BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Gestão de RH: uma carreira para quem gosta de liderar pessoas

A gestão de RH é um setor estratégico em empresas de todos os tamanhos. Essa é a área responsável por fazer com que a empresa e seus colaboradores tenham uma relação vantajosa para ambos. Na faculdade de Recursos Humanos, estudantes preparam-se para liderar os colaboradores, cumprir a legislação e selecionar os melhores profissionais.

Desde as microempresas até às multinacionais, o gestor de recursos humanos cumpre um papel importante na liderança de pessoas e no ambiente corporativo como um todo. Leia esse post para saber mais sobre as exigências e vantagens de uma carreira em RH!

gestão em rh

O que é Gestão de Recursos Humanos?

A Gestão de Recursos Humanos é a área de atuação empresarial que desenvolve planos de carreira, efetua recrutamentos, executa políticas salariais, seleciona mão de obra, treina os funcionários e cria programas para melhor qualidade de vida dos colaboradores. Ou seja, gerencia as pessoas dentro de uma organização.

É o gestor de RH que verifica as condições de trabalho de cada funcionário. Ele também precisa garantir que a empresa obedeça às leis de área e cuida de questões burocráticas.

O perfil de liderança

Além de uma formação na área, para ter ascensão na carreira é preciso ter um perfil de liderança. O líder é capaz de motivar sua equipe, reconhecendo a importância e valorizando o potencial de cada um dentro da organização. Funcionários motivados criam um ambiente de trabalho mais agradável e são mais produtivos.

É no papel de líder que o gestor de RH leva as demandas dos funcionários para a direção da empresa e faz a mediação entre essas duas partes. Ele também é proativo, por isso busca antecipar problemas e promover mudanças dentro da organização.

Outras características necessárias para um bom trabalho na gestão de RH são a capacidade de se comunicar, de lidar com pessoas e ser uma pessoa organizada.

Faculdade de Recursos Humanos no RJ

Ao cursar Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, o estudante desenvolve competências e habilidades necessárias para liderar e coordenar equipes.

Na graduação, ele conhece as legislações trabalhistas e previdenciárias, estuda Comportamento Organizacional e Gestão de Competências. Aprende também a elaborar e gerenciar processos de recrutamento e de seleção.

O curso é tecnológico, de forma que seu foco é nas exigências do mercado de trabalho. Os conteúdos abordados são mais voltados para a prática profissional e criam uma visão crítica e ética sobre a gestão de pessoas.

Antes de escolher uma faculdade de Recursos Humanos no RJ, é importante pesquisar bastante as instituições de ensino. Há opções presenciais e na modalidade EaD, mas independentemente da sua preferência é importante verificar a estrutura e o reconhecimento do curso no mercado.

A formação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem dois anos de duração. Para quem tem perfil de liderança, uma carreira nessa área é uma oportunidade de se destacar.

Algumas instituições auxiliam os alunos no momento de buscar estágios e emprego. Na Unigranrio, por exemplo, além de ter empresas parceiras que procuram junto à faculdade por profissionais, há também orientação de especialistas para conquistar boas vagas.

Mercado de trabalho para gestor de recursos humanos

Após cursar tecnologia em Recursos Humanos, o profissional formado está apto a ocupar cargos operacionais e também gerenciais. Empresas de todos os segmentos demandam pelo menos um gestor de RH. Também é possível atuar em terceirizadas, mais comuns para realizar seleções e treinamentos, e até abrir seu próprio empreendimento na área.

Em 2018, há boas perspectivas de carreira para gestores de RH, especialmente no caso de profissionais capazes de elaborar políticas de remuneração e benefícios. Essa especialidade é essencial para atrair os melhores profissionais e mantê-los na empresa.

Outro motivo que aumenta a demanda por esse profissional é a reforma trabalhista. As empresas sabem que quem cursa a faculdade de Recursos Humanos está atualizado com todas as novas normas da área.

O Analista de Recursos Humanos tem média salarial de quase 3 mil reais no Brasil. Já o salário para o cargo de gerente de RH está acima dos 7 mil.

Você já sabe o que é Gestão de Recursos Humanos e o que esse profissional faz. Identificou-se com essa carreira? Assine a nossa newsletter para conhecer mais sobre essa profissão!

Baixe o e-book aqui!

 

 

 

 

Leia também: Mercado de trabalho no Rio de Janeiro: maiores desafios e oportunidades

Posts Relacionados

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira. 

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.