LETRAS PORTUGUÊS

Formação: Licenciatura
Duração: 4 anos
Modalidade: EAD

INSCREVA-SE AGORA!


Curso Letras Português – Unigranrio Afya

Sobre o curso

O curso de Letras (Português) na Unigranrio oferece uma formação abrangente que engloba o estudo da língua portuguesa em seus diversos aspectos, incluindo gramática, sintaxe, semântica, fonética e fonologia, além de proporcionar o conhecimento e a apreciação da literatura em língua portuguesa.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades práticas por meio de estágios supervisionados, nos quais podem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em contextos reais de ensino. Essa experiência de campo é fundamental para que os futuros profissionais se familiarizem com a prática docente e adquiram as competências necessárias para lecionar de forma eficaz.

Ao final da graduação, o aluno estará preparado para atuar em diversas áreas relacionadas à língua portuguesa e à literatura, como:

  1. Docência: O graduado em Letras (Português) estará apto para lecionar a disciplina de Língua Portuguesa em escolas de ensino fundamental e médio, além de poder ministrar aulas de literatura.

  2. Editoras: O profissional poderá trabalhar em editoras, atuando na produção, revisão e edição de textos em língua portuguesa, tanto no que diz respeito a obras literárias quanto a materiais didáticos e acadêmicos.

  3. Revisor de texto: O graduado poderá atuar como revisor de textos, realizando correções ortográficas, gramaticais e estilísticas em diferentes tipos de documentos, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações, entre outros.

Além dessas áreas, o curso de Letras (Português) também prepara os alunos para seguir carreiras em pesquisa acadêmica, tradução, produção de conteúdo para mídias digitais, entre outras possibilidades relacionadas à linguagem e à comunicação escrita.

Competências

Essas são algumas das competências que o curso de Letras (Português) na Unigranrio busca desenvolver nos seus alunos:

  1. Produção de textos orais e escritos em gêneros discursivos variados: O aluno é capacitado a produzir textos tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita, utilizando diferentes gêneros discursivos de acordo com as demandas profissionais e acadêmicas. Isso inclui a aplicação das regras de linguagem e normas técnicas da Língua Portuguesa.

  2. Atuação na docência na Educação Básica: O curso prepara os alunos para atuar como professores de Língua Portuguesa em diferentes etapas da Educação Básica, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Os alunos adquirem domínio dos saberes e fazeres pedagógicos necessários para lecionar com qualidade, assumindo uma postura ética, comprometida, solidária e crítica em relação à sua prática docente.

  3. Análise de textos teóricos e literários: Os estudantes são capacitados a analisar textos pertencentes ao cânone teórico e literário da Língua Portuguesa, estabelecendo relações, comparações e contrastes em diferentes situações. Eles desenvolvem habilidades de síntese e argumentação coerente, fundamentais para uma compreensão mais aprofundada da linguagem e da literatura.

Diferenciais da unidade

Entendido, no contexto do ensino a distância (EaD), essas competências são ainda mais relevantes, pois os alunos precisam desenvolver habilidades autônomas de estudo e comunicação, já que estão distantes fisicamente dos professores e colegas de curso. Assim, o curso de Letras (Português) na modalidade EaD da Unigranrio busca fornecer as ferramentas necessárias para que os alunos possam produzir textos de forma eficaz, tanto oralmente quanto por escrito, além de prepará-los para atuar na docência e na análise crítica de textos teóricos e literários.

As metodologias de ensino adotadas no EaD frequentemente incluem recursos como videoaulas, fóruns de discussão online, materiais didáticos digitais, atividades práticas remotas, entre outros, que visam proporcionar uma experiência de aprendizagem completa e enriquecedora mesmo à distância. A interação com tutores e colegas de curso também é incentivada por meio de ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências.

Perfil do egresso

O compromisso do Curso de Letras - Português da Unigranrio é formar profissionais capacitados não apenas para atuar como professores de língua e literaturas, mas também para desempenhar outras funções relevantes no mercado de trabalho. Além da docência em espaços escolares e não escolares, os graduados têm a oportunidade de trabalhar como redatores e revisores de textos em empresas e editoras.

Para isso, o curso busca desenvolver nos alunos uma visão crítica e abrangente das diferentes linguagens, com foco especial na linguagem verbal em suas modalidades oral e escrita. Os estudantes são preparados para compreender e analisar textos de forma aprofundada, aplicar normas técnicas de redação e revisão, e produzir conteúdos de qualidade para diversos contextos profissionais.

Dessa forma, o curso de Letras - Português da Unigranrio proporciona uma formação integral que visa não apenas a excelência acadêmica, mas também a inserção qualificada dos profissionais no mercado de trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

Mercado de trabalho

Exatamente, o profissional formado em Letras pela Unigranrio terá diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Algumas delas incluem:

  1. Lecionar língua e/ou literaturas na educação formal: O graduado em Letras estará apto a atuar como professor de língua portuguesa e literaturas em escolas de ensino fundamental, médio e também em instituições de ensino superior.

  2. Atuar como professor em cursos preparatórios: Muitos cursos preparatórios para vestibulares, concursos públicos e exames de proficiência demandam professores qualificados em língua portuguesa e literatura, tornando essa uma oportunidade de atuação para os profissionais de Letras.

