Férias para os estudantes de Medicina: como conciliar estudo e descanso?

Estudante de medicina não tira férias. Essa afirmativa é mito ou verdade? Confira neste artigo.

A faculdade de Medicina é comumente conhecida por demandar grande dedicação por parte dos seus estudantes. Essa entrega ocorre, principalmente, devido ao tempo de estudo que os graduandos da área precisam reservar diariamente para o curso, seja pela intensa carga horária de aulas ou pela condução de uma rotina de estudos autônomos.

Porém, ainda que o estudante de Medicina viva uma experiência acadêmica intensa, ele pode (e deve!) reservar momentos para o descanso. São esses períodos de relaxamento que ajudam o aprendiz a recuperar as suas energias e preparar-se para absorver novos conhecimentos.

A temporada de férias tem justamente esse propósito: repor o ânimo e a disposição do estudante para a volta às aulas. Ainda assim, é comum que muitos alunos se preocupem com a ideia de se afastarem dos estudos. Por isso, é importante pensar em como manter a aprendizagem em dia sem abrir mão do descanso. Acompanhe a leitura e saiba como fazer isso!

Se você está cursando Medicina (ou qualquer outra graduação), é importante ter em mente que, não apenas nas férias, mas também na rotina de estudos diários é fundamental encontrar períodos para o descanso. Esses momentos são essenciais para a sua saúde física e mental, funcionando decisivamente no combate a males como o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão. Além disso, os instantes de relaxamento contribuem para que o cérebro recupere a sua capacidade de absorver novos conteúdos e ideias.

Descansar funciona, então, como um hábito essencial para cuidar da sua saúde e aumentar a sua produtividade nos estudos. Nesse sentido, conhecer algumas dicas para conciliar os estudos e o descanso nas férias pode fazer toda a diferença. Que tal fazer isso agora mesmo? Se atente a estas dicas:

1- Invista em boas noites de sono

Estudos mostram que um adulto precisa de 7 a 8 horas diárias de sono. Respeitar esse tempo de repouso é fundamental para que você tenha disposição para as suas atividades diárias. As férias letivas são, então, o momento certo para aproveitar o maior tempo livre e investir em boas (e completas!) noites de sono a fim de recuperar toda a energia gasta durante o semestre. Para te ajudar nessa missão, uma boa estratégia é estabelecer uma referência de horário para se afastar das telas ou outras atividades e ir se deitar.

2- Crie um cronograma de estudos

Criar um cronograma de estudos pode ser uma excelente forma de manter a organização durante o período das férias. Fazendo isso, você garante que terá tempo suficiente para se dedicar aos estudos e também às atividades relacionadas ao descanso e lazer. Além disso, é uma maneira de administrar a sua aprendizagem, certificando-se de que ela será ampla e completa, sem representar uma sobrecarga no período das férias.

3- Experimente estratégias de intervalo

Como já mencionado, para tornar os seus momentos de estudo mais produtivos, é essencial intercalá-los com instantes de pausa e descanso. Algumas estratégias podem te ajudar nessa missão. Um exemplo delas é a Técnica Pomodoro, que consiste em estudar ininterruptamente por 25 minutos e, ao final desse tempo, fazer uma pausa de no mínimo 5 minutos. Esse processo deve ser repetido quatro vezes. Para encerrar o ciclo, é indicado um repouso maior, que dure de 15 a 30 minutos

4- Respeite os momentos de relaxamento

Especialmente durante as férias, os momentos reservados para o descanso devem ser rigidamente respeitados. Dessa forma, não é interessante ignorá-los e nem mesmo reduzi-los, afinal, você precisará deles para recompor as suas energias. Além disso, procure usar esses instantes para desempenhar atividades leves e relaxantes, que não exijam muito esforço mental e nem causem fadiga. Ver a sua série preferida ou se encontrar com os amigos podem ser boas opções.

5- Consuma conteúdos leves

Ao estudar durante as férias, uma dica interessante é optar por consumir conteúdos educativos leves. Séries, filmes, documentários e até mesmo músicas são exemplos desses formatos. Além de serem comumente assimilados com mais facilidade, eles são capazes de proporcionar momentos de diversão e prazer, contribuindo para tornar o seu período de férias ainda mais agradável.

6- Experimente técnicas de meditação

Aderir a técnicas de meditação - como o Mindfulness - é uma excelente forma de não apenas esvaziar e descansar a mente, como também de discipliná-la. Dessa forma, você consegue se preparar para concentrar-se melhor nos estudos, tornando os seus momentos de aprendizagem ainda mais produtivos.

7- Reserve alguns dias para uma viagem imersiva

Em algum momento das férias, é interessante reservar alguns dias para um descanso total. Esse deve ser um momento para que você se desconecte por inteiro das suas preocupações/obrigações acadêmicas e tenha um momento único. Nesse sentido, planejar uma viagem pode ser uma excelente opção. Dê preferência, ainda, por destinos próximos à natureza. Eles podem ser um tanto quanto relaxantes.

Como você pôde perceber, os momentos de descanso são essenciais para os graduandos, funcionando como uma forma de cuidado com o corpo e a mente. Por isso, durante o período das férias, é fundamental que esses instantes sejam conciliados com os momentos de estudo, de forma que nenhum desses dois aspectos seja prejudicado.

Agora que você já sabe como conciliar estudo e descanso nas férias, que tal entender melhor sobre a construção de um Plano de estudos? Apostar nessa estratégia pode ser uma decisão decisiva para o seu aprendizado, até mesmo nos períodos de recesso. Clique aqui e saiba mais!