Graduação

Inteligência artificial na medicina: quais os benefícios?

Tempos atrás, era algo restrito aos filmes futuristas ou de ficção científica. Atualmente, já faz parte da nossa realidade.

6
minutos de leitura

Com certeza você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial (IA). Em uma definição simples, Inteligência Artificial é a capacidade dos dispositivos eletrônicos funcionarem de maneira que lembra o pensamento humano.

Tempos atrás, era algo restrito aos filmes futuristas ou de ficção científica. Atualmente, já faz parte da nossa realidade e tem influenciado diversas especialidades da Medicina. Veja alguns benefícios:

Diagnósticos mais precisos e tratamentos eficientes

A formação de grandes bancos de dados é uma das características mais interessantes desse universo digital. A associação entre sintomas e doenças pode ser realizada por computadores, reduzindo o tempo e, simultaneamente, diminuindo os riscos de erros nesse diagnóstico.

Realização de cirurgias de alta complexidade

Realizar cirurgias de alta complexidade de modo menos invasivo é um super diferencial da Inteligência Artificial. O uso de robôs nesse tipo de cirurgia eleva as taxas de sucesso, além de possibilitar que o processo seja feito à distância em alguns casos.

Monitoramento de pacientes

Outro ponto positivo é a facilidade no monitoramento de pacientes. Pulseiras e relógios podem oferecer informações importantes do paciente, como a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e até a saturação de oxigênio para o médico, mesmo que eles não estejam no mesmo lugar.

Bom, agora ficou ainda mais claro o quanto a Inteligência Artificial já está presente no universo da saúde e o quanto ela ainda tem a contribuir. O curso de Medicina na Unigranrio Afya está em constante evolução, sempre de acordo com as inovações da área. Saiba mais em nosso site: 👉https://portal.unigranrio.edu.br/medicina👈

Tags
Nenhuma TAG relacionada.