  3. Exercer a função de redator e revisor de textos: O conhecimento aprofundado em língua portuguesa permite que o graduado em Letras atue como redator e revisor de textos em empresas, agências de comunicação, editoras, veículos de comunicação, entre outros. Essa função envolve a produção e a revisão de textos diversos, como artigos, manuais, propagandas, conteúdos para internet, entre outros.

Essas são apenas algumas das possibilidades de atuação para o profissional de Letras, que possui um campo bastante amplo e diversificado de oportunidades no mercado de trabalho.

Diferenciais do curso

O curso de Letras da Unigranrio oferece diversas oportunidades para os alunos se envolverem em projetos de extensão e formação prática, como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e a Residência Pedagógica. Esses programas permitem que os estudantes tenham uma experiência real em sala de aula, sob a supervisão de professores experientes, contribuindo para sua formação como futuros educadores.

Além disso, a capacitação para o ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros é uma área de crescente demanda, especialmente com o aumento da globalização e da mobilidade internacional. O conhecimento linguístico e literário adquirido no curso de Letras pode ser aplicado no desenvolvimento de metodologias e materiais de ensino voltados para estudantes estrangeiros que desejam aprender o idioma português.

Quanto ao empreendedorismo em Letras, os conhecimentos linguísticos e literários oferecem uma base sólida para explorar diversas oportunidades de negócios. Por exemplo, o graduado em Letras pode empreender na área editorial, criando sua própria editora ou oferecendo serviços de revisão, tradução e produção de conteúdo para diferentes mídias. Além disso, há possibilidades de empreendedorismo na área de produção cultural, como organização de eventos literários, cursos e oficinas de escrita criativa, entre outras atividades que valorizem a linguagem e a literatura.

Principais eventos

O Café Literário e a Semana de Letras são eventos importantes promovidos pelo curso de Letras da Unigranrio, que proporcionam um espaço para o compartilhamento de experiências, debates e reflexões sobre temas relacionados à linguagem, à literatura e à educação.

O Café Literário geralmente consiste em encontros informais, onde os participantes têm a oportunidade de discutir obras literárias, compartilhar suas impressões e experiências de leitura, além de conhecer novos autores e tendências literárias. Esses eventos contribuem para o estímulo à leitura e para a formação de uma comunidade de apreciadores de literatura.

Já a Semana de Letras é um evento mais abrangente, que pode incluir palestras, mesas-redondas, workshops, apresentações de trabalhos acadêmicos, exposições culturais e outras atividades relacionadas à área de Letras. Essa semana tem como objetivo fomentar o debate acadêmico, promover a integração entre estudantes e profissionais da área, e divulgar pesquisas e práticas inovadoras no campo da linguagem e da literatura.

Ambos os eventos são oportunidades valiosas para os alunos ampliarem seus conhecimentos, interagirem com colegas e professores, e enriquecerem sua formação acadêmica e cultural.

Parcerias

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica são iniciativas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que visam promover a formação prática de futuros professores, estimulando a inserção dos estudantes de licenciatura nas escolas de educação básica desde o início da graduação.

No PIBID, os estudantes bolsistas têm a oportunidade de desenvolver atividades práticas em escolas públicas, sob a orientação de professores da rede de ensino e supervisão de professores universitários. Eles atuam como coadjuvantes nas atividades de sala de aula, participam da elaboração de projetos pedagógicos e desenvolvem ações voltadas para o ensino e aprendizagem.

Já a Residência Pedagógica é uma etapa posterior, na qual os licenciandos vivenciam uma imersão mais intensa na prática docente, passando por um período de residência em escolas de educação básica. Durante esse período, eles têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na formação inicial, desenvolvendo atividades de regência de classe e participando de projetos educacionais.

Ambos os programas têm como objetivo promover a formação integral dos futuros professores, proporcionando uma experiência prática enriquecedora, que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a atuação profissional na educação básica.

Atividades práticas

Os estágios supervisionados, projetos e programas de iniciação à docência são componentes fundamentais para a formação prática dos estudantes de cursos de licenciatura, como Letras, Pedagogia e outras áreas relacionadas à educação.

Durante os estágios supervisionados, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, observar e participar das atividades pedagógicas sob a orientação de professores experientes. Essa experiência proporciona aos estudantes o contato direto com a realidade da sala de aula, possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na prática educativa.

Os projetos e programas de iniciação à docência, como o PIBID e a Residência Pedagógica mencionados anteriormente, também são importantes para complementar a formação dos futuros professores. Essas iniciativas proporcionam oportunidades de atuação prática em escolas de educação básica, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades de planejamento, execução e avaliação de atividades educativas, além de promoverem a reflexão sobre o papel do professor e os desafios da prática docente.

Dessa forma, as atividades práticas proporcionadas pelos estágios supervisionados, projetos e programas de iniciação à docência são essenciais para preparar os estudantes para a atuação profissional na área da educação, contribuindo para sua formação integral como professores comprometidos e qualificados. 

INSCREVA-SE AGORA!

COORDENADOR
  • Diego Santos Ferreira
MENSALIDADE

Confira os valores