HISTÓRIA

Duração: 4 anos (8 semestres)
Modalidade: Híbrido
A partir de: R$ 269,90

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Curso de História – Unigranrio Afya

Sobre o curso

O curso de licenciatura em História oferece vasta formação cultural e profissional. São estudadas as disciplinas clássicas da graduação: História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea. Além disso, estuda-se a Antiguidade Oriental, História da América e História da África, que são muito relevantes para a formação da sociedade brasileira. Temos, também, uma expressiva carga horária destinada à História do Brasil, desde a época de Colônia até a República atual. Além das disciplinas de História, são oferecidas outras matérias que ampliam os limites do aluno e se convergem em uma formação cada vez mais aprofundada. O curso também conta com uma base pedagógica de qualidade, dando as ferramentas necessárias para a formação de excelentes professores de História. São disciplinas que visam à reflexão do papel do docente e refletem sobre a transformação que a educação pode gerar.

Competências

Os objetivos do curso de Licenciatura em História foram articulados tendo como perspectiva o perfil do egresso, as diretrizes curriculares nacionais e as demandas sinalizadas no contexto econômico, social, cultural, político e ambiental. Englobam, além da formação para o exercício profissional, a formação de um ser humano com visão holística, apto para a interpretação de um papel socialmente atuante, informado sobre as questões globais e locais que permeiam o seu meio cultural, social e econômico. 
O Curso apresenta um viés voltado para a correlação entre a teoria e a prática profissional, buscando a empregabilidade, a sustentabilidade e o empreendedorismo. Com base nesses pilares estratégicos, o Curso foi planejado para formar profissionais, cuja atuação deverá ser pautada pela ética e pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável para o indivíduo, para a coletividade e para o próprio planeta. Dessa forma, o curso proporciona o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Analisar a historiografia e as fontes históricas de diferentes períodos históricos problematizando os seus contextos sociais, políticos, econômicos e culturais;
  • Interpretar as diversas culturas, etnias, sujeitos e experiências históricas nos contextos da História Contemporânea, transitando pelas fronteiras entre a História e outras áreas de conhecimento humano, demarcando e avaliando o que é próprio do conhecimento histórico;
  • Ampliar o olhar histórico-crítico sobre a História do Brasil nos seus diferentes tempos históricos, problematizando as fontes históricas e analisando a historiografia;
  • Dominar as diferentes concepções metodológicas que diferenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;
  • Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
  • Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também nas instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural. 

Diferenciais da unidade

O curso de História é 100% EAD, utilizando a plataforma CANVAS. Essa plataforma possibilita fácil acesso aos conteúdos da disciplina, bem como permite a realização de webconferências síncronas (realizadas ao vivo) com o docente da disciplina. Essas web’s são agendadas desde o início do semestre e, uma vez realizadas, disponibilizadas na disciplina para serem assistidas posteriormente pelos alunos.

Perfil do egresso

O Curso de História da UNIGRANRIO é pautado na busca da excelência, tendo como foco o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, concebido de modo a integrar, de maneira indissociável, a formação humana e cidadã e a qualificação para o exercício profissional, com o compromisso de assegurar aos profissionais formados a capacidade de manter-se permanentemente em desenvolvimento, a fim de garantir-lhes a trabalhabilidade. Assim, busca-se a formação de um profissional de conhecimentos interdisciplinares capaz de atuar de forma crítica e consciente sobre as diversas demandas profissionais a ele apresentadas, agindo como um agente transformador na sociedade. 
Assim, o Curso promove a construção de um perfil com as seguintes características:

  • Sólida formação científica e técnica na área de formação profissional, de modo que seja capaz de perceber, identificar e acompanhar as mudanças contextuais da realidade na qual está inserido, fazendo as intervenções necessárias baseadas em princípios éticos e de cidadania e uma sólida visão humanística;
  • Habilidade de refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais, ambientais e profissionais, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • Visão inter e multidisciplinar, holística e, ao mesmo tempo, especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas interações com os processos organizacionais que as originam e que delas decorrem; 
  • Capacidade de utilizar, criticamente, o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo, portanto, competente para se posicionar de um ponto de vista ético-político sobre o exercício profissional.

