Psicologia é da área de Humanas ou de Saúde? Entenda!

Essa é uma questão que o aluno da faculdade de Psicologia no RJ terá de refletir desde o início da sua formação: Psicologia é de Humanas ou de Saúde? É importante fazer a definição, tanto para que o aluno compreenda sua área de atuação profissional quanto as características da Ciência que decidiu estudar.

Por outro lado, a pergunta não é fácil de ser respondida. Os objetivos da Psicologia são diversificados, pois ela é composta de muitas linhas de pensamento.

Ficou um pouco confuso? Fique tranquilo, vamos ajudá-lo a entender melhor essa Ciência. Hoje você descobre se a Psicologia é de Humanas ou de Saúde, alguns objetivos da profissão e porque é tão difícil de responder essa pergunta. Confira!

psicologia-1

Oficialmente, Psicologia é de Humanas ou da Saúde?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) classifica a Psicologia como sendo parte das Ciências Humanas. Junto com áreas como a Sociologia, Antropologia, Filosofia e História, compreende o estudo do ser humano a partir de suas produções e relações sociais.

Já a Resolução nº 218/97 do Conselho Nacional de Saúde reconhece os psicólogos como profissionais da Saúde. Afinal, o principal objetivo da Psicologia é promover a qualidade de vida do ser humano em sua integridade, considerando aspectos biológicos, psíquicos e sociais.

E agora? O Conselho Federal de Psicologia, em discussões recentes sobre a formação, afirma que a Psicologia incorpora ambas as áreas na formação e na carreira.

A definição depende da ênfase dada pela instituição de ensino ou campo de atuação profissional. Portanto, pode estar inserida tanto nas Ciências Humanas quanto nas Ciências da Saúde.

E o perfil do psicólogo, é de Humanas ou da Saúde?

Para o estudante da área de humanas, habilidades linguísticas e reflexivas são constantemente requeridas. Em outras palavras, gosto pela leitura,  senso crítico apurado, interesse em pesquisa e por aí vai.

Já na área da Saúde, habilidades como capacidade analítica, facilidade de comunicação, saber lidar com a pressão e situações adversas são bastante exigidas. Afinal, são profissionais responsáveis pela manutenção e preservação da vida humana em diferentes contextos.

E o psicólogo? Novamente, a Psicologia tem um pé em cada área. O curso é recheado de conteúdos teóricos, mas a prática profissional envolve lidar com pessoas em sofrimento ou situação de risco. Portanto, o aluno da faculdade de Psicologia do RJ pode se preparar para ser bastante flexível em suas competências.

Afinal de contas, por que é tão difícil definir a Psicologia?

Desde seus primórdios como Ciência, a Psicologia enfrenta esse dilema. Uma parte dos teóricos fundadores da Psicologia buscava estudar a relação mente-corpo, a chamada Psicofísica. Outros davam maior ênfase às relações e influências sociais do Homem, dando início à Psicologia Social.

Essa dualidade marcou a história e o progresso da Psicologia como Ciência que, até hoje, carrega essa característica. É especialmente difícil definir se Psicologia é de Humanas ou da Saúde, pois ela é composta por diversas linhas de pensamento. Cada qual insere-se melhor em uma área e, no todo, a Psicologia torna-se uma Ciência complexa e bastante generalista.

Da mesma forma, os campos de atuação do psicólogo são amplos. O profissional pode atuar tanto em hospitais, clínicas e centros desportivos, quanto em empresas, escolas, centros de assistência social, varas e juizados.

Quer saber mais sobre as possibilidades da Psicologia? Acesse nosso site e conheça a graduação em Psicologia da Unigranrio agora mesmo!

Novadfgdd call to action