Graduação e cursos

Ensino digital: quais as vantagens?

O Ensino Digital cresceu muito nos últimos anos. Essa modalidade conta com uma série de facilidades que tornam o ensino...

6
minutos de leitura

O Ensino Digital cresceu muito nos últimos anos. Essa modalidade conta com uma série de facilidades que tornam o ensino mais acessível a todas as pessoas, contribuindo para a democratização do acesso à educação de qualidade.

  • "Será que terei suporte?"
  • "E o contato com a turma?"
  • "Consigo absorver o conteúdo?"

Já se fez essas perguntas? Talvez o seu medo em escolher essa modalidade, tenha a ver com elas. Ok, entendemos e vamos te ajudar a desmistificar alguns conceitos sobre essa questão. Veja algumas vantagens de ingressar no Ensino Digital:

 

✔️ Comodidade

Ao contar com um ambiente mais cômodo para os estudos, é possível eliminar fatores que trazem preocupação, como horários, locomoção, alimentação fora de casa, entre outros. 

 

✔️ Reconhecimento pelo mercado de trabalho

Com as transformações digitais e as mudanças na sociedade e no mercado, existe uma valorização cada vez maior de quem está adaptado ao meio virtual.

Dessa forma, você se destaca, pois possui competências requisitadas pelos recrutadores, como facilidade com o trabalho on-line e remoto.

 

✔️ Autonomia

Você determina os seus horários de estudo, pode rever as aulas e o conteúdo quantas vezes desejar, pesquisar materiais extras e utilizar quaisquer métodos que possam potencializar o seu aprendizado de acordo com o seu perfil.

 

Bom, creio que, até aqui, já conseguimos abrir mais a sua mente sobre estudar à distância. Clique abaixo e saiba mais sobre o Ensino Digital da Unigranrio Afya:

👉https://portal.unigranrio.edu.br/o-que-e-ensino-digital👈

Qual é o panorama do uso da tecnologia digital?

O relatório Digital 2023: Brazil, publicado pela We Are Social e Meltwater nos dá uma dimensão melhor do tamanho do mundo digital hoje. Segundo essa pesquisa, 84,3% dos brasileiros têm acesso à internet em 2023. Como comparação, a média mundial é de 64,4%.

Para complementar essa taxa elevada de cidadãos conectados, o Brasil é o 3º país no ranking mundial de atividade em redes sociais, segundo um estudo da Comscore. Ou seja, boa parte da população também passa várias horas por dia conectada, sendo um fator importante no desenvolvimento da dependência digital.

Quais são os perigos do uso excessivo da tecnologia digital?

O uso excessivo de smartphones, computadores e jogos eletrônicos pode ter um impacto severo no desenvolvimento cognitivo, especialmente em jovens e crianças. Contudo, isso não significa que adultos sejam imunes a esse efeito em seu comportamento.

Veja aqui alguns dos principais sinais da demência digital.

Pensamento acelerado

O mundo online é repleto de informação, mais do que qualquer pessoa consegue acompanhar e absorver ao longo de toda uma vida. Dado o contexto, cria-se um volume cada vez maior de conteúdo em alta velocidade, com grande pressão para que o usuário acompanhe esse ritmo.

A consequência mais comum dessa exposição constante é a síndrome do pensamento acelerado. O indivíduo passa a ter dificuldade para organizar seu raciocínio e mantê-lo coeso. Algo que também pode gerar tensão, perda de concentração e ansiedade se for muito prolongado.

Redução da capacidade analítica e pensamento crítico

Conseguir identificar padrões, processar informação, analisar e questionar antes de agir é uma das principais capacidades evolutivas do cérebro humano. No entanto, ela não é inata, mas sim desenvolvida ao longo dos anos, especialmente quando o cérebro está em formação.

O ritmo constante de informação encontrado online tende a produzir o efeito oposto. Nesse sentido, o cérebro é treinado para realizar ações repetitivas e aceitar informações sem questioná-las, sendo algo que pode interferir diretamente no raciocínio e pensamento crítico.

Diminuição das habilidades sociais e empatia

Outro fator preocupante na demência digital é seu efeito sobre habilidades sociais. A forma como uma pessoa interage com a tecnologia é bem diferente da maneira que se deve agir com um ser humano.

Mesmo quando se fala com outra pessoa, o distanciamento criado pela tela pode tornar uma pessoa menos perceptiva a certos sinais sociais ou mesmo seu estado emocional. E essa perda de empatia prejudica a formação de novos laços sociais.

Nomofobia

A nomofobia é o medo de ficar sem celular ou ser impedido de usá-lo, seja por falta de bateria ou conexão. Algo fácil de compreender hoje, visto que cada vez mais os smartphones são exigidos para todas as atividades do dia a dia. Em casos extremos, uma pessoa tende a ter ansiedade severa ou mesmo sinais de abstinência quando está distante do celular, ou tem a possibilidade de não poder usá-lo.

Como combater e prevenir a demência digital?

Considerando todas as consequências citadas, é fundamental encontrar formas de evitar a demência digital, ou, no mínimo, minimizar seus efeitos ao longo do tempo. Veja aqui algumas dicas que você pode adotar.

Controle no uso da telas

Remover a tecnologia digital do dia a dia não é uma possibilidade no mundo atual. Porém, você ainda pode restringir seu uso, evitando que ela tome 100% do seu tempo. Isso é especialmente importante para crianças e jovens, cujo cérebro está em desenvolvimento. Por essa razão, o controle dos pais é sempre necessário.

Priorizar atividades sem o uso de telas

Boa parte do entretenimento moderno está no mundo digital. Por esse motivo, é ainda mais importante realizar atividades longe da tela, como esportes, leitura de livros, artesanato, conversar presencialmente com amigos, etc. Tudo isso ajuda a manter seu cérebro ativo de outras formas.

Buscar mais estímulos cognitivos

Uma das principais causas da demência digital é que essa tecnologia não engaja certas partes do cérebro. E, assim como um músculo, ele precisa ser exercitado para manter seu potencial – quebra-cabeças, discussões, estudos – tudo isso envolve um esforço cognitivo ativo, reduzindo o risco dessa condição.

Manter uma rotina de sono regular

O sono é um componente indispensável no desenvolvimento e manutenção do cérebro. Dito isso, todos sabem como computadores e celulares podem levar a várias noites de sono perdido. Seja qual for o seu nível de exposição às telas, tome cuidado para não interferir na qualidade do seu sono e no seu descanso.


A demência digital é um problema real, que merece atenção

Tomar os cuidados necessários no dia a dia é fundamental para manter suas funções cognitivas e evitar seu desgaste prematuramente.

Quer continuar recebendo mais dos nossos conteúdos? Então assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades em primeira mão.

Tags
Nenhuma TAG relacionada.