CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Formação: Bacharelado
Duração: 4 anos
Modalidades: EAD e Semipresencial
Turno: Noite

INSCREVA-SE AGORA!


Curso de Ciências Contábeis – Unigranrio Afya

Sobre o curso

O curso de Ciências Contábeis da Unigranrio forma o contador-gestor para o planejamento e controle do patrimônio das empresas, com amplo conhecimento de análise econômica e financeira. Este profissional é capacitado para fornecer informações cruciais no processo de tomada de decisão, dentro de um ambiente competitivo. Sua responsabilidade é garantir dados precisos e relevantes para os usuários, orientando o administrador em suas escolhas.

Além de capacitar tecnicamente para as atribuições contábeis, o curso também visa desenvolver habilidades de administração, permitindo que o contador atue não apenas como um especialista em controle patrimonial, mas também como um gestor eficaz da riqueza da empresa. O programa enfatiza o domínio das novas tecnologias, preparando o profissional para lidar com os desafios contemporâneos.

Ao desenvolver competências gerenciais e atitudinais, o contador formado pela Unigranrio estará apto a enfrentar criativamente os desafios de sua carreira, assim como lidar com imprevistos e situações complexas dentro das organizações.

Competências

O curso de Ciências Contábeis da Unigranrio visa desenvolver as seguintes habilidades nos estudantes:

  1. Capacidade para utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais.
  2. Capacidade para demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.
  3. Capacidade para elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais.
  4. Capacidade para aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis.
  5. Habilidade para desenvolver, com motivação e por meio de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão.

Perfil do egresso

O bacharel em Ciências Contábeis formado pela Unigranrio estará preparado para atuar no mundo do trabalho com amplo conhecimento e compreensão das questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, tanto em âmbito nacional quanto internacional, e em diferentes modelos de organizações.

Este profissional terá pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, além de ter noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, utilizando plenamente as inovações tecnológicas disponíveis.

Mercado de trabalho

O profissional formado em Ciências Contábeis possui uma ampla gama de oportunidades de atuação em diversos segmentos e setores, tanto públicos quanto privados. Algumas áreas em que um contador pode trabalhar incluem:

  1. Contabilidade Societária: Trabalhando com a preparação e análise de demonstrações financeiras de empresas de capital aberto e fechado, em conformidade com os padrões contábeis.

  2. Contabilidade Tributária: Gerenciando questões relacionadas a impostos, planejamento fiscal e conformidade com as leis tributárias.

  3. Auditoria: Realizando auditorias internas ou externas para verificar a precisão e integridade das informações financeiras de uma organização.

  4. Controladoria: Supervisionando e monitorando os processos contábeis e financeiros de uma empresa, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

  5. Perícia Contábil: Fornecendo serviços de perícia para investigar fraudes, litígios e outras questões financeiras complexas.

  6. Autônomo: Atuando como consultor financeiro independente, oferecendo serviços de contabilidade, planejamento financeiro e tributário para clientes individuais ou empresas.

  7. Docência: Transmitindo conhecimentos contábeis como professor em instituições de ensino superior ou em cursos técnicos e de especialização.

Essas são apenas algumas das muitas áreas em que um contador pode encontrar oportunidades de carreira, demonstrando a versatilidade e amplitude de atuação proporcionadas pela formação em Ciências Contábeis. 

Diferenciais do curso

O curso de Ciências Contábeis conta com um corpo docente altamente especializado e atuante no mercado de trabalho, trazendo consigo conhecimentos atualizados em diversos setores da Contabilidade. Os alunos terão a oportunidade de realizar diversos projetos curriculares que permitirão vivenciar a prática, aprimorando sua capacitação em áreas relevantes para as Ciências Contábeis.

