Escolha profissional

Gestão de RH: uma carreira para quem gosta de liderar pessoas

Saiba como a faculdade de Gestão de Recursos Humanos proporciona boas oportunidade de carreira. Um setor estratégico em empresas de todos os tamanhos, para atuar nessa área é preciso ter um perfil de liderança e saber lidar com pessoas. Saiba mais sobre a atuação do gestor de RH no nosso blog!

6
minutos de leitura

A gestão de RH é um setor estratégico em empresas de todos os tamanhos. Essa é a área responsável por fazer com que a empresa e seus colaboradores tenham uma relação vantajosa para ambos. Na faculdade de Recursos Humanos, estudantes preparam-se para liderar os colaboradores, cumprir a legislação e selecionar os melhores profissionais.

Desde as microempresas até às multinacionais, o gestor de recursos humanos cumpre um papel importante na liderança de pessoas e no ambiente corporativo como um todo. Leia esse post para saber mais sobre as exigências e vantagens de uma carreira em RH!

gestão em rh

O que é Gestão de Recursos Humanos?

A Gestão de Recursos Humanos é a área de atuação empresarial que desenvolve planos de carreira, efetua recrutamentos, executa políticas salariais, seleciona mão de obra, treina os funcionários e cria programas para melhor qualidade de vida dos colaboradores. Ou seja, gerencia as pessoas dentro de uma organização.

É o gestor de RH que verifica as condições de trabalho de cada funcionário. Ele também precisa garantir que a empresa obedeça às leis de área e cuida de questões burocráticas.

O perfil de liderança

Além de uma formação na área, para ter ascensão na carreira é preciso ter um perfil de liderança. O líder é capaz de motivar sua equipe, reconhecendo a importância e valorizando o potencial de cada um dentro da organização. Funcionários motivados criam um ambiente de trabalho mais agradável e são mais produtivos.

É no papel de líder que o gestor de RH leva as demandas dos funcionários para a direção da empresa e faz a mediação entre essas duas partes. Ele também é proativo, por isso busca antecipar problemas e promover mudanças dentro da organização.

Outras características necessárias para um bom trabalho na gestão de RH são a capacidade de se comunicar, de lidar com pessoas e ser uma pessoa organizada.

Faculdade de Recursos Humanos no RJ

Ao cursar Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, o estudante desenvolve competências e habilidades necessárias para liderar e coordenar equipes.

Na graduação, ele conhece as legislações trabalhistas e previdenciárias, estuda Comportamento Organizacional e Gestão de Competências. Aprende também a elaborar e gerenciar processos de recrutamento e de seleção.

O curso é tecnológico, de forma que seu foco é nas exigências do mercado de trabalho. Os conteúdos abordados são mais voltados para a prática profissional e criam uma visão crítica e ética sobre a gestão de pessoas.

Antes de escolher uma faculdade de Recursos Humanos no RJ, é importante pesquisar bastante as instituições de ensino. Há opções presenciais e na modalidade EaD, mas independentemente da sua preferência é importante verificar a estrutura e o reconhecimento do curso no mercado.

A formação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem dois anos de duração. Para quem tem perfil de liderança, uma carreira nessa área é uma oportunidade de se destacar.

Algumas instituições auxiliam os alunos no momento de buscar estágios e emprego. Na Unigranrio, por exemplo, além de ter empresas parceiras que procuram junto à faculdade por profissionais, há também orientação de especialistas para conquistar boas vagas.

Mercado de trabalho para gestor de recursos humanos

Após cursar tecnologia em Recursos Humanos, o profissional formado está apto a ocupar cargos operacionais e também gerenciais. Empresas de todos os segmentos demandam pelo menos um gestor de RH. Também é possível atuar em terceirizadas, mais comuns para realizar seleções e treinamentos, e até abrir seu próprio empreendimento na área.

Em 2018, há boas perspectivas de carreira para gestores de RH, especialmente no caso de profissionais capazes de elaborar políticas de remuneração e benefícios. Essa especialidade é essencial para atrair os melhores profissionais e mantê-los na empresa.

Outro motivo que aumenta a demanda por esse profissional é a reforma trabalhista. As empresas sabem que quem cursa a faculdade de Recursos Humanos está atualizado com todas as novas normas da área.

O Analista de Recursos Humanos tem média salarial de quase 3 mil reais no Brasil. Já o salário para o cargo de gerente de RH está acima dos 7 mil.

Você já sabe o que é Gestão de Recursos Humanos e o que esse profissional faz. Identificou-se com essa carreira? Assine a nossa newsletter para conhecer mais sobre essa profissão!

Leia também: Mercado de trabalho no Rio de Janeiro: maiores desafios e oportunidades

Tags
Nenhuma TAG relacionada.