ENEM e Vestibular

É possível conseguir fies ou prouni para medicina?

Saiba como ingressar no curso de Medicina, um dos cursos mais concorridos no Rio de Janeiro, mas isso não precisa ser um empecilho para o seu sonho de cursar medicina. Leia e saiba mais como ingressar neste curso.

Se você já começou a sua busca por faculdades de Medicina no Rio de Janeiro, é possível que tenha considerado suas opções de financiamento estudantil para ajudar  com os valores das mensalidades.

Aqui na Unigranrio, quem precisa daquele reforço financeiro para fazer o curso pode aliviar o orçamento com as nossas facilidades. Veja neste post quais são as suas alternativas!

fies para medicina unigranrio

Como funciona o FIES para Medicina?

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ajuda a pagar a graduação em instituições superiores privadas. O objetivo é auxiliar pessoas a realizar seu sonho de fazer uma faculdade sem comprometer o orçamento.

Recentemente, o programa sofreu algumas mudanças e agora está dividido em três modalidades. A Modalidade I oferece vagas sem taxas de juros àqueles com renda mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

A Modalidade II e a Modalidade III (equivalentes ao P-Fies) são voltadas àqueles com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

A diferença é que a Modalidade II atende a candidatos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste usando recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Já a Modalidade III usa recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Atualmente, o programa recebe inscrições em períodos específicos, o que significa que você precisa estar atento às datas do cronograma. Também é importante ressaltar que, uma vez escolhida a modalidade, não é possível alterá-la durante o período de financiamento.

Condições para pedir FIES para Medicina

• Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa: você pode somar os rendimentos dos familiares que vivem com você, incluindo salários e aposentadorias. Divida o valor pelo número de membros para descobrir qual é o salário por pessoa e, em seguida, divida o valor encontrado pelo salário mínimo vigente. Se o resultado for igual ou menor a 3, você se encaixa dos critérios de renda do FIES para Medicina.
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio: para quem concluiu o Ensino Médio a partir de 2010, o FIES exige que o candidato tenha feito o ENEM e obtido uma média de pelo menos 450 pontos em todas as provas, além de não ter zerado na na redação.
  • As mensalidades não podem ultrapassar o teto do FIES: Com o objetivo de evitar a inadimplência, o Ministério da Educação (MEC) diminuiu o limite de financiamento mensal de R$7 mil para R$ 5 mil em 2017. Isso significa que se a mensalidade do seu curso de Medicina for acima de R$ 5 mil, você precisará pagar a diferença do próprio bolso.

Segundo as novas regras do FIES 2018, os estudantes não terão mais 18 meses para começar a pagar a dívida. O governo poderá abater o valor da parcela diretamente do seu salário, desde que não comprometa mais de 10%, assim que você for contratado com registro em carteira.

Vale lembrar que as faculdades de Medicina no Rio de Janeiro precisam ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para a concessão do FIES. Afinal, o MEC prioriza estudantes de cursos com avaliação 5 e 4 para dar o benefício.

PROUNI Medicina: o que é e como fazer?

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é um programa que democratiza o acesso às universidades e faculdades para quem tem baixa renda. Através dele, você pode conseguir bolsas integrais ou parciais em instituições de ensino superior cadastradas no programa em todo o Brasil.

As inscrições são gratuitas e todo o processo é feito pela Internet., o PROUNI e FIES acontecem duas vezes por ano — geralmente no primeiro e no segundo semestre.

Condições para pedir PROUNI para Medicina

• Ter feito o ENEM do ano anterior: assim como no FIES, você precisa ter feito pelo menos 450 pontos na média geral das provas e ter obtido nota maior que zero na redação para concorrer ao PROUNI para Medicina.
  • Obedecer o critério de renda do PROUNI: o programa também leva em conta a renda familiar bruta para a concessão do financiamento e oferece duas possibilidades para os estudantes:
  • Bolsa Integral - renda familiar bruta de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Esta opção cobre 100% do valor da mensalidade.

Conheça as faculdades de Medicina no Rio de Janeiro

Não é segredo que Medicina é uma das carreiras mais disputadas em qualquer processo seletivo. Além do prestígio social associadas à carreira, a perspectiva de uma excelente remuneração é um grande atrativo para os candidatos. Isso sem mencionar a vontade de fazer a diferença na área da saúde e salvar várias vidas.

Fazer um financiamento estudantil pode ser a alternativa que você estava buscando para realizar seu sonho. Falando nisso, a Unigranrio preparou um e-book incrível falando sobre o curso, o mercado de trabalho e as possibilidades de atuação profissional.

Faça o download e fique por dentro do assunto!

{{cta('4ae11005-eae0-47a5-87c6-9f34fc751199')}}