BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Medicina Veterinária: o que você precisa saber sobre essa graduação!

A primeira opção daqueles que sentem afinidade com a área de Biologia e adoram animais é o curso superior em Medicina Veterinária. É verdade que, nessa área, o contato com os animais domésticos e silvestres é bem próximo, mas será que a simpatia com os bichos basta para que o estudante encare cinco anos de faculdade?

Como qualquer outro curso da área biológica, a graduação exige bastante dedicação do aluno e disposição para as variadas aulas práticas e teóricas. Neste artigo, mostramos a você o que esperar da faculdade e como escolher a melhor instituição  de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro.

 

medicina veterinária-2

O curso de Medicina Veterinária

O Bacharelado em Medicina Veterinária tem duração média de cinco anos, nos quais os alunos aprendem sobre o cuidado animal e a relação desse cuidado com a saúde humana. Disciplinas da área de Biologia, Exatas e das Ciências Sociais aplicadas são estudadas durante o curso, por isso, prepare-se para encontrar na mesma grade curricular matérias como bem-estar animal, estudos estatísticos em saúde e gestão de negócios.

As aulas em sala são intercaladas com as em laboratório e em campo. Você terá disciplinas práticas onde aprenderá as técnicas cirúrgicas, formas de cuidado clínico e reabilitação em animais de pequeno e grande porte.

As áreas da Medicina Veterinária

O médico veterinário envolve-se nas várias atividades relacionadas ao cuidado animal. As clínicas e emergências abarcam grande parte dos profissionais da área, mas não só.

Em centros de pesquisas, por exemplo, o médico busca soluções para melhoria de produtos voltados para animais. Na indústria alimentícia, fiscaliza o tratamento dispensados aos animais. Já na saúde pública, atua em colaboração com outros profissionais no controle de zoonoses.

A remuneração do profissional

Os profissionais de Medicina Veterinária contam com um piso salarial em sua profissão. Para uma jornada de seis horas por dia, os profissionais devem receber um salário de R$ 5.724,00. Caso a jornada seja de oito horas, o piso passa a ser de  R$ 8.109,00.

Como escolher uma faculdade de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro?

A busca pela melhor faculdade de Veterinária no Rio de Janeiro começa na pesquisa por instituições que oferecem o curso na região escolhida. Tendo a lista em mãos, você deve comparar cada faculdade em critérios como qualidade do corpo docente (indicado pela presença de professores mestres e doutores), avaliações dadas pelo Ministério da Educação e opinião de alunos e ex-alunos.

Uma boa fonte de pesquisa é o site do E-MEC. Lá, você encontra informações sobre o desempenho dos egressos no ENADE e as notas para cada indicador de qualidade avaliado pelo Ministério.

Esperamos que essa breve introdução à medicina veterinária tenha lhe ajudado a entender mais sobre esse curso superior. Mas se restou alguma outra dúvida, deixe o seu comentário! Ficaremos satisfeitos em responder!

Novadfgdd call to action

Leia também: 16 critérios essenciais para escolher a melhor faculdade para você

Posts Relacionados

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira. 

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.