Vestibular

Vestibular de Medicina: como estudar?

Se você é vestibulando de Medicina e também está com dúvidas, continue a leitura para conhecer alguns dos temas mais cobrados na prova.

6
minutos de leitura

O Vestibular é um momento muito esperado pela maioria dos alunos na reta final do Ensino Médio. Com os que almejam cursar Medicina não é diferente: eles veem esse momento como decisivo para ingressar em uma instituição de Ensino Superior e dar início aos estudos na área médica.

Frente a tantos conteúdos e disciplinas, é comum surgirem dúvidas a respeito de quais assuntos devem ser alvo de estudo para o vestibular de Medicina. Isso acontece principalmente porque é comum que as provas para esse curso aconteçam separadamente, com um nível de cobrança maior.

Se você é vestibulando de Medicina e também está com dúvidas, continue a leitura para conhecer alguns dos temas mais cobrados na prova e como você deve se preparar para esse momento de teste:

O que cai em um vestibular de Medicina?

Ainda que existam diversidades nos assuntos abordados, é comum que os vestibulares de Medicina possuam o conteúdo organizado em:

Português

Essa prova instiga uma grande capacidade interpretativa. Além disso, exige uma compreensão das normas que constituem a língua portuguesa. Também é necessário que o candidato saiba sustentar seus argumentos e pontos de vista.

Língua Estrangeira

Essa disciplina avalia se o aluno possui um bom domínio da língua estrangeira, sendo capaz de ler e compreender textos que a envolvem, bem como saber se comunicar em grupo.

Matemática e Raciocínio Lógico

Para conquistar uma boa pontuação nesta prova, o aluno também precisará de uma boa capacidade interpretativa, bem como habilidade em usar a matemática adequadamente.

Para as questões que envolvem raciocínio lógico, o vestibulando precisa saber diferenciar e aplicar raciocínios, usando o pensamento lógico. Dessa forma, ele precisará empregar a matemática nas mais diversas situações da vida humana.

Ciências Humanas

Essa disciplina tem como foco de estudo o ser humano e as relações sociais que se estabelecem entre eles, bem as transformações dessas conexões.

Ciências físicas e biológicas

Trata das reverberações das transformações tecnológicas na vida humana. Essa ciência também estuda como alguns fenômenos de origem natural, humana e científica impactam os seres vivos.

Redação

Normalmente tem como tema aspectos da vida em sociedade. Seu objetivo é perceber a capacidade do candidato de expor e conectar suas ideias sobre determinado assunto. O que for descrito na redação poderá ser relacionado com aspectos comportamentais do aluno ligados à área da saúde.

Onde posso encontrar mais detalhes sobre os conteúdos?

Algumas disciplinas são mais cobradas nas provas para Medicina. São elas: Química, física e, claro, Biologia. No entanto, vale ressaltar a importância de fazer uma boa prova, conquistando uma pontuação equilibrada em todas as matérias. A redação também é considerada um critério importante.

Se você deseja saber com mais detalhes e especificidades quais temas serão abordados no exame que fará, pode consultar o edital do processo seletivo de seu interesse. Nele, é comum que estejam descritos de forma mais detalhada os conteúdos que serão abordados nas provas a serem aplicadas. Essa busca será fundamental para o direcionamento correto dos seus estudos.

Como posso me preparar para o vestibular?

A preparação para o vestibular exige foco e disciplina. Para cumprir essa missão, você pode se guiar por algumas dicas importantes. São elas:

Faça anotações

Durante a fala do seu professor, faça o máximo de anotações que conseguir. Dessa forma, você terá muito insumo para os estudos. Atenção: mantenha a organização, assim você facilitará a leitura em momentos posteriores. Vale usar canetas coloridas, adesivos, etiquetas ou o que mais te ajudar a manter a ordem.

Lembre-se também de anotar as suas dúvidas durante a exposição do conteúdo, assim você não se esquecerá delas e poderá saná-las quando houver um momento apropriado.

Sistematize os conteúdos

Além de ler a teoria dos conteúdos, é importante também encontrar formas de sistematizar o que você aprendeu, organizando as suas ideias e certificando-se de que você absorveu a matéria. Algumas táticas para fazer isso são: mapas mentais, esquemas, resumos, nuvens de palavras, entre outros.

Coloque os seus conhecimentos em prática

Depois de organizar as suas ideias, é hora de colocá-las em prática fazendo exercícios. Uma dica interessante é refazer provas antigas dos vestibulares pelos quais você se interessa. Essa estratégia te ajudará não apenas a absorver o conteúdo, mas também a entender melhor o estilo das questões aplicadas pela faculdade que você almeja.

Se organize por meio de cronogramas

Eles garantem que haja tempo suficiente para todas as suas atividades: desde o descanso e o lazer até o estudo e a realização de exercícios. Na internet, você pode encontrar inúmeros modelos já prontos de cronogramas, basta completá-los e adaptá-los de acordo com as suas necessidades.

Mantenha hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis são responsáveis por fornecer a energia que você precisa para seguir o seu cronograma e as suas programações de estudo, por isso, não deixe de se atentar a eles. Alguns exemplos de costumes favoráveis à saúde são:

  • Dormir bem (cerca de oito horas por dia)
  • Se alimentar de forma equilibrada
  • Praticar exercícios físicos
  • Exercitar a mente
  • Manter o convívio social

Lembre-se dos seus objetivos

Durante a realização do seu cronograma de estudos, você pode criar pequenos objetivos, a curto prazo (como estudar determinado conteúdo). Dessa forma, você os cumprirá com maior facilidade e em menos tempo, sentindo-se mais instigado a alcançar os próximos

Além disso, quando estiver desmotivado, lembre-se que todo o seu esforço tem um objetivo maior, uma grande meta: ser aprovado no vestibular de Medicina. Se visualizar esse objetivo te motiva, escreva-o em um papel chamativo (como um post-it) e pregue esse registro em um lugar visível do seu ambiente de estudos.

Como você pôde perceber, estudar para Medicina não é uma tarefa indecifrável e impossível: está fundamentada principalmente em encontrar os conteúdos certos e ter disciplina para estudá-los.

Agora que você já entendeu melhor como funciona o vestibular de Medicina, conheça as instituições do grupo Afya.