Mercado de trabalho

O(a) historiador(a) poderá exercer a docência na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e em cursos de Educação Profissional. Além disso, poderá atuar na gestão e organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas em contextos escolares e não escolares, além do planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações educativas, integrando as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos. Sua atuação, portanto, possibilita o planejamento e a implementação de projetos em contextos escolares e não escolares na área de ensino, além da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Diferenciais do curso

O curso de História EAD da Unigranrio recebeu nota 5 na avaliação do MEC (nota máxima) e nota 4 no ENADE 2019, o que revela a qualidade acadêmica do curso em toda sua trajetória. O curso enfatiza a utilização de metodologias ativas e uma aproximação entre docente-discente por meio de webconferências síncronas realizadas nas disciplinas durante o semestre.

Principais eventos

Ao longo do curso oferecemos vários encontros presenciais e/ou virtuais, sob a forma de eventos, palestras, oficinas e fóruns, nos quais podemos refletir juntos sobre os problemas e questões contemporâneas relacionadas ao estudo da História. Esses eventos garantem horas complementares aos alunos que participam ao vivo.

Parcerias

O curso abre-se à parceria com instituições como o Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto (Câmara Municipal de Duque de Caxias) e a Associação dos Amigos do Instituto Histórico.

Atividades práticas

O curso possui como uma de suas características principais a relação entre teoria e prática, exemplificada na forma como as disciplinas do curso foram elaboradas. Nesse sentido, por entender a profunda relação entre História e sociedade, o curso conduz as suas reflexões por meio de metodologias ativas e estudos de caso. 
Procura-se, dessa forma, ao longo do processo formativo, romper as barreiras disciplinares, entendendo ser esse um exercício contínuo, tanto para docentes como discentes. Nesse sentido, os Projetos Curriculares Articuladores (PCA) são desenvolvidos de modo a integrar as competências trabalhadas nas unidades curriculares do fluxo curricular e ao longo do curso, a partir do tema definido, fazendo uma aplicação na prática profissional.
Diante do atual contexto em que se insere a formação do Licenciado em História, impõe-se a valorização do estágio como espaço e tempo propício para que o futuro docente vivencie as diferentes dimensões da atuação profissional, de modo a conscientizá-lo de que sua prática envolve um comportamento de observação, reflexão crítica e reorganização de suas ações. Por isso, a matriz curricular do Curso de História da UNIGRANRIO prevê a realização de 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado, realizado, especificamente, na segunda metade do curso, distribuído entre duas seguintes Unidades Curriculares: 

  • A Unidade Curricular Estágio em Educação Básica: Identificação e Contexto (200h), que favorece a reflexão sobre o próprio processo formativo e suas práticas cotidianas, a partir das propostas pedagógicas e políticas estabelecidas na escola. A vivência do estágio irá permitir analisar o projeto pedagógico, os projetos e/ou programas educacionais em instituições escolares; entender a sala de aula e os demais espaços da escola, onde há interação direta entre professor e aluno, facilitando o ensino e aprendizagem e a construção do conhecimento compartilhado. Serão analisados diferentes espaços de atuação docente, fundamentando-se em conhecimentos filosóficos, sociais, psicológicos, históricos, econômicos, políticos, artísticos e culturais. Desenvolver-se-ão ações em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento ao transitar em diferentes contextos educativos, adotando postura responsável, compromissada socialmente e com respeito à diversidade cultural. 
  • A Unidade Curricular Estágio em Educação Básica: Observação e Intervenção (200h) tem por objetivo formar o licenciando para o exercício da prática pedagógica a partir das observações de atividades inerentes à função docente, consciente do seu papel social, reflexivo e crítico em relação ao seu trabalho e à realidade em que vive e participa

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COORDENADOR

 Adriana de Souza Carvalho

adriana.souza@unigranrio.edu.br


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