ENEM e Vestibular

Avaliação do MEC: qual a sua importância na escolha de uma universidade?

Escolher uma carreira para seguir, não é fácil. Escolher em qual instituição de ensino irá ingressar para construir essa carreira, também não. Para não errar, é importante que você fique de olho na nota que as universidades recebem do Ministério da Educação (MEC). Mas você sabe o que é e como é feita a avaliação do MEC?

É uma análise para checar se a instituição cumpre os requisitos básicos para funcionar e se possui padrões de qualidade relevantes. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um modelo utilizado para avaliar o desempenho dos alunos, as instalações, o corpo docente, a pesquisa, etc.

O Sinaes é composto por três instrumentos:

CONCEITO ENADE

Alunos dos cursos públicos e privados, que estão no início ou no final do curso, são submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), uma prova que testa os conhecimentos obtidos em sala de aula. É aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é a autarquia federal que administra o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e suas notas são dadas de 0 a 5;

CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)

Leva em consideração os fatores: Resultado do ENADE, corpo docente, infraestrutura do curso e recursos das aulas. Se o curso tirar notas muito baixas, como 1 e 2, receberá uma visita do MEC para verificação, podendo manter ou alterar a nota;

ÍNDICE GERAL DE CURSOS AVALIADOS DA INSTITUIÇÃO (IGC)

Essa nota é a média dos resultados do ENADE e do CPC em um ciclo de três anos, sendo o mais completo dos indicadores do INEP. As notas também são de 1 a 5, e se for uma nota menor que 3, o curso corre o risco de ser fechado.

Percebe a importância dessa avaliação na escolha de uma Universidade? Compartilhe o post e ajude seus amigos nessa decisão.

Já aproveitando para lembrar que a Unigranrio Afya é a melhor do Rio de Janeiro pelo MEC e a 6º melhor do Brasil*, e está investindo em obras e melhorias para esse ano de 2022, tanto para a Unidade Duque de Caxias quanto para a Unidade Barra da Tijuca. Venha estudar conosco!

*A melhor universidade particular do RJ com fins lucrativos.