Avaliação do MEC: Qual a sua importância na escolha de uma universidade?

Escolher uma carreira para seguir, não é fácil. Escolher em qual instituição de ensino irá ingressar para construir essa carreira, também não. Para não errar, é importante que você fique de olho na nota que as universidades recebem do Ministério da Educação (MEC). Mas você sabe o que é e como é feita a avaliação do MEC?

É uma análise para checar se a instituição cumpre os requisitos básicos para funcionar e se possui padrões de qualidade relevantes. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um modelo utilizado para avaliar o desempenho dos alunos, as instalações, o corpo docente, a pesquisa, etc.

O Sinaes é composto por três instrumentos:

CONCEITO ENADE

Alunos dos cursos públicos e privados, que estão no início ou no final do curso, são submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), uma prova que testa os conhecimentos obtidos em sala de aula. É aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é a autarquia federal que administra o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e suas notas são dadas de 0 a 5;

CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)

Leva em consideração os fatores: Resultado do ENADE, corpo docente, infraestrutura do curso e recursos das aulas. Se o curso tirar notas muito baixas, como 1 e 2, receberá uma visita do MEC para verificação, podendo manter ou alterar a nota;

ÍNDICE GERAL DE CURSOS AVALIADOS DA INSTITUIÇÃO (IGC)

Essa nota é a média dos resultados do ENADE e do CPC em um ciclo de três anos, sendo o mais completo dos indicadores do INEP. As notas também são de 1 a 5, e se for uma nota menor que 3, o curso corre o risco de ser fechado.

Percebe a importância dessa avaliação na escolha de uma Universidade? Compartilhe o post e ajude seus amigos nessa decisão.

Já aproveitando para lembrar que a Unigranrio Afya é a melhor do Rio de Janeiro pelo MEC e a 6º melhor do Brasil*, e está investindo em obras e melhorias para esse ano de 2022, tanto para a Unidade Duque de Caxias quanto para a Unidade Barra da Tijuca. Venha estudar conosco!

*A melhor universidade particular do RJ com fins lucrativos.

Clínica de Traumatismo Dentário e Núcleo de Acolhimento de Minorias, Mulheres e População LGBTQIA+

Episódios de traumatismo dentário são frequentes no cotidiano. A face é uma região corporal bem exposta a lesões de acidentes. Traumas dentários são considerados problemas de saúde pública, lado a lado com doenças orais, como cárie e câncer bucal (Almeida et al., 2020), sendo ainda, condições de urgência verdadeira nos atendimentos odontológicos (POST et al., 2021).

Curso de Direito participa do 150º Período Ordinário de Sessões da Corte IDH

Entre 22 e 27 de agosto, a Corte Interamericana de Direitos Humanos se reuniu em Brasília para o 150º Período Ordinário de Sessões. Houveram 4 audiências públicas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) de casos envolvendo Equador, Argentina, Peru e México.

Coordenação do NAPED participa do Evento STHEM Brasil

Ensinar não é uma tarefa fácil. O professor instrui, corrige, apresenta caminhos e possibilidades. E para realizar essa tarefa, é necessário aprender a ensinar. O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente da Unigranrio Afya (NAPED), tem como objetivo geral contribuir para que a ação pedagógica se torne mais significativa apoiada em ferramentas teórico-práticas que possibilitem aos professores pensar suas experiências vividas como sujeitos da educação, como profissionais responsáveis pela formação de outros profissionais.