Graduação e cursos

Como identificar a melhor faculdade a distância para você

Escolher a melhor instituição de ensino EAD requer alguns cuidados. Explicamos todos eles neste artigo, confira agora.

5
minutos de leitura

A escolha por uma faculdade a distância deve ser cercada de cuidados. Desde aqueles comuns às graduações presenciais, como qualidade de ensino e corpo docente, até os específicos para esse tipo de modalidade.

Afinal, apenas com a atenção devida, o estudante conseguirá escolher a instituição que melhor acolhe suas expectativas e às exigências do mercado de trabalho.

Para facilitar a sua vida, reunimos aqui um passo a passo de como escolher a melhor graduação EAD para você.

Siga adiante e confira!

escolher ead

1. Constate a regularidade do curso a distância junto ao MEC

O primeiro passo para escolher uma boa faculdade a distância é verificar a regularidade dela junto ao Ministério da Educação. Inicialmente, a faculdade deve ser credenciada, o que pode ser constatado no sistema de consultas do órgão.

Além do credenciamento da instituição, o curso EAD deve ser reconhecido pelo MEC. O reconhecimento atesta que a graduação possui condições pedagógicas e infraestruturais para o ensino em determinada área. Também é condição indispensável para a validade do diploma de ensino superior.

2. Avalie a metodologia e plataforma de ensino

Uma plataforma de ensino com tecnologia adequada, suporte técnico, fácil manuseio e baseada na interação é importantíssima para a condução de uma graduação a distância. Isso porque é a qualidade do recurso que torna a sala de aula virtual atrativa e didática, possibilitando a realização das atividades acadêmicas.

Exemplo de plataforma desenhada dessa forma é a Blackboard, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no qual o aluno tem acesso às aulas, aviso, notas e todo o conteúdo acadêmico da graduação a distância.

3. Verifique a qualificação do corpo docente

Os professores-tutores do curso a distância devem ser especialistas em sua área de ensino, seja com pós-graduações lato sensu (especializações e MBAs) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

Para conferir a experiência do corpo docente, você pode entrar em contato com a instituição de seu interesse, solicitar o currículo dos professores ou pesquisar cada um deles na plataforma Lattes.

4. Escolha uma faculdade a distância com uma boa rede de apoio

O curso pode ser EAD, mas isso não significa que toda a interação do aluno com o conteúdo deve ser online. A rede de apoio serve, justamente, para os momentos em que o contato presencial se faz necessário. Seja na hora de realizar avaliações de aprendizagem, entregar o trabalho de conclusão de curso ou de fazer uma pesquisa na biblioteca.

Assim, confira a rede de apoio que a instituição oferece para o aluno, se conta com polos presenciais de fácil acesso e se permite que o aluno da graduação a distância tenha acesso a mesma estrutura que os estudantes da graduação presencial.

Conseguimos sanar as suas dúvidas? Seguindo esse pequeno roteiro, você encontrará o  curso a distância que atende às suas necessidades, além de não se frustrar no futuro!

Entenda mais sobre esse e outros aspectos da Educação a Distância! Faça o download do e-book “Ensino a distância: o seu futuro e o futuro da educação” e tire todas as suas dúvidas sobre essa modalidade de ensino.

Leia também: Cursos a distância unem qualidade, preço e uma formação excelente

Tags
Nenhuma TAG relacionada.