O profissional de Engenharia de Produção originou-se na indústria, mas, hoje, compõe o quadro de praticamente qualquer empreendimento. Sua função é intervir sobre os processos produtivos visando à máxima eficiência possível.
O engenheiro de produção analisa e planeja o uso de recursos, sejam eles materiais, financeiros ou humanos, garantindo a alta produtividade e qualidade nos processos. Por outro lado, reduz custos e utiliza princípios sustentáveis.
Como em qualquer curso de Engenharia de Produção estão presentes as disciplinas da área de Exatas de base, como Cálculo, Desenho Técnico e Princípios Físico-químicos. Na Engenharia de Produção, o aluno tem contato mais próximo com a Gestão e a Logística dos processos.
O estudante deve compreender tanto os princípios produtivos do ponto de vista técnico quanto administrativo. Por isso, estão incorporados temas em Economia, Dinâmica de Transportes e Segurança no Trabalho ao currículo do curso.
Outra competência fundamental do engenheiro de produção é a criatividade. O curso oferece, portanto, disciplinas voltadas à Inovação e Desenvolvimento de Produtos, assim como Planejamento e Controle da Produção.
Meio engenheiro, meio administrador, eis o grande diferencial oferecido pela Engenharia de Produção. O profissional formado pelo curso é habilitado a intervir em processos operacionais, mantendo o seu foco em estratégias de mercado.
Dessa forma, prioriza as necessidades competitivas da empresa sem se abster da qualidade e segurança da produção. Uma habilidade que satisfaz a corporação, o mercado e os clientes.
Oferecendo tantas vantagens, não é à toa que as oportunidades são igualmente diversificadas. O engenheiro de produção pode atuar em indústrias na fabricação de qualquer bem de consumo e serviços, nos setores público e privado.
Que tal apostar nessa carreira cheia de oportunidades e inovações? Inscreva-se!
Quer saber mais sobre a carreira, o mercado de trabalho e as oportunidades que o aguardam?