O trabalho de historiador(a) é muito completo e abrangente não se trata apenas de estudar o passado, como alguns pensam. Este profissional, na verdade faz uma reflexão sobre o passado para poder compreender o presente, e assim construirmos um futuro mais humano e justo. É com este objetivo que o Curso de História da Unigranrio foi criado.

A formação de História é uma das mais completas possíveis. Além do grande conteúdo cultural, são desenvolvidas habilidades de pesquisa, de análise e de pensamento crítico. Portanto, o Historiador(a) é capaz de enxergar a realidade com outros olhos, tendo um olhar muito mais profundo e abrangente, podendo assim ser um importante agente de transformação da sociedade.

As possibilidades de atuação do profissional também vão além da docência, ramo mais abundante. O historiador realiza pesquisas, presta consultoria, organiza documentos e atua na preservação de patrimônios e objetos históricos.

O que você estuda no curso de História?

O curso de licenciatura em História, oferece vasta formação cultural e profissional. São estudadas as disciplinas clássicas da graduação em História com, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea. Além disso, estuda-se a Antiguidade Oriental, a História da América e a História da África, que são muito relevantes para a formação da sociedade brasileira. Temos, também, uma expressiva carga horária destinada à História do Brasil, desde a época de colônia até a República atual.

Além das disciplinas de História, são oferecidas outras disciplinas que ampliam os limites do aluno e se convergem em uma formação cada vez mais aprofundada.

O curso também conta com uma base pedagógica de qualidade, dando as ferramentas necessárias para a formação de excelentes professores de História. São disciplinas que visam a reflexão do papel docente e reflete sobre o papel de transformação que a educação pode gerar.

A graduação aprimora as capacidades em Pesquisa e Produção na área, o que permite ao futuro profissional atuar em ramos diversificados, como a produção de novos conhecimentos e publicações de destaque no setor.

INSCREVA-SE AGORA

Por que cursar História na Unigranrio?

A área da Educação demanda profissionais de História

constantemente, porém a oferta de professores ainda é insuficiente. Por isso, não é raro que o docente encontre oportunidades de trabalho em Escolas para turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para cursos preparatórios, etc.

Além da possibilidade profissional, o curso de História da Unigranrio incentiva a continuação dos estudos em futuros Mestrados e Doutorados na área.

Já no ensino superior, os centros de pesquisa adotam o profissional de perfil crítico para realizar análises e elaborar novas perspectivas na área. O historiador consulta documentos, cartas, jornais e outras fontes para escrever uma nova versão da História todos os dias.

Traçar o perfil contemporâneo também faz parte das atribuições do profissional. Ele realiza uma comparação da história local com os acontecimentos atuais para explicar a origem dos fenômenos sociais contemporâneos. Com essa habilidade, é muito requisitado para ministrar palestras e cursos.

Quais os diferenciais do curso de História da Unigranrio?

Certamente existem vários cursos de História pelo Brasil, mas o curso da Unigranrio oferece diferenciais que serão decisivos para a formação e para o futuro dos profissionais na área de História.

Além de oferecer uma formação ampla que prepara o historiador culturalmente, profissionalmente e academicamente, é oferecido o programa Residência Pedagógica, que permite ao estudante praticar a sala de aula durante toda a sua formação e após sua graduação.

Já os grupos de Pesquisa da Unigranrio preparam o aluno para o Mestrado, tendo assim um diferencial em relação às pesquisas acadêmicas.

Durante o curso são oferecidas webconferências, aulas extras, palestras com professores da casa e com convidados (as), simpósios e semanas de História, ou seja, muitas possibilidades de ter uma formação de excelência em todos os sentidos.

Enfim, se você deseja estudar História e ter a melhor formação possível, você encontrou o curso certo para você!

Venha fazer HISTÓRIA na Unigranrio! Inscreva-se!

Quer saber mais sobre a carreira, o mercado de trabalho e as oportunidades que o aguardam?

Faça o download do nosso e-book.

Baixe o e-book aqui!

COORDENADOR

Jansen Racco Botelho de Melo

MENSALIDADE

Confira os valores

OUTRAS INFORMAÇÕES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E SAIBA MAIS!