Mercado de jogos digitais exige profissionais qualificados. Entenda!

Saiba mais sobre quem trabalha no mercado de games, eles são assunto sério, que exige qualificação e muito estudo. Conheça o curso superior em Jogos Digitais e entenda essa carreira, que faz parte do entretenimento de milhões de pessoas no Brasil. Saiba mais sobre essa carreira, na Unigranrio.

O mercado de trabalho para quem sabe desenvolver jogos digitais está em crescimento no Brasil. A qualificação profissional é essencial nessa área, que inclui tanto a programação de jogos digitais quanto sua interface gráfica. O profissional graduado na área é multidisciplinar e precisa desenvolver algumas habilidades para se destacar.

Leia este post para entender o trabalho de um desenvolvedor de games e saber o que é necessário para conquistar boas oportunidades!

faculdade de jogos digitais

Faculdade de Jogos Digitais

A graduação em Tecnologia em Jogos Digitais pode ser cursada nos formatos presencial ou a distância. Trata-se de um curso tecnólogo, que tem 2 anos e meio de duração e é voltado para prática profissional.

Esse tecnólogo é capaz de conceber um game desde o início, desde as regras e a criação dos personagens. Para elaborar roteiros, ele estuda Comunicação e Narrativa. Há aulas sobre a legislação do setor, sobre Linguagens de Programação, Comunicação Remota e Inteligência Artificial.

A grade curricular mescla disciplinas das Ciências Exatas com design gráfico. São muitas atividades em laboratório, onde os estudantes praticam a programação de jogos digitais e usam softwares de animação e de construção gráfica. No último período há o Laboratório de Criação e Desenvolvimento, quando o aluno usa o que aprendeu para elaborar seu próprio game.

As melhores instituições também auxiliam os alunos na busca por estágios no setor. Embora não seja obrigatório, o estágio traz experiência profissional e é uma chance de aprender na prática com profissionais já estabelecidos.

O que faz um tecnólogo em Jogos Digitais

O profissional formado em Tecnologia em Jogos Digitais trabalha diretamente na produção dos games. Ele pode ser responsável apenas por partes específicas do desenvolvimento ou pode gerenciar todo o projeto.

O mercado mais conhecido para esse profissional é o de entretenimento, mas após cursar uma boa faculdade de Jogos Digitais, ele consegue ingressar também em outros setores. Entre eles está o mercado de jogos educativos, cada vez mais usados dentro das escolas.

Também há demanda para esse profissional no desenvolvimento de simuladores de negócios, usados em treinamentos. Na área médica, são criados jogos de simulação de cirurgias ou os games são usados em tratamentos. No marketing, os jogos podem ser usados como estratégia para atrair consumidores mais jovens.

Já imobiliárias e construtoras contratam esse profissional para trabalhar com realidade aumentada. Essa tecnologia permite, por exemplo, que um consumidor visualize móveis ou mude as cores da parede de uma casa por meio da câmera do celular.

Quem cursa tecnologia em Jogos Digitais é capacitado para desenvolver games para várias plataformas, como computador, smartphones, videogames e redes sociais.

Mercado de Trabalho

O mercado de games movimenta mais de um bilhão de dólares anualmente no Brasil. Esse mercado está entre os que mais crescem no país, oferecendo oportunidades para quem é qualificado na área.

O Brasil está entre os 5 países que mais consomem conteúdo mobile no mundo, de forma que o desenvolvimento para plataformas móveis é um mercado promissor. Entre as tendências do mercado mobile, estão os jogos de realidade aumentada, especialmente após o sucesso do jogo Pokemon Go em 2017.

Atualmente existem vários videogames tão complexos que foram transformados em filmes, como Assassin’s Creed, Silent Hill e Resident Evil, por exemplo. As maiores empresas contratam profissionais que saibam mais do que programar jogos digitais. Para se destacar é preciso ter criatividade, ser proativo e estar atento às novidades da concorrência.

A Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Games atualmente busca fortalecer esse mercado no Brasil e atrair investimentos estrangeiros. Assim, são boas as perspectivas para os tecnólogos de jogos digitais dos próximos anos.

Para quem gosta de games e já acompanha as novidades da área, a faculdade de Jogos Digitais é uma oportunidade de unir lazer e vida profissional. Porém, é importante estudar em uma instituição reconhecida e com boa infraestrutura para as aulas práticas. Entre em contato com a Unigranrio para tirar suas dúvidas sobre o curso!

Leia também: Quer fazer Jogos Digitais? Entenda como o curso funciona!