia do Exercício, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Transportadores Renais Ativos Primários de Na+, Sinalização Celular e Bioquímica da Contração Muscular. Atualmente, exerce o cargo de professor adjunto doutor na Universidade do Grande Rio (Unigranrio), fazendo parte dos Programas de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional (BIOTRANS). Têm como linha de pesquisa o estudo de transportadores ativos primários de sódio renal e sua modulação por peptídeos do Sistema Renina Angiotensina Aldosterona na hipertensão arterial associada à obesidade.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8556486997742435
    E-mail: paulo.silva@unigranrio.edu.br

  • Pedro Hernan Cabello Acero
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos de Lima-Peru (1967), mestrado (1972) e doutorado (1977) em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz – chefe do Laboratório de Genética Humana do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). É professor adjunto doutor da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Tem larga experiência em Estatística Aplicada às Ciências Biomédicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética de Populações Humanas, Epidemiologia Genética da Fibrose Cística, Genética de Doenças Crônicas Multifatoriais (Hypertension Arterial, Obesidade, Síndrome Metabólica, Parkinson, Alzheimer, Diabetes, Câncer de Próstata e Hipertrofia Benigna Prostática) e Genética de Doenças Neuromusculares Degenerativas (Distrofia Muscular de Duchenne, Atrofia Muscular Espinhal, Esclerose Lateral Amiotrófica).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9756311182448074
    E-mail: pedro.acero@unigranrio.edu.br

  • Sabrina de Castro Brasil
    Doutora em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio da Sá (2017). Mestre em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá (2013). Especialista em Endodontia pela Universidade Estácio de Sá (2011). Graduada em Odontologia pela Unigranrio (1999). Professora do curso de Odontologia, níveis graduação e pós-graduação stricto sensu, da Unigranrio. Professora do Programa Interinstitucional (Unigranrio, INMETRO e UEZO) de Biomedicina Translacional (BIOTRANS). Possui experiência em Endodontia Clínica, Microscopia e Pesquisa em Modelo Animal.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8141857466043568
    E-mail: sabrina.brasil@unigranrio.edu.br

  • Sara Gemini Piperni
    Graduada em Biotecnologia Farmacêutica pela Universidade de L'Áquila (2009), mestre em Biotecnologia Celular e Molecular pela mesma instituição (2011). Bolsa de estudo NIAF de 4 meses nos EUA no Sierra Nevada College. Doutorado sanduíche Marie Curie Fellow dentro do Projeto INTERBONE, onde visitou durante dois meses a Unigranrio (Duque de Caxias-RJ) e durante 3 meses a ANA University (Chennai-Índia). Doutora em Biotecnologia pela Universidade de L'Áquila (2015). Foi bolsista técnica CNPq MDT-F-F no INMETRO/RJ (dezembro de 2014 a novembro de 2015) – projeto "Nanoestrutura de biomateriais e minerais biogênicos: fundamentos e aplicações"; e, sucessivamente, bolsista CNPq DT1-1A-1A no INMETRO/RJ – projeto NANOREG (novembro de 2015 a outubro de 2016) dentro do edital/chamada "Crédito aos Laboratórios Brasileiros envolvidos dentro em pacotes de trabalho do projeto NANOREG". Bolsista FAPERJ, pós-doutorado nota 10 no CBPF com projeto titulado "Estudo translacional de nanomateriais para saúde: avaliação do tráfico intracelular, biodistribuição e citotoxicidade" (setembro de 2016 a janeiro de 2019). Professora visitante na Unigranrio (Duque de Caxias-RJ – até julho de 2019). Atualmente, é professora da Unigranrio.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1075655732012398
    E-mail: sara.piperni@unigranrio.edu.br

  • Sergian Vianna Cardozo
    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF – 2002), especialização em Ciências do Laboratório Clínico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2004), mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – 2005), doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2010) e pós-doutorado em Patobiologia pela UFRRJ (2017). Pesquisador do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional (PPG BIOTRANS) (UNIGRANRIO/INMETRO/UEZO). Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) e da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA/UNIGRANRIO). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arboviroses, Animais de Laboratório e Alterações Anatomopatológicas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6363164575596950
    E-mail: sergianvc@unigranrio.edu.br

