BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Faculdade de Contabilidade: uma carreira que cresce até em crises

O desaceleramento da atividade empresarial e o desemprego são sintomas imediatos de um país que vivencia uma crise econômica. Mas, mesmo nesses tempos difíceis, há um profissional cuja demanda de trabalho não para de crescer: o contador.

O contador é o indivíduo que cuida, em síntese, de questões relacionadas à gestão financeira e tributária da organização. Aquele que cursa uma Faculdade de Contabilidade também está apto ao desempenho de atividades fora do âmbito empresarial, como a realização de perícias judiciais e auditorias em entes públicos e privados.

Quer saber mais sobre essa carreira que cresce até em tempos de crise? Leia este artigo até o final e fique por dentro do trabalho do contador!

contabilidade setor publico

Quatro segmentos que oferecem oportunidades em tempos de crise

Buscar um caminho profissional que apresenta oportunidades, mesmo quando outras carreiras enfrentam cenário de desemprego, é uma escolha inteligente.

Podemos destacar, nas Ciências Contábeis, quatro áreas promissoras: as de contabilidade empresarial, perícias judiciais, auditoria e controle e contabilidade no setor público. Veja:

Contabilidade nas empresas

Podemos dizer que o contador é o profissional “dos números” nas empresas. Ele sai da faculdade de Ciências Contábeis sendo responsável pelo registro e escrituração de toda a parte financeira das organizações.

Outra tarefa do profissional contábil é analisar as perspectivas de crescimento financeiro das organizações. Após a análise, o contador fornece relatórios para o administrador, que poderá planejar estratégias de expansão sem medo de incorrer em equívocos quanto à viabilidade dessas ações.

O planejamento tributário também é uma atividade frequente na rotina do contador. O complexo sistema tributário do Brasil exige que as empresas estejam atentas aos regimes tributários em que estão enquadradas e evitem, sempre que possível, o inadimplemento de débitos com o Fisco.

Perícias judiciais

Aquele que se forma em uma Faculdade de Contabilidade também pode atuar na realização de perícias contábeis em processos judiciais. No ano de 2018, 80 milhões processos tramitam perante o judiciário, e muitos deles dependerão da atuação desse profissional.

O perito contábil realiza cálculos financeiros e contábeis à pedido de juízos ou tribunais, em processos cíveis, trabalhistas e tributários. Escritórios de advocacia também demandam os serviços desses profissionais para realização de cálculos necessários à propositura de ações judiciais.

Auditoria e controle

Os  recentes escândalos de corrupção trazidos a público no mundo têm mostrado a importância de uma atuação de acordo com padrões éticos e legais. A auditoria e controladoria contábeis são peças-chave nesse processo, capazes de aferir se as empresas e instituições estão agindo de acordo com os padrões de compliance.

O controle dos registros e procedimentos contábeis é essencial para evitar a prática de irregularidades na gestão da empresa. A Faculdade de Contabilidade confere ao futuro contador os conhecimentos necessários para a realização de atividades de auditoria e controle nas diversas organizações.

Contabilidade no setor público

Mostrando que a crise não é uma ameaça aos graduandos e graduados, existe, ainda, a possibilidade do formado em uma Faculdade de Contabilidade atuar no setor público.

A carreira de auditor fiscal é uma das que mais atraem os contadores, já que a sua alta valorização garante aos profissionais da área de Ciências Contábeis salários atraentes.

Além da carreira na Administração Fazendária, é possível ainda que contadores prestem consultoria a órgãos da Administração Pública, por meio de contratos celebrados com esses entes.

As perspectivas profissionais para quem está se graduando em uma Faculdade de Contabilidade são inúmeras. Da atuação no âmbito empresarial à realização de perícias contábeis em processos judiciais, na carreira contábil as crises realmente significam oportunidades para realização de novos negócios.

E aí, aprendeu um pouco mais sobre a importância do profissional formado em Contabilidade? Aproveite e conheça a graduação em Contabilidade da Unigranrio!

Nova call to action

Leia também: Ciências Contábeis: entre números, análises e gestão

Posts Relacionados

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).