Graduação

Clínica-escola: o que é e quais os seus benefícios?

Uma clínica-escola é uma unidade de atendimento em que alunos do ensino superior são responsáveis pelos serviços relacionados à área de saúde. Confira

5
minutos de leitura

Você já ouviu falar em clínica-escola? Essa estrutura consiste em um espaço onde os próprios alunos desempenham atividades práticas relacionadas à saúde. Além de ser um ambiente acessível à população, é uma maneira de proporcionar aos estudantes uma experiência sobre como será o mercado de trabalho nas suas respectivas áreas.

Se interessou pela ideia de viver essa prática? Então continue a leitura e saiba mais sobre ela!

Clínica-escola: o que é?

Considerada um projeto de extensão da faculdade, uma clínica-escola é uma unidade de atendimento preparada para atender à população gratuitamente ou por preços significativamente mais acessíveis. Nesse local, os pacientes são atendidos por alunos que cursam o ensino superior (normalmente em graduações como Medicina).

Para atenderem, os alunos devem estar nas etapas finais do curso. Além disso, precisam comprovar que possuem um bom desempenho acadêmico. Muitas vezes, essa constatação é feita por meio de um processo seletivo. Vale lembrar que, apesar de serem os responsáveis pelo atendimento, eles são a todo momento supervisionados por professores e tutores com ampla experiência no mercado de trabalho.

Quais as vantagens proporcionadas por essa experiência?

Como um ambiente propício para a experimentação e para a prática, as clínicas-escola oferecem benefícios não apenas para os alunos, mas também para a sociedade e para as instituições de ensino que as possuem. Confira agora mesmo algumas dessas vantagens:

  • Atendimento acessível

As clínicas-escola são equipadas com toda a estrutura necessária para garantir um atendimento completo e seguro aos pacientes que as frequentam. Muitas vezes, nada é cobrado por isso. Dessa forma, esse espaço permite um maior acesso à saúde e a tratamentos de qualidade, mesmo para quem não tem condições de pagar pelo atendimento.

  • Oportunidade de praticar

Ainda que ler, escrever e estudar sobre determinado tema te ofereça conhecimentos, praticá-lo é uma forma de conquistar maior domínio sobre ele. A prática é o momento em que você reafirma a sua noção sobre os conteúdos, podendo ter certeza se os absorveu corretamente ou se precisa se aprofundar em alguma informação.

Dessa forma, as clínicas-escola funcionam como uma maneira de colocar em prática tudo o que você, aluno, tem aprendido no curso. Assim, poderá memorizar melhor o conteúdo e entender de fato como realizar os procedimentos ensinados, indo além da teoria.

  • Incremento no currículo

Atender em uma clínica-escola é uma forma de começar a experiência no universo do mercado de trabalho. Dessa forma, essa experiência pode ser considerada como uma importante vivência profissional, devendo ser mencionada no seu currículo. Com esse incremento em seu histórico, você estará abrindo portas para que outras oportunidades apareçam com maior facilidade.

  • Aprendizado pessoal

Fazer parte de uma clínica-escola é também uma forma de adquirir novas habilidades e competências pessoais. Isso acontece pois, participando dessa experiência, você se submeterá a novas responsabilidades: conciliar o tempo de estudo com os atendimentos, ser assíduo com os horários, estudar para desempenhar os procedimentos da maneira correta, entre outras. Por isso, essa também é uma forma de crescimento pessoal e amadurecimento. Já se imaginou vivendo uma jornada assim?

  • Experiência em lidar com pessoas

Em uma clínica-escola você atenderá os mais variados públicos: desde crianças até idosos. Também terá contato com diferentes personalidades. Por isso, essa experiência será decisiva para iniciar um treinamento sobre como lidar com pessoas.

Você precisará dessa capacitação pois, no mercado de trabalho, a todo tempo precisará atender pacientes diferentes. Será necessário respeitá-los, ter paciência, ser acolhedor e cuidadoso. Por isso, quanto mais cedo você começar a desenvolver essas características, mais facilmente as aplicará na sua vida profissional, tornando-se um especialista mais humano e completo.

  • Alunos mais satisfeitos

As faculdades também são beneficiadas pela experiência da clínica-escola. Isso acontece pois alunos que possuem mais suporte para o conhecimento normalmente permanecerão mais felizes e satisfeitos com a instituição da qual fazem parte, já que verão o empenho dela em proporcionar novos métodos de aprendizado. Estudantes felizes com o local de estudo e contentes com as oportunidades de crescimento tornam-se mais dispostos e motivados. Nesse contexto, todos saem ganhando, não é mesmo?

Por que atuar em uma clínica-escola?

Como você pôde perceber, as vantagens de uma clínica-escola são muitas. Além de oferecer tratamentos e cuidados de forma acessível à população, esse tipo de clínica é capaz de te proporcionar diferentes saberes relacionados à área da saúde.

Ser membro de uma dessas unidades de atendimento é fazer parte de uma experiência capaz de te preparar para o mercado de trabalho, oferecendo aprendizados que serão extremamente úteis para esse universo. Dessa forma, quando chegar a hora de atuar nele, você estará um passo à frente na missão de tornar-se um profissional de qualidade.

Além disso, atuar em uma clínica-escola é também uma forma de abrir portas para o seu futuro profissional, já que é uma vivência a mais para o seu currículo.

Quer incluir essa experiência em seus planos? Então confira o site da Afya e descubra quais as faculdades de Medicina que contam com uma clínica-escola em sua estrutura!