BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

O que é Tecnologia em Gestão Ambiental?

A preocupação com o meio-ambiente e com o impacto humano nos recursos naturais é cada vez maior na sociedade. Por isso, o tecnólogo em Gestão Ambiental assumiu um papel importante nas empresas, na medida em que elas precisam de projetos de preservação e sustentabilidade.

O gestor ambiental tem conquistado seu espaço no mercado de trabalho, mas muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre sua atuação profissional. Elaboramos esse blog post para você entender o que é tecnologia em Gestão Ambiental e descobrir as possibilidades dessa carreira. Confira!

gestão ambiental

Tecnólogo em Gestão Ambiental

O tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional preparado para planejar, desenvolver e gerenciar  projetos em diversos compartimentos ambientais além da atuação em empresas de consultoria ambiental. Ele cursou a graduação tecnológica na área, um curso de nível superior com duração de 2 anos, voltado para a atuação prática no mercado de trabalho.

Na rotina da profissão, o gestor ambiental é responsável por investigar problemas ambientais e então elaborar projetos para minimizá-los. Ele também é capaz de recuperar áreas degradadas, criar programas de educação ambiental e  planejar o uso sustentável de recursos naturais.

Seja como funcionário da empresa ou trabalhando de forma autônoma, como consultor, o tecnólogo em Gestão Ambiental verifica o cumprimento da legislação do setor, podendo emitir certificados e realizar auditorias.

Mercado de trabalho

Muitas empresas já são reconhecidas pelo cuidado com a natureza, além de existirem certificações específicas, como o ISO 14001, que as organizações tentam obter para mostrar seu comprometimento com a sustentabilidade. Essa certificação é exigida por alguns países no momento da exportação.

Além disso, o Brasil possui uma das legislações ambientais mais modernas do planeta, com regras rígidas sobre o uso de recursos naturais. Por isso, há demanda por profissionais capazes de adequar a atuação de empresas para cumprirem as leis e obterem certificados.

As oportunidades para o gestor ambiental dividem-se entre as empresas privadas e os órgãos públicos. Organizações como indústrias e cooperativas de produção agrícola contratam esse profissional em diversas funções. Em redes de comércio varejista ele desenvolve projetos de educação ambiental e sustentabilidade.

Já no setor público, ele pode ingressar em secretarias de meio ambiente, em órgãos ambientais ou atuar em obras governamentais. No ramo público, esse profissional pode contribuir com sugestões para a legislação ambiental, implantar e gerenciar projetos e fiscalizar o cumprimento das normas do setor nas empresas privadas.

Curso de Gestão Ambiental no RJ

A graduação em Gestão Ambiental pode ser presencial ou na modalidade de Ensino a Distância, sendo ambas reconhecidas pelo MEC e pelo mercado de trabalho. Nelas, o estudante aprende sobre o funcionamento dos ciclos naturais e sobre o impacto das atividades humanas no ecossistema.

Na grade curricular do curso de Gestão Ambiental no RJ estão disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. O aluno estuda legislação ambiental, gestão da poluição atmosférica, tratamento de resíduos industriais, perícia e auditoria ambiental, estatística e várias outras matérias. Há ainda atividades práticas de cartografia e de monitoramento ambiental.

Junto às atividades em laboratório, a experiência em estágios é muito importante na formação desse profissional. É por meio deles que o futuro gestor ambiental trilha sua carreira e aprende com profissionais já formados.

Entendeu o que é tecnologia em Gestão Ambiental? Se ainda houver alguma dúvida, comente aqui ou entre em contato conosco nas redes sociais! Faça o download do e-book sobre nosso curso de Gestão Ambiental no RJ para saber mais detalhes sobre ele!

Novadfgdd call to action

 Leia também: Qual carreira seguir? 7 fatores que vão ajudar-lo a escolher

Posts Relacionados

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).