BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Bons motivos para fazer uma faculdade de Biologia

Você já parou para pensar no que faz um biólogo? Quem escolhe as Ciências Biológicas como carreira estuda todos os seres vivos e suas interações, desde as bactérias a animais mais complexos.

Dessa forma, torna-se apto para atuar de maneiras diferentes no mercado, não se restringindo apenas ao trabalho com animais. Depois de formado, o biólogo pode encontrar ocupações que vão desde o desenvolvimento de tecnologias na indústria até a atuação como perito criminal.

Mas será que vale a pena optar por essa área na graduação? Continue a leitura e descubra os principais motivos para cursar a faculdade de Biologia!

ciências biologicas

Ampla área de atuação profissional

Uma das vantagens de fazer a faculdade de Biologia é que, ao se formar, o biólogo encontra muitas opções de carreira e áreas diferentes de atuação. Dessa forma é possível escolher entre ocupações que atendam os mais diferentes perfis.

Dentre as diversas opções disponíveis, podemos destacar:

• Biologia forense: ajudar a polícia na investigação de crimes por meio da análise de materiais biológicos;
  • Preservação de espécies: recuperar áreas devastadas, mapear os impactos ambientais da atividade humana, acompanhar espécies em risco etc;
  • MicroBiologia: usar seu conhecimento sobre bactérias para desenvolver novos medicamentos e produtos na indústria;
  • Taxonomia: descobrir e classificar novas espécies;
  • Genética: identificar fatores genéticos que podem ser herdados, pesquisar doenças genéticas e desenvolver alimentos geneticamente modificados;
  • Gestão ambiental: ajudar indústrias a diminuir seus impactos sobre o meio ambiente, utilizando práticas e métodos administrativos;
  • Ensino: lecionar Biologia nas escolas ou atuar como consultor para promover ações educativas em museus e ONGs.

Contribuição para a preservação do planeta

Em diversas áreas contempladas pela Biologia está a preocupação com o meio ambiente e a ação direta para impedir que a atividade humana acabe com o planeta em que vivemos.

A atuação do biólogo, portanto, ajuda diretamente a preservação ambiental. Pode ser contribuindo para um melhor conhecimento do ecossistema por meio da classificação de espécies ainda não estudadas, recuperando áreas devastadas, auxiliando empresas a eliminar resíduos por meio da biotecnologia, atuando como gestor ambiental em indústrias, entre muitas outras atribuições.

Boa remuneração

Além de se envolver em um campo de estudos dinâmico e apaixonante, a remuneração também é um fator que atrai cada vez mais pessoas para a Biologia. O salário médio de um biólogo é de R$ 7.964, segundo dados do Conselho Federal de Biologia.

Relevância para a sociedade

Um biólogo, em boa parte das ocupações disponíveis para ele, pode contribuir diretamente com a inovação e a produção de conhecimento, ao realizar pesquisas e desenvolver novas tecnologias.

O trabalho desse profissional pode impactar diretamente a vida de várias pessoas, não só por meio da preservação do meio ambiente, mas por meio da genética, do desenvolvimento de novos medicamentos e até no auxílio em questões da saúde pública.

Rotina dinâmica

Quem tem um perfil inquieto e investigador encontra, na Biologia, a carreira ideal: o dia a dia desse profissional é dinâmico, podendo envolver o fazer científico em laboratório, trabalhos de campo, viagens para conferências, visitas a centros de pesquisa, entre outras atividades.

Gostou das vantagens e quer ingressar neste apaixonante campo de estudo? Aproveite para conhecer agora o curso de Ciências Biológicas oferecido pela Unigranrio!

Nova call to action