ENEM e Vestibular

Resultado do Enem: saiba como funciona o Sisu

Falta pouco para o resultado do Enem 2023. Veja quais são as datas mais importantes para você não perder nenhum prazo!

Falta pouco para divulgarem o resultado do Enem 2023. Depois de tanto tempo de dedicação, enfim, você poderá colher os frutos do seu esforço e ingressar em uma universidade. Como você provavelmente já sabe, um dos caminhos para isso é pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que acontecerá em edição única a partir de 2024.

A seguir, vamos explicar o passo a passo para você se inscrever neste processo seletivo. Também listamos todas as datas às quais você precisa prestar atenção assim que entrarmos em janeiro.

O calendário mais importante de 2024

A divulgação do gabarito de cada caderno é um bom termômetro para saber quais devem ser as suas expectativas em relação ao resultado do Enem. No entanto, devido à Teoria de Resposta ao Item (TRI), ninguém é capaz de calcular e obter uma previsão assertiva da própria nota.

Além disso, a redação é um divisor de águas no resultado final do Enem. Isso porque trata-se da única prova em que os candidatos podem obter nota 1000, elevando sua média consideravelmente.

Portanto, independentemente de quantas questões você acertou, fique atento às seguintes datas em 2024:

👉 Resultado oficial: 16 de janeiro

👉 Período de inscrições no SISU: de 23 a 26 de janeiro

👉 Resultado da 1ª chamada: em breve atualizaremos

👉 Prazo para participar da lista de espera: em breve atualizaremos

👉 Matrícula da chamada regular: em breve atualizaremos

👉 Convocação da lista de espera: em breve atualizaremos

Passo a passo para o SISU

1. Na página do Sisu, clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Escolha até duas opções de curso, clicando em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

É nesta tela que você vai acompanhar sua posição durante todo o processo. Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição de ensino superior (IES) ou nome do curso.

1. Clique no curso para ver mais detalhes, como as modalidades disponíveis, e, logo depois, clique em "Escolher esta modalidade";
  2. Confira todos os dados que você escolheu e a documentação que será exigida pela IES para realizar a matrícula;
  3. Por fim, clique em “Confirmar minha inscrição”.

O SISU calcula a nota de corte uma vez por dia para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos. Ou seja, você precisa verificar a sua posição todo dia para saber se vale a pena continuar na disputa pela sua primeira opção ou se o ideal é mudar de curso ou IES.

Use o seu resultado do Enem para estudar na Afya

A princípio pode até parecer que sua vida acadêmica depende do SISU para acontecer. Mas isso definitivamente não é verdade. Você pode usar a sua nota do Enem para ingressar em uma das unidades da Afya pelo Prouni ou pelo Fies.

Várias de nossas IES também oferecem bolsas de estudo e descontos. Os critérios para conquistar uma oportunidade como essa variam entre elas. Para ajudá-lo a escolher com calma, aqui está nossa lista completa.

Ao clicar em cada link,  você conhecerá os diferenciais de cada unidade, sua localização, cursos oferecidos e muito mais. Com a Afya, seu maior sonho não será adiado para 2025!