Carreira e Mercado

Conheça os grandes médicos que revolucionaram a Medicina

A Medicina conhecida pela sociedade hoje em dia não foi sempre a mesma. Conheça os grandes médicos que revolucionaram!

3
minutos de leitura

A Medicina conhecida pela sociedade hoje em dia não foi sempre a mesma. Para tornar-se o que representa atualmente, essa área precisou passar por um longo processo de transformação (que, inclusive, continua acontecendo!).

As conquistas e progressos médicos já alcançados são resultados das significativas contribuições de vários profissionais da área que, ao longo da história, se dedicaram amplamente à profissão. Conheça alguns desses grandes nomes que - em ordem cronológica - revolucionaram a Medicina:

Andreas Vesalius (1514 - 1564)

Conhecido como ‘’Pai da anatomia moderna’’, esse médico belga deu início ao uso de cadáveres para estudos médicos. Como consequência do seu trabalho, foi produzido o De Humani Corporis Fabrica, um famoso atlas de anatomia.

Edward Jenner (1749 - 1823)

Médico britânico que foi o responsável por criar a vacina contra a Varíola - enfermidade que matava aproximadamente 40% da população doente no século XVIII. A sua descoberta foi decisiva para dar início à prevenção de várias outras doenças.

Crawford Long (1815 - 1878)

Médico e farmacêutico norte americano foi o primeiro profissional a realizar uma cirurgia usando anestesia. Para que esse feito acontecesse, o paciente foi convencido a cheirar um pano embebido com éter.

Carlos Chagas (1879 - 1934)

Responsável pela descoberta do protozoário causador da Doença de Chagas, esse médico clínico brasileiro - que se dedicou também à pesquisa - desvendou todo o ciclo da doença, facilitando o seu tratamento e prevenção

Alexander Fleming (1881-1955)

Nascido no Reino Unido, esse médico foi o responsável, em 1929, pela criação da Penicilina, o primeiro antibiótico criado. Esse princípio segue sendo usado para a produção de remédios até os dias atuais.

José Eduardo Souza (1934)

Nascido no Maranhão, esse médico brasileiro foi responsável por importar o cateterismo no Brasil, sendo o primeiro profissional a realizar o procedimento no país. Também foi criador do mecanismo Stent, um tipo de implante de aço inoxidável inserido no coração.

Patricia Era Bath (1942- 2019)

Essa oftalmologista norte-americana se dedicou ao combate à cegueira e desenvolveu a técnica de dissolver cataratas usando lasers. O seu esforço lhe concedeu o título de primeira mulher negra a registrar uma patente médica.

Françoise Barré-Sinoussi (1947)

Virologista francesa deu início às suas pesquisas sobre o retrovírus por meio de um trabalho voluntário. Em parceria com seu colega Luc, descobriu o HIV e, desde então, dedica-se a temas como prevenção e tratamento da AIDS.

Antonio de Salles (1955)

Brasileiro, esse neurocirurgião foi responsável pela criação do marca-passo cerebral, mecanismo que auxilia significativamente no tratamento da obesidade e do Mal de Alzheimer. O médico afirma, ainda, que o equipamento pode ser eficaz contra problemas como bulimia, anorexia e depressão.

Quer fazer Medicina? Conheça as faculdades Afya!