BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Psicologia é da área de Humanas ou de Saúde? Entenda!

Essa é uma questão que o aluno da faculdade de Psicologia no RJ terá de refletir desde o início da sua formação: Psicologia é de Humanas ou de Saúde? É importante fazer a definição, tanto para que o aluno compreenda sua área de atuação profissional quanto as características da Ciência que decidiu estudar.

Por outro lado, a pergunta não é fácil de ser respondida. Os objetivos da Psicologia são diversificados, pois ela é composta de muitas linhas de pensamento.

Ficou um pouco confuso? Fique tranquilo, vamos ajudá-lo a entender melhor essa Ciência. Hoje você descobre se a Psicologia é de Humanas ou de Saúde, alguns objetivos da profissão e porque é tão difícil de responder essa pergunta. Confira!

psicologia-1

Oficialmente, Psicologia é de Humanas ou da Saúde?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) classifica a Psicologia como sendo parte das Ciências Humanas. Junto com áreas como a Sociologia, Antropologia, Filosofia e História, compreende o estudo do ser humano a partir de suas produções e relações sociais.

Já a Resolução nº 218/97 do Conselho Nacional de Saúde reconhece os psicólogos como profissionais da Saúde. Afinal, o principal objetivo da Psicologia é promover a qualidade de vida do ser humano em sua integridade, considerando aspectos biológicos, psíquicos e sociais.

E agora? O Conselho Federal de Psicologia, em discussões recentes sobre a formação, afirma que a Psicologia incorpora ambas as áreas na formação e na carreira.

A definição depende da ênfase dada pela instituição de ensino ou campo de atuação profissional. Portanto, pode estar inserida tanto nas Ciências Humanas quanto nas Ciências da Saúde.

E o perfil do psicólogo, é de Humanas ou da Saúde?

Para o estudante da área de humanas, habilidades linguísticas e reflexivas são constantemente requeridas. Em outras palavras, gosto pela leitura,  senso crítico apurado, interesse em pesquisa e por aí vai.

Já na área da Saúde, habilidades como capacidade analítica, facilidade de comunicação, saber lidar com a pressão e situações adversas são bastante exigidas. Afinal, são profissionais responsáveis pela manutenção e preservação da vida humana em diferentes contextos.

E o psicólogo? Novamente, a Psicologia tem um pé em cada área. O curso é recheado de conteúdos teóricos, mas a prática profissional envolve lidar com pessoas em sofrimento ou situação de risco. Portanto, o aluno da faculdade de Psicologia do RJ pode se preparar para ser bastante flexível em suas competências.

Afinal de contas, por que é tão difícil definir a Psicologia?

Desde seus primórdios como Ciência, a Psicologia enfrenta esse dilema. Uma parte dos teóricos fundadores da Psicologia buscava estudar a relação mente-corpo, a chamada Psicofísica. Outros davam maior ênfase às relações e influências sociais do Homem, dando início à Psicologia Social.

Essa dualidade marcou a história e o progresso da Psicologia como Ciência que, até hoje, carrega essa característica. É especialmente difícil definir se Psicologia é de Humanas ou da Saúde, pois ela é composta por diversas linhas de pensamento. Cada qual insere-se melhor em uma área e, no todo, a Psicologia torna-se uma Ciência complexa e bastante generalista.

Da mesma forma, os campos de atuação do psicólogo são amplos. O profissional pode atuar tanto em hospitais, clínicas e centros desportivos, quanto em empresas, escolas, centros de assistência social, varas e juizados.

Quer saber mais sobre as possibilidades da Psicologia? Acesse nosso site e conheça a graduação em Psicologia da Unigranrio agora mesmo!

Novadfgdd call to action

Leia também: Teste vocacional para a faculdade: funciona mesmo ou não?

Posts Relacionados

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira. 

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.