Vestibular

Dicas de séries para quem curte Medicina

É estudante de Medicina ou pretende ingressar no curso? Então pode ser uma boa ideia ampliar os seus conhecimentos com algumas dicas de séries médicas.

6
minutos de leitura

Assistir a séries é uma atividade que tem ganhado cada vez mais adesão entre os jovens, principalmente com o crescimento das plataformas de streaming (como Netflix, Amazon Prime Vídeo e Globoplay). Segundo o site Mercado e Consumo, uma pesquisa realizada pela Nielsen Brasil em conjunto com a Toluna mostra que um total de 42,8% dos participantes do estudo assiste a esse conteúdo diariamente. Ao mesmo tempo, 43,9% têm o hábito de fazer isso pelo menos uma vez por semana.

As séries com temas médicos, por exemplo, tornaram-se populares entre vários jovens, principalmente aqueles que estudam Medicina ou querem seguir esse caminho. Está entre eles e também aprecia as produções com esse tema? Então esse texto foi feito para você!

Acompanhe a leitura e descubra sete séries que todo apreciador do curso deveria assistir.

Por que é interessante assistir a séries sobre Medicina?

Assistir a séries com a temática de Medicina é uma forma de entender melhor o universo da área da saúde. Logo, se você ainda está em dúvida se tem vocação para ele, poderá, de forma descontraída e leve, descobrir a resposta para essa questão. É possível, ainda, por meio dos conteúdos, conhecer um pouco mais sobre as especialidades médicas e entender se você se identifica com alguma(s) delas.

Quais séries posso acompanhar?

Confira sete séries que, de diferentes formas, te ajudarão a entender melhor o universo da Medicina e da área da saúde, bem como seus desafios e benefícios:

Residência Médica - Medcel 

É drama. É série. É conteúdo para passar na prova de residência e conhecer melhor como é a área médica. 

Na série Residência Médica Medcel apresenta casos representando a realidade médica, enquanto mergulha nos desafios enfrentados pelos personagens que estão em busca de irem além dos diagnósticos.

House

Em House, o humor nada agradável do médico Dr. Gregory House, interpretado por Hugh Laurie, é um dos destaques da trama. Além dessa característica peculiar, o profissional também ganha notoriedade pela sua capacidade excepcional de lidar com doenças incomuns. Dirigida por David Shore, a série mistura a comédia do caráter rabugento do doutor com o drama dos pacientes e o suspense sobre a resolução dos casos.

Greys Anatomy

Uma das mais famosas séries médicas, Grey 's Anatomy teve sua estreia no ano de 2005. Desde então, suas personagens têm conquistado o coração do público em uma trama dramática. Meredith Grey (Ellen Pompeo), Izzie Stevens (Katherine Heigl), George O’Malley (T.R.Knight), Cristina Yang (Sandra Oh) e Alex Karev (Justin Chambers) são internos de Medicina no Hospital Seattle Grace. Durante a história, acabam se vendo envolvidos não só profissionalmente, mas também pessoalmente com os outros funcionários do local.

Dessa forma, ao mesmo tempo que salvam pessoas, precisam resolver obstáculos que surgem nas suas próprias vidas. Curioso(a) para saber como fazem isso? Assista a série na Netflix, Globoplay ou no canal Sony!

The Good Doctor

A trama de The Good Doctor é centrada nos dias do jovem médico-cirurgião Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore) em um hospital de prestígio, o San Jose St. Bonaventure Hospital. O médico encontra-se diariamente lutando não só pela vida dos seus pacientes, mas também contra o preconceito que sofre por estar no espectro autista e possuir a Síndrome de Savant. Essa última, inclusive, confere a ele uma capacidade sobrecomum para solucionar os casos que surgem no local, o que surpreende a todos.

Essa aptidão, por sua vez, advém da memória fotográfica e da rápida capacidade de aprendizado providas pela síndrome que Shaun possui.

Sob Pressão

Sob Pressão, série brasileira estreada em 2017, destaca o dia a dia dos médicos Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade). A primeira, se apoia na fé para vencer os obstáculos diários, enquanto o segundo se comporta de forma cética. Ambos atuam em um hospital público do Rio de Janeiro e, conciliando a carreira com seus problemas pessoais, buscam fazer o melhor para seus pacientes, mesmo com a dificuldade trazida pela falta de recursos.

ER - Plantão Médico

Um pouco mais antiga que as demais citadas, a série estadunidense ER (Em inglês, uma abreviação para Emergency Room e em português, Plantão Médico) começou a ser transmitida em 1994. Desde então, conta a história - profissional e pessoal - de personagens que atuam no pronto-socorro de um hospital público americano localizado em Chicago, o Country General Hospital. No ambiente, os participantes da trama se veem na responsabilidade de salvar vidas, mesmo com o desafio do pouco investimento no espaço.

Uma curiosidade interessante é que a série foi uma das primeiras produções em que o famoso ator George Clooney, que na trama interpreta o Dr. Doug Ross, atuou.

Scrubs

Em um tom mais humorístico, Scrubs é uma série norte-americana que estreou em 2001 e mostra o dia a dia de médicos internos em um hospital-escola. Os residentes - personagens principais - são J. D Dorian (Zach Braff), seu amigo Chris Turk (Donald Faison) e Elliot Reid (Sarah Chalke).Eles recebem, por sua vez, a orientação profissional do Dr.Perry Cox (John C. McGinley), do Dr.Bob Kelso (Ken Jenkins) e da enfermeira Carla Espinosa (Judy Reyes).

A série tem inspiração em experiências reais vividas pelo Dr. John Doris, o consultor técnico da produção audiovisual.

Chicago Med

Seguindo a mesma narrativa de Chicago Fire e também produzida por Dick Wolf, Chicago Med estreou em 2015, mostrando a rotina da equipe médica que luta para salvar vidas em um movimentado hospital da cidade, o Gaffney Chicago Medical.

A série mostra não apenas o dia a dia profissional, mas também as histórias pessoais de personagens como Daniel Charles (Oliver Platt), Sarah Reese (Rachel DiPillo), Will Halstead (Nick Gehlfuss) e Connor Rhodes (Colin Donnell). Você pode assisti-la no canal Universal TV e nas plataformas Globoplay e Amazon Prime Video.

Independentemente do gênero, dos atores e da trama, as séries sobre Medicina são uma ótima opção para quem deseja descobrir mais sobre o universo da área da saúde. A melhor parte é que isso pode ser feito de forma leve e despreocupada.

Ainda não estuda Medicina mas tem esse sonho? Então, depois de conhecer as séries interessantes para ampliar seus conhecimentos na área, que tal conhecer as faculdades de Medicina da Afya?



Banner_Medicina_2021.2 (2)