  • Sergio Henrique Seabra
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1997), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Ficou à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (2006 a 2011). Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biologia Celular e Imunobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxoplasma gondii, Trypanosoma cruzi, Leishmania sp., Óxido Nítrico, Atividade de iNOS e Quimioterapia contra parasitos protozoários. Além disso, tem experiência em Microscopia de Luz, Microscopia Eletrônica de Transmissão e Varredura, Bioquímica, Patologia, Fisiologia, Histologia, Gestão da Qualidade, Análises Clínicas e atua como professor em todas essas áreas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6301573844997242
    E-mail: seabrash@gmail.com

  • Victor Talarico Leal Vieira
    Graduado em Odontologia, especialista e mestre em Endodontia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Doutor em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor do curso de graduação em Odontologia e do PPGO (mestrado e doutorado) da Unigranrio. Professor do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional (BIOTRANS) (Unigranrio/UEZO/INMETRO). Atua em linhas de pesquisa de Biomateriais, principalmente ligas de Níquel-Titânio. Participação no livro Endodontia Biologia e Técnica como coautor dos capítulos que tratam dos instrumentos endodônticos e seus mecanismos de fratura. Possui mais de 50 artigos publicados sobre o assunto.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6139832168900273
    E-mail: victortalarico@unigranrio.edu.br

  • Wanderley de Souza
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e pesquisador do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da mesma universidade. Foi secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, quando criou o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que deu origem à Universidade Aberta do Brasil. Foi também diretor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Vice-diretor e diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas e primeiro reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e da Universidade Estadual da Zona Oeste, em Campo Grande. Foi diretor e presidente da FINEP. Membro das Academias Nacional de Medicina, Brasileira de Ciências e de Ciências do Terceiro Mundo.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9002981704526120
    E-mail: wsouza@biof.ufrj.br

Docentes Colaboradores

  • Jose Mauro Granjeiro
    Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciências/Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Ciências/Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Realizou estágio pós-doutor em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Química da USP (1999-2000). Obteve o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente, é especialista sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). É professor-associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Bioengenharia Tecidual, com ênfase em Biomateriais e Biologia Óssea, toxicologia in vitro, terapia celular, desenvolvimento de tecidos equivalentes, métodos alternativos ao uso de animais e segurança de nanomateriais. Coordenou a Rede Nanotox e o projeto para a implantação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA). Atuou nos consórcios Nanovalid e NanoReg (CE/FP7). Foi membro do Conselho Nacional de Biotecnologia (CNB) e Conselho Consultivo de Nanotecnologia/MCTI (CCNano). Participou do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre 2012 e 2016, tendo sido seu coordenador entre 2014 e 2016.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8928414093493138
    E-mail: jmgranjeiro@gmail.com

  • Romulo Sperduto Dezonne
    Biólogo. Graduado em Biologia (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2007. Mestre em Ciências Morfológicas pela UFRJ (2010), com tese intitulada "Papel dos astrócitos como mediadores do hormônio tireoidiano durante o desenvolvimento do córtex cerebral". Doutor em Ciências Morfológicas pela UFRJ (2014), com tese intitulada "Ações dos hormônios tireoidianos durante a especificação celular no córtex cerebral". Bolsista do CNPQ durante a graduação (2004-2007), bolsista CAPES durante o mestrado (2008-2010) e bolsista CNPQ durante o doutorado (2010-2014). Pós-doutorado no Laboratório de Neurobiologia Celular (ICB-UFRJ), bolsista PAPDRJ/FAPERJ (2014 a 2016), atuando na área de Neurobiologia Celular e Interações Neurônio-glia. Atualmente, atua em Biologia Molecular na Unigranrio como professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional. Pós-doutor bolsista PNPD/CAPES. Experiência nas principais áreas: Biologia Celular, Neurociência, Anatomia, Biologia do Desenvolvimento, hormônios tireoidianos, astrócitos humanos e murinos, interações neuro-gliais, células-tronco neurais, síndrome metabólica, genética molecular humana, técnicas avançadas de biologia molecular, análise de miRNA, cultura celular, cultura ex-vivo e analises in vivo. Experiência acadêmica em Neurociência, Biologia, estrutura e desenvolvimento do sistema nervoso central, tendo o córtex cerebral como modelo de pesquisa, lipídios bioativos e citocinas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5571081790485114
    E-mail: rdezonne@gmail.com