A luta contra a LGBTfobia: 3 lições que aprendemos com o Movimento LGBTQIA+

17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, e precisamos falar sobre essa luta diária contra o preconceito e a discriminação. Mas antes, vamos entender o que motivou a importância dessa data. No dia 17 de maio, em 1973, o termo homossexualidade foi retirado do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), e em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

"Convivemos com altas taxas de violência em nosso país, em especial no estado do Rio de Janeiro. Infelizmente, no nosso país, as pessoas LGBTQIA+ estão muito mais expostas à violência, apenas por conta de sua identidade." Refletiram os professores Renan Moura, do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Cultura e Artes, e Rejane Prevot, do Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da Unigranrio Afya.

O movimento LGBTQIA+ vem ganhando notoriedade ao longo dos últimos anos, leis e decisões judiciais como a utilização do nome social e o casamento civil igualitário foram avanços relevantes, porém ainda há muito para conquistar. Podemos aprender algumas lições com esse movimento social, vejamos 3 delas:

Respeito à diversidade

Todos somos diferentes e devemos respeitar o próximo. Você não precisa ter a mesma orientação sexual homoafetiva que o outro para entender e ter empatia.

Manter a mente aberta

Dialogar cada vez mais sobre os novos estilos de vida e conceitos de família, temos muito a ganhar em relação a uma visão mais ampla sobre a sociedade num todo.

Reconhecer verdadeiras qualidades

É preciso enxergar o outro por suas atitudes como amigo, filho, profissional e etc. Valorizar a personalidade, não seu exterior.

Aqui na unigranrio Afya, não toleramos atitudes de LGBTfobia! Você apoia essa causa? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira.

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.