BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Quais são as áreas de atuação para quem faz Engenharia Química?

Quem está planejando cursar Engenharia Química no RJ deve estar pronto para fazer escolhas. O profissional da área está presente em diversas indústrias, atuando sobre os processos de transformação física e química de matérias-primas e produtos.

Por estar envolvido em inovações que favorecem a economia e sustentabilidade em setores altamente relevantes, a demanda pelo profissional cresce. O resultado é um mercado aquecido e cada vez mais diversificado, como você verá a seguir. Talvez a maior dificuldade seja escolher, entre tantas oportunidades, apenas uma delas.

Quer saber o que é Engenharia Química e quais possibilidades de carreira o curso oferece? É neste post que você vai descobrir. Acompanhe!

biomed.jpg

Quais são as áreas de atuação em Engenharia Química?

O mercado de trabalho para o engenheiro químico é bastante diversificado, especialmente porque ele atua em indústrias dos mais variados segmentos: de metal-mecânicos à fabricação de polímeros, passando também pelo setor alimentício e de produtos de higiene e beleza.

Confira algumas das áreas que mais requisitam este profissional:

Produção

No setor de produção, o engenheiro químico atua desenvolvendo e aplicando novas tecnologias de fabricação, principalmente as que envolvem a transformação química e física de matérias-primas e energia, incluindo sua extração.

Em cargos gerenciais, avalia o uso de tecnologias e técnicas inovadoras e a possibilidade de fabricar produtos originais a partir de transformações químicas de insumos, como plástico ou fibras sintéticas, por exemplo.

De modo geral, seu objetivo é voltado à otimização de processos nas indústrias de base, setor no qual o Brasil ganha destaque.

Meio ambiente

Neste campo, o foco do engenheiro químico é priorizar a sustentabilidade. Desenvolver processos de produção menos poluentes, garantir o descarte adequado de resíduos químicos e fiscalizar o impacto ambiental em indústrias e usinas são algumas das possibilidades.

Controle de Qualidade

Ainda em meio ao processo produtivo, o engenheiro químico pode participar do controle de qualidade.

Ele fiscaliza as etapas de produção e analisa o produto final para averiguar o nível de qualidade atingido. Pode, também, propor melhorias e inovações técnicas que elevem o padrão de qualidade.

Esse tipo de interferência pode refletir na redução de custos e no aumento da produtividade. 

Comércio

O setor comercial exige a presença de especialistas para adequar ações de marketing e estratégias de vendas às possibilidades do produto ou serviço oferecido. O engenheiro químico envolve-se na logística de produção, armazenagem e transporte de produtos que necessitam cuidados técnicos especializados.

Também pode estar envolvido em pesquisas de mercado, identificando a necessidade de novos produtos ou demanda por aumento de produção. Além de ser um agente de vendas técnicas, cargo no qual interage diretamente com clientes para oferecer e negociar produtos e materiais.

Pesquisa e docência

O engenheiro químico pode se dedicar exclusivamente à pesquisa para desenvolver tecnologias e métodos de extração e transformação. É uma possibilidade dentro da academia ou em institutos de pesquisa.

Associado a esse ramo, o profissional pode praticar a docência no ensino superior, desde que busque pós-graduações que o credenciem para o exercício dessa atividade.

Vale a pena fazer Engenharia Química no RJ?

Fazer Engenharia Química no RJ é estar aberto a um mercado de trabalho com diversas possibilidades de atuação. Afinal, o Rio de Janeiro concentra indústrias de energia, siderúrgicas, metalúrgicas e de mineração que são destaques nacionais e internacionais.

Você gosta de inovação, tecnologia e ciência aplicada? Este pode ser o curso certo para você. Entenda melhor o que é Engenharia Química, as opções de carreira e o mercado na área, baixando o e-book completo sobre o assunto!

Guia completo das engenharias: Conheça mais sobre cada área

Posts Relacionados

Graduação semipresencial é compromisso com flexibilidade!

A graduação semipresencial é a nova tendência entre os cursos de graduação. Essa modalidade é o intermediário entre o presencial e a educação a distância, oferecendo o melhor dos dois mundos ao aluno.

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.