Graduação em Moda: do planejamento às passarelas

Quem vê os editoriais de moda em revista ou grandes eventos do mundo fashion pode não imaginar o trabalho árduo por trás de tanto glamour. Pesquisar referências, estar atento às tendências, desenhar modelagens, correr atrás dos tecidos ideais… muitas são as atividades de bastidores daqueles que optam por uma faculdade de Moda.

Investir em um curso de moda no Rio de Janeiro é só o primeiro passo da carreira. Realizar cada atividade relacionada a produção de moda é o mais desafiante dessa profissão.

Para saber mais sobre o trabalho com moda, acompanhe-nos neste artigo!

faculdade de moda

O trabalho do tecnólogo em moda: o que ninguém vê

Embora exista uma diversidade grande de atividades e áreas de atuação no mundo da moda, podemos dizer que o dia a dia de um profissional é focado, em grande parte, na pré-produção e produção.

A primeira etapa envolve as atividades de planejamento e pesquisa, que precedem a mão na massa (ou nos tecidos!). Se o profissional já tem uma boa bagagem, essa etapa torna-se mais fácil, motivo pelo qual recomendamos que você esteja atento às aulas de história da arte, história da moda e moda contemporânea durante a faculdade de Moda.

Já a produção abarca das etapas de criação e execução do desfile. Tudo isso você aprende em sua graduação em moda.

Daremos uma passeada por cada uma dessas fases, para que você entenda.

Pesquisa

Na etapa de pesquisa, o tecnólogo em moda estuda o cenário, o mercado e público-alvo para quem está produzindo. Essas informações são essenciais para definir uma coleção, inclusive suas especificações mais mercadológicas, como preço e produtos.

Ao longo dessa tarefa, o profissional também deve buscar tendências do mercado que darão indícios das cores, tecidos, tecnologias e tema da coleção.

Planejamento

No planejamento, o tecnólogo em moda já possui o conceito de sua coleção bem estruturado.

A partir disso, ele faz a listagem dos recursos necessários para a execução da campanha, determina preços, locais em que serão distribuídos, como será feito o evento de apresentação e quais profissionais devem estar envolvidos.

Criação

A criação, em geral, é a etapa em que os egressos de faculdades de Moda mais gostam de executar. Compreende o desenho da coleção e a modelagem em tecido.

Essa etapa é aquela em que os tecnólogos em moda colocam em prática tudo aquilo que aprenderam no curso de moda no Rio de Janeiro: a como usar técnicas de desenho para a elaboração de croquis, a como costurar e modelar.

Desfile

Antes do desfile, o profissional e sua equipe já devem ter definido local, horário, e estrutura necessária, além de enviado convites e organizado os profissionais que trabalharão no dia.

Muito trabalho, não é mesmo? Mas não para por aí. O tecnólogo em moda deve acompanhar, ainda, o andamento do evento, assegurando-se que tudo deu certo e de que cada alfinete está em seu devido lugar.

Antes de ingressar em um curso de moda no Rio de Janeiro, você deve dominar cada etapa desse dia a dia de trabalho. Claro que não apenas um profissional realizará todas as tarefas, mas ter a visão de todo o processo facilita para todos os envolvidos!

E então, matamos a sua curiosidade sobre a carreira em moda? Para mais informações como essa, assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades deste blog!

Baixe o e-book aqui!