Esses projetos proporcionam aos estudantes a oportunidade de explorar diferentes aspectos da Contabilidade, preparando-os para escolher seus objetivos profissionais. Por exemplo, eles podem se especializar em áreas como Auditoria, Perícia, Contabilidade Societária, Contabilidade Fiscal, entre outras, de acordo com seus interesses e aptidões. Essa abordagem prática e diversificada ajuda os alunos a desenvolver habilidades específicas e a adquirir uma visão abrangente do campo da Contabilidade, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

Principais eventos

A Semana da ECSA (Escola de Ciências Sociais Aplicadas) oferece palestras e workshops na área de Ciências Contábeis, proporcionando aos alunos oportunidades de aprendizado e atualização de conhecimentos por meio de eventos educacionais e interativos.

As viagens acadêmicas para eventos relacionados à área de Ciências Contábeis permitem que os alunos participem de conferências, congressos e feiras especializadas, onde podem entrar em contato com profissionais renomados e tendências do mercado, ampliando sua rede de contatos e enriquecendo sua formação acadêmica.

A Ação Social do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) envolve os alunos em atividades de prestação de serviços à comunidade, oferecendo assistência na declaração do imposto de renda para pessoas de baixa renda ou que necessitem de auxílio nesse processo. Essa iniciativa não apenas contribui para a formação prática dos estudantes, mas também promove o engajamento social e a responsabilidade cidadã.

Parcerias

O curso de Ciências Contábeis da Unigranrio proporciona aos alunos acesso a uma ampla variedade de recursos e oportunidades, incluindo parcerias e iniciativas com várias organizações e instituições:

  1. CRC/RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro): Oferece suporte e orientação aos estudantes em relação à regulamentação e prática profissional contábil.

  2. Santander Universidades: Oferece bolsas de estudo e programas de apoio financeiro para estudantes.

  3. CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), MUDES (Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico) e Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios): Facilitam a inserção dos alunos no mercado de trabalho por meio de estágios e programas de aprendizagem.

  4. Canvas, Prova Fácil: Tecnologias de informação utilizadas para auxiliar no ensino e na avaliação dos estudantes.

  5. Workalove: Portal de Carreiras que conecta os alunos a oportunidades de emprego e estágio.

  6. AIA - Altissia: Plataforma de idiomas que permite aos alunos aprimorar suas habilidades linguísticas.

  7. EBSCO Information Services, Minha Biblioteca, Grupo A: Fornecem acesso a artigos e bibliotecas digitais para pesquisa acadêmica.

  8. Grupo Bayer: Oferece programas sociais e oportunidades de engajamento com a comunidade.

  9. Inmetro, Cenabio e UFRJ: Instituições de pesquisa que podem colaborar com projetos e estudos acadêmicos na área de Ciências Contábeis.

  10. Universidades e instituições de interesse acadêmico na Europa, América do Sul, América Central e EUA: Possibilitam oportunidades de intercâmbio e internacionalização para os alunos interessados em ampliar suas experiências acadêmicas e culturais. 

Atividades práticas

O curso de Ciências Contábeis da Unigranrio oferece uma abordagem prática e tecnológica aos alunos, utilizando o software específico Account Contabilidade Didática. Este software é integrado às disciplinas de Sistemas Operacionais de Obrigações Acessórias e Técnicas e Práticas Contábeis, com o objetivo de preparar os alunos para lidar com as demandas tecnológicas presentes na área contábil atual.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de diversos projetos interdisciplinares por meio das disciplinas de Projeto de Extensão. Esses projetos capacitam os estudantes a compreender e lidar de forma prática com uma variedade de questões técnicas, científicas, econômicas, financeiras, contábeis, fiscais e sociais. Eles também são incentivados a ampliar seus horizontes e buscar soluções para desafios regionais e/ou globais relacionados a diferentes tipos de organizações. Através desse conhecimento adquirido, os alunos podem fazer uma contribuição significativa para a comunidade.

INSCREVA-SE AGORA!

COORDENADORA
  • Dayse de Lima Passos
MENSALIDADE

Confira os valores

OUTRAS INFORMAÇÕES

Matriz Curricular