Como escolher minha especialização médica?

Ok, talvez antes de começar a estudar Medicina, você já tinha pensado em se especializar em determinada área, mas durante o curso, mudou de ideia não uma, duas, mas várias vezes. Apesar de parecer assustador, a mudança é mais comum do que você pensa.

Mas o que considerar na hora de escolher a especialização médica? Quais aspectos são mais importantes: os emocionais ou os financeiros? Como essa escolha poderá afetar o futuro do profissional?

Essa é uma decisão que depende de maneira direta da sua afinidade com alguma disciplina, além de outros fatores relacionados ao seu perfil. Veja abaixo algumas dicas sobre como fazer essa escolha:

1. Analise o seu perfil

A sua decisão precisa partir de uma reflexão interna, de uma conversa sua com você mesmo. Levante os pontos positivos e negativos das áreas com as quais mais têm afinidade e aproveite todas as oportunidades durante o curso de conferir se é isso mesmo que você quer.

2. Considere a rotina profissional da especialização médica

Há especialidades que podem exigir mais do seu físico, enquanto outras afetam muito mais o emocional. Para qual delas você está mais preparado? Para as duas?

Tudo isso deve ser avaliado quanto à especialização médica que você pretende escolher. A rotina médica vai desde o dia a dia, que pode ser calmo, dentro de um consultório, até as urgências constantes do plantão médico em um hospital. Tente imaginar-se nessas situações e pontue sobre como você se sentiria em cada uma delas.

3. Converse com outros profissionais

Uma maneira eficiente de entender a rotina de um médico é conversando com quem já está acostumado com ela. Converse com profissionais sobre as suas possíveis escolhas e pergunte como foi quando eles precisaram tomar essa decisão. Aproveite para investigar se eles se sentem satisfeitos em suas áreas de atuação.

A sua escolha quanto à especialização médica precisa estar centrada na estabilidade pessoal e profissional. Além do mais, na hora de procurar um estágio ou fazer cursos extras, por exemplo, você poderá direcionar suas escolhas dentro dessas perspectivas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajude eles também!