ENEM e Vestibular

16 critérios essenciais para escolher a melhor faculdade para você

Descubra quais são os 16 critérios essenciais que você deve considerar ao escolher a melhor faculdade. Ingressar em um curso superior é fundamental para se tornar um profissional mais qualificado e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho. Saiba quais os benefícios oferecidos e outros.

6
minutos de leitura

Ingressar em um curso superior é fundamental para se tornar um profissional mais qualificado e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho. Porém, em meio a tantas opções, fica difícil escolher a melhor faculdade.

A solução para isso é avaliar as instituições, analisando suas características, os benefícios oferecidos e outros itens. E para ajudá-lo nessa etapa, selecionamos 16 critérios essenciais que você deve considerar ao escolher a melhor faculdade. Continue a leitura e descubra quais são eles.

melhor faculdade

1. Área de interesse

Tenha em mente qual curso você deseja fazer, porque existem faculdades que são especialistas em apenas uma área do conhecimento e outras que são mais abrangentes. Isso é fundamental para saber se ela possui excelência na sua área de interesse.

2. Modalidade de ensino

Pense em qual modalidade você pretende estudar, pois há instituições que oferecem apenas cursos presenciais, mas outras focam opções à distância. Dessa forma, você se aproximará das faculdades mais adequadas, descartando aquelas que não oferecem aquilo que você busca.

3. Avaliações da faculdade no MEC

Pesquise no portal do MEC as notas da instituição e do curso que você deseja. Descobrir isso vai ajudá-lo a ter uma noção da qualidade geral da faculdade. As principais avaliações são:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): indica a qualidade dos cursos de graduação;
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): indica o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo programático do curso.
  • Índice Geral de Cursos (IGC): indica a qualidade geral de todos os cursos superiores da instituição.

4. Credenciamento do curso no MEC

Todas as modalidades de graduação oferecidas devem ser autorizados pelo MEC. Um curso sem autorização impede o aluno de receber seu diploma, resultando em prejuízos e processos judiciais. Por isso, antes de prestar vestibular, verifique se há credenciamento.

5. Histórico da instituição

A história de uma faculdade é construída ao longo do tempo. Portanto, descubra se a instituição já recebeu algum prêmio, se possui experiência e excelência no ensino, e se já formou profissionais reconhecidos no mercado. O nome da instituição serve como critério de desempate nos processos seletivos de algumas empresas.

6. Missão e valores

Toda instituição costuma transmitir sua missão e seus valores por meio de eventos ou notícias. Observe se a faculdade está cumprindo aquilo que promete, se os gestores realmente estão dispostos a ajudar e se têm interesse em melhorar a qualidade da educação.

7. Grade curricular do curso

A grade curricular indica os conteúdos que serão trabalhados ao longo do curso. É interessante observar isso, porque, em alguns cursos, cada instituição pode priorizar um determinado assunto. Por exemplo, nos cursos de tecnologia, algumas faculdades focam em programação, outras em redes de computadores.

8. Localização da instituição

Caso você escolha um curso presencial, como chegará à faculdade? É preciso saber se o tempo de viagem se encaixa na sua rotina, a fim de evitar atrasos e a perda de aulas importantes. Caso você decida morar em uma república, veja se o lugar lhe agrada e se o custo-benefício vale a pena.

9. Descontos e financiamento

Pode ser frustrante escolher uma instituição e, posteriormente, descobrir que ela não oferece bolsas ou outras opções de pagamento. Existem diversos programas de financiamento estudantil, como o Prouni e o Fies. Descubra se a faculdade que você escolheu oferece essas possibilidades.

10. Infraestrutura da faculdade

Ter uma estrutura de boa qualidade é essencial para garantir o sucesso nos estudos. Por conta disso, é necessário averiguar a qualidade da sala de aula, da biblioteca, dos laboratórios e dos materiais didáticos. Observe também as instalações físicas e veja se os equipamentos estão em bom estado — essa análise é importante para garantir seu bem-estar na faculdade.

11. Disputa por vagas

De acordo com o INEP, os cursos de Direito e Administração estão no topo dos mais procurados no Brasil. Quanto maior a procura, maior será a concorrência e a dificuldade de conseguir uma vaga. Veja se o curso desejado é muito concorrido em uma determinada instituição, isso vai ajudá-lo a descobrir se ele é de boa qualidade e se há oportunidades no mercado para esse profissional.

12. Turnos e horários de aula

Talvez você prefira estudar durante a noite, mas o curso que você procura só tem turmas no turno matutino. Nesse caso, faça um levantamento das faculdades que oferece o curso desejado no horário do seu interesse e favorite as melhores opções. 

13. Expertise dos professores

Verifique a experiência do corpo docente. Geralmente, as instituições disponibilizam no site um resumo sobre cada professor. Procure saber quais titulações eles possuem, quantos são mestres e doutores, quais obras eles publicaram, quais premiações obtiveram, entre outras características. A qualidade do ensino depende dessa equipe.

14. Oportunidade de trabalho

Algumas instituições possuem convênios com empresas para ofertar vagas de estágio e trainee, além de outras oportunidades de emprego. Esse critério é muito importante para alunos que pretendem ingressar no mercado de trabalho ainda na faculdade ou conseguir algo logo após a formação.

15. Opinião dos alunos

Você tem amigos que já estão na faculdade? Pergunte a eles o que acham da instituição. Pesquise na internet a opinião de ex-alunos e alunos atuais, veja se há reclamações, e se houver, descubra por que ocorreram e se foram resolvidas. Isso permite ter uma noção dos desafios que podem surgir.

16. Valor da mensalidade

Com base nos critérios anteriores, analise os benefícios de cada instituição e depois pondere as respostas, buscando descobrir se o valor da mensalidade é vantajoso. Mas lembre-se que um valor muito baixo pode não garantir a qualidade do ensino.

Além desses critérios que abordamos, existem outros detalhes que podem ser pontuados, como as formas de ingresso, as oportunidades de intercâmbio e a imagem da instituição no mercado. Lembre-se que você passará um bom tempo estudando, por isso é importante saber escolher a melhor faculdade, visando garantir que ela atenda a suas necessidades e contribua para o seu sucesso acadêmico. Dessa forma, vale a pena analisar cada detalhe, a fim de escolher a opção mais adequada para alcançar suas metas.

Está pronto para escolher a melhor faculdade? Entre em contato que vamos ajudá-lo com essa decisão.

Leia também: Eterno dilema: Direito ou Medicina?

Tags
Nenhuma TAG relacionada.