FARMÁCIA

Formação: Bacharelado
Duração: 5 anos
Modalidade: EAD, Presencial e Semipresencial
Turno: Manhã e Noite

INSCREVA-SE AGORA!


Curso de Farmácia – Unigranrio Afya

Sobre o curso

O curso de Farmácia da Unigranrio foi implantado na década de 1980 Desde o seu início acompanha as constantes mudanças no contexto da área da Saúde e as conquistas da profissão farmacêutica oferecendo formação generalista atualizada com as necessidades do mercado de trabalho. O projeto pedagógico do curso de Farmácia considera a trabalhabilidade como um de seus alicerces. O estudante ao longo de sua formação é desafiado em situações relacionadas com o mercado de trabalho como simulações de situações do dia a dia do farmacêutico aulas práticas contextualizadas visitas técnicas desenvolvimento do Projeto Curricular Articulador estratégia organizada como disciplina para desenvolver competências da trabalhabilidade gerando um produto que responde a uma necessidade real do mercado de trabalho. O curso obteve o 1º lugar no Estado do Rio de Janeiro entre as instituições de ensino superior particulares com fins lucrativos considerando a nota ENADE de 2019. Fomos avaliados em visita in loco pelo MEC em 2017 recebendo nota máxima 5. 

Competências

A Universidade busca preparar o egresso do Curso de Farmácia para atender às demandas do mundo do trabalho e manter-se atualizado, desenvolvendo sua autonomia para que aprofunde seus conhecimentos, com o intuito de desenvolver as competências, habilidades e atitudes requeridas para o exercício profissional e da cidadania. Além disso, ao oferecer esse Curso, a UNIGRANRIO busca oportunizar o acesso ao saber acadêmico e a democratização o conhecimento, como um meio de desenvolver, capacitar e empoderar as pessoas, colaborando, assim, para redução do nível de despreparo e para a minimização das desigualdades sociais.

Diferenciais da unidade

  • Laboratórios Multidisciplinares;
  • Laboratórios de informática;
  • Biblioteca coma amplo acervo físico e virtual. 

Perfil do egresso

O Curso de Graduação em Farmácia fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN e no referencial teórico-metodológico descrito no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e no Projeto Pedagógico do Curso - PPC tem como perfil do egresso, o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Ao final do curso, o farmacêutico encontra-se capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos; pautando sua conduta profissional em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, de forma comprometida com a transformação da realidade em benefício da sociedade.
O Curso de Farmácia da UNIGRANRIO é pautado em uma formação com princípios éticos e científicos, capacitando o egresso para atuar em diferentes níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), através de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde. O perfil egresso do Curso de Farmácia da UNIGRANRO tem como características um profissional Farmacêutico preparado para atuar na área da saúde, com a formação centrada nos fármacos, nos medicamentos, na assistência e atenção farmacêutica. Apresenta ainda uma formação que se integra às análises clínicas e toxicológicos, bem como em alimentos e cosméticos, em benefício do cuidado a saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Com este perfil de formação o Farmacêutico, egresso da UNIGRANRIO contribui de forma significativa para a qualidade de vida da população. 

Mercado de trabalho

O projeto pedagógico do curso de Farmácia considera a trabalhabilidade como um de seus alicerces. O estudante, ao longo de sua formação, é desafiado em situações relacionadas com o mercado de trabalho, como: simulações de situações do dia a dia do farmacêutico; aulas práticas contextualizadas; visitas técnicas; desenvolvimento do Projeto Curricular Articulador, estratégia organizada como disciplina para desenvolver competências da trabalhabilidade, gerando um produto que responde a uma necessidade real do mercado de trabalho.

Diferenciais do curso

O curso possui corpo docente altamente qualificado e atuante nas mais diversas áreas do segmento farmacêutico. O curso obteve o 1º lugar no Estado do Rio de Janeiro entre as instituições de ensino superior particulares com fins lucrativos, considerando a nota ENADE de 2019. Fomos avaliados em visita in loco pelo MEC em 2017, recebendo nota máxima (5). 

Principais eventos

  • Jornada Acadêmica de Farmácia;
  • Eventos da Liga Acadêmica de Hematologia: Palestras, Cursos e atividades diversas. Novembro Azul, Campanha de Fotoproteção, Workshop, Seminários Integrados, Projeto Integração com CRF/RJ entre outras.

Parcerias

Hospital Municipal Adão Pereira Nunes, Hospital Municipal Moacyr do Carmo, Unidade Pré-hospitalar do Pilar (UPH), Farmácias com manipulação, Farmácias de Homeopatia, Drogarias etc.

Atividades práticas

Os alunos realizam atividades práticas a partir do primeiro período e os estágios começam já no terceiro período do curso em áreas como: Farmácia Comunitária, Citologia, Análises Clínicas, Tecnologia, Farmácia Hospitalar entre outras.

INSCREVA-SE AGORA!

COORDENADOR
  • Lasaro Linhares Stephanelli
MENSALIDADE

Confira os valores

OUTRAS INFORMAÇÕES

PROJETO PEDAGÓGICO UNIDADE NOVA IGUAÇU