Mercado de trabalho em gestão financeira é um dos mais promissores!

Saiba porque quem cursa uma faculdade de Gestão Financeira encontra oportunidades de trabalho em empresas de todos os portes e segmentos. O gestor financeiro atua nessas área e também em outras, seu trabalho é fundamental para o crescimento da organização, sendo valorizado no mercado de trabalho.

O tecnólogo em Gestão Financeira é um profissional valorizado no mercado de trabalho atual. Independentemente do ramo de atuação, qualquer empresa precisa de uma gestão eficiente de seus recursos e de um bom planejamento de custos. O gestor financeiro atua nessas área e também em outras, seu trabalho é fundamental para o crescimento da organização.

Continue lendo este post para saber quais cargos esse profissional pode ocupar e porque ele está em alta no mercado de trabalho. Aproveite para conhecer também um pouco sobre a faculdade de Gestão Financeira!

financeira

Mercado de trabalho

O papel do gestor financeiro é fundamental no crescimento e na estabilidade de empresas de todos os portes. É ele quem controla os gastos da organização, acompanha o fluxo de caixa, investiga os melhores investimentos e busca novas estratégias financeiras.

No mercado de trabalho, esse profissional é muito valorizado em épocas de instabilidade econômica. Durante uma crise ou na recuperação econômica de um país, é importante planejar bem as finanças, aplicar os recursos em investimentos rentáveis e elaborar orçamentos detalhados. Na crise, é primordial ter uma boa gestão de contas.

No Brasil, muitas empresas estão ingressando na bolsa de valores em 2018, o que cria uma demanda por profissionais com conhecimento sobre o mercado de capitais, como o tecnólogo em Gestão Financeira. Nessa área, é necessário elaborar balanços, captar recursos no mercado de ações e saber quando recuar.

Na área de planejamento tributário, o tecnólogo em Gestão Financeira é responsável pelo pagamento dos impostos devidos. Ele conhece o sistema tributário brasileiro e elabora planos de redução de carga tributária, uma forma de economizar com impostos e taxas, respeitando as obrigações fiscais. Ele também pode atuar com auditoria e análise de crédito.

Cargos ocupados pelo gestor financeiro

Comércios, prestadoras de serviço, indústrias e órgãos públicos contratam esse profissional, que investiga formas de aprimorar o desempenho financeiro da organização. Em corretoras de valores, bancos e instituições financeiras ele também encontra posições.

O gestor financeiro pode atuar em nível operacional e também em cargos mais altos. Seus setores de atuação podem ser a tesouraria, o departamento de contabilidade ou o financeiro. No cargo de Analista Financeiro, por exemplo, sua média salarial é de cerca de R$ 2700.

Ele também pode ser Analista de contas a pagar e receber, Consultor de Finanças, Supervisor de Operações Financeiras, Analista de Cobranças, entre outros cargos. São vários cargos relacionados à planejamento e gestão de recursos, o que cria uma demanda constante pelo profissional especializado.

Os gestores financeiros que decidirem trabalhar por conta própria encontram oportunidades como consultores de finanças para empresas, auxiliando nas contas ou no planejamento tributário de maneira terceirizada. Esse profissional também é procurado para orientar na abertura de novos empreendimentos.

Há ainda a possibilidade de trabalhar como analista de finanças pessoais. Nesse caso, o gestor financeiro ajuda o cliente a lidar melhor com seu dinheiro e patrimônios. Além de equilibrar as contas, ele também orienta investimentos.

Faculdade de Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira tem 2 anos de duração e oferece todo o suporte para que o universitário desenvolva habilidades e conhecimentos para trabalhar na área. São realizados estudos de caso reais e os alunos são desafiados a desenvolver projetos de finanças, sob a orientação dos professores.

Ao longo do curso de Gestão Financeira, há muitas matérias voltadas para as Ciências Exatas. São estudadas questões como estatística, matemática financeira, finanças internacionais, capital de giro, entre outras. Há ainda aulas sobre o mercado de ações, comportamento organizacional e legislação tributária.

O estudante aprende a usar softwares da área, que auxiliam na controladoria e tornam seu trabalho mais completo.

Graduação Tecnológica

Os cursos tecnólogos são mais curtos quando comparados à graduação tradicional. Neles, há menos conteúdos teóricos e mais aulas voltadas para a prática profissional diária.

Ao contrário dos bacharelados, que são generalistas, os cursos tecnológicos são para pessoas que já sabem exatamente no que desejam trabalhar. Eles proporcionam uma entrada rápida no mercado de trabalho.

As graduações tecnológicas são cursos de Ensino Superior, de forma que permitem o ingresso em especializações e mestrados e a participação em concursos públicos de nível superior. O curso de Gestão Financeira pode ser realizado nas modalidades presencial ou a distância.

Interessou-se pela faculdade de Gestão Financeira? Aproveite para assinar a newsletter da Unigranrio! Assim você recebe mais conteúdos interessantes sobre ensino superior e dicas de carreira diretamente no seu e-mail!