BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Como identificar a melhor faculdade a distância para você

A escolha por uma faculdade a distância deve ser cercada de cuidados. Desde aqueles comuns às graduações presenciais, como qualidade de ensino e corpo docente, até os específicos para esse tipo de modalidade.

Afinal, apenas com a atenção devida, o estudante conseguirá escolher a instituição que melhor acolhe suas expectativas e às exigências do mercado de trabalho.

Para facilitar a sua vida, reunimos aqui um passo a passo de como escolher a melhor graduação EAD para você.

Siga adiante e confira!

escolher ead

1. Constate a regularidade do curso a distância junto ao MEC

O primeiro passo para escolher uma boa faculdade a distância é verificar a regularidade dela junto ao Ministério da Educação. Inicialmente, a faculdade deve ser credenciada, o que pode ser constatado no sistema de consultas do órgão.

Além do credenciamento da instituição, o curso EAD deve ser reconhecido pelo MEC. O reconhecimento atesta que a graduação possui condições pedagógicas e infraestruturais para o ensino em determinada área. Também é condição indispensável para a validade do diploma de ensino superior.

2. Avalie a metodologia e plataforma de ensino

Uma plataforma de ensino com tecnologia adequada, suporte técnico, fácil manuseio e baseada na interação é importantíssima para a condução de uma graduação a distância. Isso porque é a qualidade do recurso que torna a sala de aula virtual atrativa e didática, possibilitando a realização das atividades acadêmicas.

Exemplo de plataforma desenhada dessa forma é a Blackboard, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no qual o aluno tem acesso às aulas, aviso, notas e todo o conteúdo acadêmico da graduação a distância.

3. Verifique a qualificação do corpo docente

Os professores-tutores do curso a distância devem ser especialistas em sua área de ensino, seja com pós-graduações lato sensu (especializações e MBAs) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

Para conferir a experiência do corpo docente, você pode entrar em contato com a instituição de seu interesse, solicitar o currículo dos professores ou pesquisar cada um deles na plataforma Lattes.

4. Escolha uma faculdade a distância com uma boa rede de apoio

O curso pode ser EAD, mas isso não significa que toda a interação do aluno com o conteúdo deve ser online. A rede de apoio serve, justamente, para os momentos em que o contato presencial se faz necessário. Seja na hora de realizar avaliações de aprendizagem, entregar o trabalho de conclusão de curso ou de fazer uma pesquisa na biblioteca.

Assim, confira a rede de apoio que a instituição oferece para o aluno, se conta com polos presenciais de fácil acesso e se permite que o aluno da graduação a distância tenha acesso a mesma estrutura que os estudantes da graduação presencial.

Conseguimos sanar as suas dúvidas? Seguindo esse pequeno roteiro, você encontrará o  curso a distância que atende às suas necessidades, além de não se frustrar no futuro!

Entenda mais sobre esse e outros aspectos da Educação a Distância! Faça o download do e-book “Ensino a distância: o seu futuro e o futuro da educação” e tire todas as suas dúvidas sobre essa modalidade de ensino.

Baixe o e-book aqui!

Leia também: Cursos a distância unem qualidade, preço e uma formação excelente

Felipe Rios
Felipe Rios
Felipe Rios

Posts Relacionados

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira. 

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.