ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Formação: Bacharelado
Duração: 5 anos
Modalidade: EAD

INSCREVA-SE AGORA!


Engenharia de Produção – Unigranrio Afya

Sobre o curso

O curso de Engenharia de Produção da Unigranrio Afya desenvolve nos alunos a capacidade de avaliar os impactos do emprego da tecnologia na sociedade e os riscos que eles trazem para os direitos individuais, ao mesmo tempo em que oferece a oportunidade de conhecer diferentes domínios de aplicação da profissão. A graduação também tem a preocupação de desempenhar atividades com o propósito de incitar a reflexão crítica sobre os aspectos éticos relacionados com as aplicações da tecnologia. O curso, voltado ao atendimento das demandas do mercado, prima por dotar os seus egressos de competências nas áreas de Gestão da Produção, Qualidade, Segurança do Trabalho, Produto, Estratégica e Organizacional, Logística, Gestão Ambiental e Pesquisa Operacional. A Engenharia de Produção é responsável pelo projeto, pela implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos de produtos e serviços. Compete ao profissional da área especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da Matemática, Física, das Ciências Humanas e Sociais, junto aos princípios e métodos de análise e projeto da Engenharia. Devido ao fato de o engenheiro de produção agregar conhecimento estratégico para as empresas, ele tem um bom espaço no mercado de trabalho. O curso tem duração de cinco anos. Desde o primeiro período, o aluno associará o conhecimento teórico com as práticas da área, pondo “mãos na massa” em projetos curriculares articuladores que estão presentes em toda a graduação. A graduação em Engenharia de Produção é oferecida na modalidade EAD.

Competências

Compete ao profissional da área especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.

Diferenciais da unidade

O curso de Engenharia de Produção na Unigranrio Afya é responsável pelo projeto, implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos de produtos e serviços.

Perfil do egresso

o egresso está voltado a absorver novas tecnologias para a melhoria dos resultados estabelecidos pelas organizações em que atua, com uma visão crítica para avaliar os impactos de suas atividades nos contextos econômico, social e ambiental. Enfim, um profissional com um conjunto de competências, traduzidas em conhecimentos, habilidades e atitudes que o capacite a ter o domínio técnico e comportamental essenciais para o exercício profissional.

Mercado de trabalho

Os Engenheiros de Produção atuam em empresas industriais, nos ramos de metalurgia, fabricação de máquinas, equipamentos e veículos automotores, produtos alimentares e produção e refino de petróleo. E, estamos cada vez mais presentes no setor de serviços, nas atividades de logística, telecomunicações, informática e nas empresas securitárias e financeiras.

Diferenciais do curso

Dentre os diferenciais do curso, destacam-se:

  • O curso prevê integração plena entre teoria e prática por meio da execução de projetos e possibilita o desenvolvimento de atividades de pesquisa com ênfase em problemas reais;
  • O curso proporciona ao aluno a construção de competências para o planejamento, organização, gestão, supervisão, avaliação e pesquisa e busca atender às demandas tecnológicas atuais;
  • O curso possui infraestrutura de laboratórios com equipamentos que reproduzem situações do cotidiano relacionados à informática, automação, física, química e de produtos;
  • O curso conta com time de professores 100% no mínimo mestres e com vasta experiência de mercado;
  • O curso é enxuto, direto e desde o início foca no que realmente importa para a sua formação profissional.

Principais eventos

  • Semana de Engenharia e Tecnologia;
  • Semana de Acolhimento Discente;
  • Hackathon;
  • Jornada Científica.

Parcerias

Temos parceria com prefeituras e empresas privadas.

Atividades práticas

No curso as disciplinas de química, física, mecânica dos materiais e resistência dos materiais utilizam o laboratório virtual de aprendizagem e nas disciplinas do eixo específico também são utilizadas. Dentre as praticas do ciclo profissional destacam-se: Processos Industriais - Implementação de Ferramentas em uma Linha de Produção, Dinâmica Lean Manufacturing; Ferramenta MASP; Gráfico de Pareto; Indicação dos EPIs para Práticas Laborais; Bancada de Instalações Elétricas Industriais; Bancada de Medidas Elétricas; Ergonomia e Segurança Industrial - Verificação de Inconformidades em um Ambiente Industrial, dentre outras. utrilizamos os seguintes softwares: TinkerCAD, Gantter, Arduino, Arena, Lindo/lingo, Bizagi, dentre outros.

INSCREVA-SE AGORA!

COORDENADOR
  • Julio Cesar Pereira de Oliveira
MENSALIDADE

Confira os valores

OUTRAS INFORMAÇÕES

matriz curricular

Projeto Pedagógico