Processos gerenciais ou Administração? Qual o melhor curso para você?

Para o aluno que está prestes a escolher entre a graduação em Processos Gerenciais ou Administração, comparar as disciplinas que cada carreira apresenta, não basta. Existe uma similaridade entre o que é estudado nos dois cursos e isso dificulta entender o que os torna diferentes. Os dois profissionais têm oportunidades no mercado, mas com focos distintos.

Para que você faça a melhor escolha, enumeramos as diferenças e semelhanças entre os dois cursos de graduação. Saiba mais!

processos gerenciais-1

O que é o curso superior em processos gerenciais?

O curso de Administração costuma a ser mais conhecido entre os estudantes. É de nível superior e dá ao formado o título de bacharel, após um percurso de 4 anos. A formação em Processos Gerenciais, por outro lado, suscita mais dúvidas. É um curso relativamente novo, já que foi reconhecido pelo Conselho Regional de Administração em 2009.

O curso superior em Processos Gerenciais é da modalidade Tecnológica, ou seja, confere um diploma de curso superior, mas tem uma ênfase mais prática e menor duração do que os bacharelados. Ele permite ao estudante a capacidade de elaborar estratégias para melhoria de processos nas organizações, atuando como um assessor da administração da empresa.

Quais as semelhanças e diferenças entre os cursos?

A principal semelhança entre o curso de Processos Gerenciais e o de Administração é a área de conhecimento. Ambos os profissionais são procurados por empresas dos mais diversos portes (sejam elas públicas ou privadas) que necessitam de um olhar crítico e multidisciplinar do negócio.

As matérias que serão vistas ao longo da graduação são parecidas, algumas até iguais como a de Gestão de pessoas. Porém, enquanto no bacharelado se tem contato, também, com matérias teóricas, que dão suporte a uma visão mais ampla da organização, no de tecnologia adquire-se conhecimentos mais voltados à prática como a gestão de compras e o plano de negócios.

A duração do curso é a grande diferença. Ao cursar Processos Gerenciais, o aluno se forma em até 2 anos, o que confere uma inserção mais rápida no mercado. Um curso de Administração, por outro lado, leva em média 4 anos para ser concluído.

Processos gerenciais ou Administração: qual escolher?

A escolha deve partir do objetivo profissional do aluno. Fazendo um curso de Tecnologia, é possível começar mais rápido a atuar no mercado, além de ter uma formação voltada para os problemas práticos encontrados em pequenas e médias empresas. O curso também é uma boa opção para aqueles que desejam empreender, pois fornece as diretrizes para a condução de um negócio.

Algumas faculdades de Administração do Rio de Janeiro permitem que o tecnólogo ingresse em um bacharelado eliminando as disciplinas já cursadas, caso o profissional queira estender sua formação.

Quanto ao preço, as mensalidades de uma faculdade de Administração e de Processos Gerenciais não costumam variar muito. O que diferencia é a quantidade de meses que as parcelas serão pagas.

A escolha entre processos gerenciais ou administração é individual, pois não existe uma recomendação genérica que se aplique a todo estudante. Tempo disponível para investir na graduação e urgência para entrar no mercado são algumas das razões que você, estudante, deve levar em conta.

Quer saber mais sobre essas profissões? Acesse o nosso site!

Saiba mais!

PROCESSOS GERENCIAIS

Felipe Rios

Graduação semipresencial é compromisso com flexibilidade!

A graduação semipresencial é a nova tendência entre os cursos de graduação. Essa modalidade é o intermediário entre o presencial e a educação a distância, oferecendo o melhor dos dois mundos ao aluno.