Muitos pré-vestibulandos e estudantes de Medicina podem sofrer com essa síndrome e talvez nem sabem. Continue a leitura para entender e saber como encontrar ajuda!
Se aplica a pessoas que, mesmo apresentando sinais de capacidade, de intelectualidade e de efetividade, sentem inadequação e medo de serem expostas a avaliações ou de serem julgadas como fraudes.
Acredita que o seu sucesso não é fruto de suas habilidades, mas de sorte ou de outras questões ocasionais? Pois fique atento, tal comportamento acarreta diversos sinais e sintomas negativos.
COMO IDENTIFICAR A SÍNDROME DO IMPOSTOR
Em geral, pode ser identificada quando você busca feedbacks negativos, internalizando os positivos. Dessa forma, passa a enxergar que seu desempenho nunca será bom por mérito.
Recordações de insucesso quando algo dá errado, pode ser um gatilho forte. A partir daí, você passa a ter maiores dificuldades para aceitar as quedas inevitáveis a todo crescimento e desenvolvimento profissional. Um das consequências é o perfeccionismo exagerado que, por sua vez, provoca diversos problemas de saúde, tais como: ansiedade, depressão, afastamento social e resistência para lidar com perdas.
Portanto, este fenômeno é responsável por vários impactos significativos na qualidade de vida. Inclusive, o medo do fracasso acaba limitando o potencial de crescimento e alegria.
O QUE FAZER?
A prática do autoconhecimento sempre será o melhor remédio para sanar as dores existenciais, entre outros problemas que inevitavelmente surgirão dia após dia. Nesse sentido, os profissionais de saúde, psiquiatras e psicólogos, podem te ajudar.
Alguns dos benefícios do autoconhecimento no combate à síndrome do impostor são:
Perceber como os fatos impactam sentimentos e emoções;
Afastar sentimentos negativos de autojulgamento;
Diminuir o medo frente a acontecimentos, coisas e pessoas;
Sentir mais confiança em si;
Compreender os problemas sob uma nova ótica;
Valorizar as próprias competências e habilidades;
Fortalecer a autoestima.
A Unigranrio Afya oferece aos alunos, por meio do Núcleo de Experiência Discente (NED), acompanhamento psicopedagógico. Este acompanhamento é feito através de uma equipe especializada, de forma presencial ou on-line, sendo fundamental para ajudar o estudante a conhecer mais profundamente o seu jeito de ser, de viver e lidar com a rotina acadêmica.
Entre em contato por e-mail e marque um horário para atendimento: ned@unigranrio.com.br
Gostou desse conteúdo? Comente se ele te ajudou e compartilhe para ajudar seus amigos!