Processos gerenciais ou Administração? Qual o melhor curso para você?

Para o aluno que está prestes a escolher entre a graduação em Processos Gerenciais ou Administração, comparar as disciplinas que cada carreira apresenta, não basta. Existe uma similaridade entre o que é estudado nos dois cursos e isso dificulta entender o que os torna diferentes. Os dois profissionais têm oportunidades no mercado, mas com focos distintos.

Para que você faça a melhor escolha, enumeramos as diferenças e semelhanças entre os dois cursos de graduação. Saiba mais!

processos gerenciais-1

O que é o curso superior em processos gerenciais?

O curso de Administração costuma a ser mais conhecido entre os estudantes. É de nível superior e dá ao formado o título de bacharel, após um percurso de 4 anos. A formação em Processos Gerenciais, por outro lado, suscita mais dúvidas. É um curso relativamente novo, já que foi reconhecido pelo Conselho Regional de Administração em 2009.

O curso superior em Processos Gerenciais é da modalidade Tecnológica, ou seja, confere um diploma de curso superior, mas tem uma ênfase mais prática e menor duração do que os bacharelados. Ele permite ao estudante a capacidade de elaborar estratégias para melhoria de processos nas organizações, atuando como um assessor da administração da empresa.

Quais as semelhanças e diferenças entre os cursos?

A principal semelhança entre o curso de Processos Gerenciais e o de Administração é a área de conhecimento. Ambos os profissionais são procurados por empresas dos mais diversos portes (sejam elas públicas ou privadas) que necessitam de um olhar crítico e multidisciplinar do negócio.

As matérias que serão vistas ao longo da graduação são parecidas, algumas até iguais como a de Gestão de pessoas. Porém, enquanto no bacharelado se tem contato, também, com matérias teóricas, que dão suporte a uma visão mais ampla da organização, no de tecnologia adquire-se conhecimentos mais voltados à prática como a gestão de compras e o plano de negócios.

A duração do curso é a grande diferença. Ao cursar Processos Gerenciais, o aluno se forma em até 2 anos, o que confere uma inserção mais rápida no mercado. Um curso de Administração, por outro lado, leva em média 4 anos para ser concluído.

Processos gerenciais ou Administração: qual escolher?

A escolha deve partir do objetivo profissional do aluno. Fazendo um curso de Tecnologia, é possível começar mais rápido a atuar no mercado, além de ter uma formação voltada para os problemas práticos encontrados em pequenas e médias empresas. O curso também é uma boa opção para aqueles que desejam empreender, pois fornece as diretrizes para a condução de um negócio.

Algumas faculdades de Administração do Rio de Janeiro permitem que o tecnólogo ingresse em um bacharelado eliminando as disciplinas já cursadas, caso o profissional queira estender sua formação.

Quanto ao preço, as mensalidades de uma faculdade de Administração e de Processos Gerenciais não costumam variar muito. O que diferencia é a quantidade de meses que as parcelas serão pagas.

A escolha entre processos gerenciais ou administração é individual, pois não existe uma recomendação genérica que se aplique a todo estudante. Tempo disponível para investir na graduação e urgência para entrar no mercado são algumas das razões que você, estudante, deve levar em conta.

Quer saber mais sobre essas profissões? Acesse o nosso site!

Saiba mais!

PROCESSOS GERENCIAIS

Felipe Rios

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira.

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.