Escolha profissional

Bons motivos para fazer uma faculdade de biologia

Na dúvida com sua escolha de curso? Confira o post e descubra as principais vantagens de fazer uma faculdade de Biologia.

4
minutos de leitura

Você já parou para pensar no que faz um biólogo? Quem escolhe as Ciências Biológicas como carreira estuda todos os seres vivos e suas interações, desde as bactérias a animais mais complexos.

Dessa forma, torna-se apto para atuar de maneiras diferentes no mercado, não se restringindo apenas ao trabalho com animais. Depois de formado, o biólogo pode encontrar ocupações que vão desde o desenvolvimento de tecnologias na indústria até a atuação como perito criminal.

Mas será que vale a pena optar por essa área na graduação? Continue a leitura e descubra os principais motivos para cursar a faculdade de Biologia!

ciências biologicas

Ampla área de atuação profissional

Uma das vantagens de fazer a faculdade de Biologia é que, ao se formar, o biólogo encontra muitas opções de carreira e áreas diferentes de atuação. Dessa forma é possível escolher entre ocupações que atendam os mais diferentes perfis.

Dentre as diversas opções disponíveis, podemos destacar:

• Biologia forense: ajudar a polícia na investigação de crimes por meio da análise de materiais biológicos;
  • Preservação de espécies: recuperar áreas devastadas, mapear os impactos ambientais da atividade humana, acompanhar espécies em risco etc;
  • MicroBiologia: usar seu conhecimento sobre bactérias para desenvolver novos medicamentos e produtos na indústria;
  • Taxonomia: descobrir e classificar novas espécies;
  • Genética: identificar fatores genéticos que podem ser herdados, pesquisar doenças genéticas e desenvolver alimentos geneticamente modificados;
  • Gestão ambiental: ajudar indústrias a diminuir seus impactos sobre o meio ambiente, utilizando práticas e métodos administrativos;
  • Ensino: lecionar Biologia nas escolas ou atuar como consultor para promover ações educativas em museus e ONGs.

Contribuição para a preservação do planeta

Em diversas áreas contempladas pela Biologia está a preocupação com o meio ambiente e a ação direta para impedir que a atividade humana acabe com o planeta em que vivemos.

A atuação do biólogo, portanto, ajuda diretamente a preservação ambiental. Pode ser contribuindo para um melhor conhecimento do ecossistema por meio da classificação de espécies ainda não estudadas, recuperando áreas devastadas, auxiliando empresas a eliminar resíduos por meio da biotecnologia, atuando como gestor ambiental em indústrias, entre muitas outras atribuições.

Boa remuneração

Além de se envolver em um campo de estudos dinâmico e apaixonante, a remuneração também é um fator que atrai cada vez mais pessoas para a Biologia. O salário médio de um biólogo é de R$ 7.964, segundo dados do Conselho Federal de Biologia.

Relevância para a sociedade

Um biólogo, em boa parte das ocupações disponíveis para ele, pode contribuir diretamente com a inovação e a produção de conhecimento, ao realizar pesquisas e desenvolver novas tecnologias.

O trabalho desse profissional pode impactar diretamente a vida de várias pessoas, não só por meio da preservação do meio ambiente, mas por meio da genética, do desenvolvimento de novos medicamentos e até no auxílio em questões da saúde pública.

Rotina dinâmica

Quem tem um perfil inquieto e investigador encontra, na Biologia, a carreira ideal: o dia a dia desse profissional é dinâmico, podendo envolver o fazer científico em laboratório, trabalhos de campo, viagens para conferências, visitas a centros de pesquisa, entre outras atividades.

Gostou das vantagens e quer ingressar neste apaixonante campo de estudo? Aproveite para conhecer agora o curso de Ciências Biológicas oferecido pela Unigranrio!