Especialidades

Quais são os fatores que influenciam o aumento da população idosa no brasil?

Tivemos crescimento natural acelerado, com número de jovens maior do que de idosos e, em outros momentos, tivemos queda no crescimento natural...

4
minutos de leitura

"Quais são os fatores que influenciam o aumento da população idosa no Brasil?"

Este foi o tema da entrevista feita pela Liga de Geriatria, com a aluna Paula Paraguaçu, do 7º período de Medicina da Unigranrio Afya e o Dr. Paulo Apratto Jr., que é médico geriatra, coordenador da Residência Médica em Saúde da Família e professor da Atenção Básica, também na instituição.

A estrutura da população brasileira já passou por diversas mudanças. Tivemos crescimento natural acelerado, com número de jovens aior do que de idosos e, em outros momentos, tivemos queda no crescimento natural. Daí por diante, a população oscilou muito quanto à estrutura etária.

"Com o Programa Saúde da Família, hoje essa população tem essa assistência, e isso fez com que, as causas evitáveis de mortalidade diminuíssem. As doenças infectocontagiosas diminuíram, as doenças previníveis diminuíram, diagnóstico precoce de hipertensão, diabetes, melhorou muito com a atenção básica e, também, principalmente a imunização, as vacinas." Disse o Dr. Paulo Apratto Jr.

O papel do geriatra é lidar com a complexidade dos problemas dessa fase como, osteoporose, incontinência, perda de audição e visão, por exemplo, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do idoso.

Confira a entrevista completando clicando aqui: Liga de Geriatria - Episódio 1

Siga a Liga de Geriatria da Unigranrio (LIAGE) no Instagram: @liagegeriatriaunigranrio

Interessado em fazer Medicina e se especializar na área de Geriatria? Venha para a Unigranrio Afya!

Tags
Nenhuma TAG relacionada.