MATEMÁTICA

Formação: Licenciatura
Duração: 4 anos
Modalidade: EAD

INSCREVA-SE AGORA!


Curso de Matemática – Unigranrio Afya

Sobre o curso

O curso de Matemática da Unigranrio é progressivo, ou seja, o aluno inicia com o ciclo básico e aprofunda progressivamente seus conhecimentos, estudando disciplinas de Matemática pura, aplicada, além das pedagógicas. Ao término do curso, o estudante terá embasamento nas teorias matemáticas mais complexas e nas práticas profissionais. As disciplinas abrangem grandes áreas da Matemática, como Álgebra, Cálculo, Geometria, Trigonometria e Lógica. Além da teoria, esses conteúdos são abordados de forma aplicada. Dessa forma, o futuro professor poderá demonstrar aos seus alunos a importância desses temas em outros setores, como Engenharias e Economia. Parte das metodologias desenvolvidas no curso é direcionada aos conteúdos e ferramentas pedagógicas, proporcionando ao estudante aprendizado prático em sala de aula, incluindo o uso de tecnologias e o desenvolvimento de uma didática inclusiva.

Competências

  • Docência na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e em cursos de Educação Profissional.
  • Gestão e organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas em contextos escolares e não escolares.
  • Planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações educativas, integrando diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos.
  • Planejamento e implementação de projetos em contextos escolares e não escolares na área de ensino.
  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
  • Utilização competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos estudantes.

Diferenciais da unidade

A Licenciatura em Matemática da UNIGRANRIO é um curso de graduação que prepara os estudantes para se tornarem professores de matemática em níveis de ensino que variam desde o ensino fundamental até o superior.

Perfil do egresso

O egresso do Curso possui macro competências, incluindo Docência na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e cursos de Educação Profissional), gestão e organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas em contextos escolares e não escolares, planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações educativas, integração de diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos, planejamento e implementação de projetos em contextos escolares e não escolares na área de ensino, produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não escolares, e utilização competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos estudantes.

Mercado de trabalho

O egresso do curso pode atuar na docência na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e em cursos de Educação Profissional), gestão e organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas em contextos escolares e não escolares, planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações educativas, integrando diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos, planejamento e implementação de projetos em contextos escolares e não escolares na área de ensino.

Diferenciais do curso

O curso oferece uma base sólida em teorias e princípios da matemática, juntamente com habilidades pedagógicas essenciais para a transmissão eficaz desse conhecimento. Os alunos que optam por seguir essa licenciatura exploram uma ampla gama de tópicos, incluindo lógica matemática, álgebra, geometria, cálculo e muito mais. Além disso, adquirem experiência prática e aprendem a desenvolver estratégias de ensino inovadoras para cativar e inspirar seus futuros alunos, desempenhando um papel fundamental na educação científica e no avanço da compreensão da matemática.

Principais eventos

  • Semana de Engenharia e Tecnologia;
  • Semana de Acolhimento Discente;
  • Hackathon;
  • Jornada Científica.

Parcerias

Com escolas públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Atividades práticas

Os conteúdos são voltados para a prática profissional do dia a dia, baseados em recursos multimídia avançados que permitem a utilização de metodologias ativas, potencializando o aprendizado e a formação de um gestor completo, principalmente nas disciplinas que permitem simulação de negócios em situações muito próximas da realidade empresarial.

INSCREVA-SE AGORA!

MENSALIDADE

Confira os valores

OUTRAS INFORMAÇÕES

Projeto Pedagógico