NUTRIÇÃO

Formação: Bacharelado
Duração: 4 anos
Modalidade: EAD, Presencial e Semipresencial
Turno: Manhã | Noite

INSCREVA-SE AGORA!


Curso de Nutrição – Unigranrio Afya

Sobre o curso

A descrição do curso de Nutrição da Unigranrio destaca diversos aspectos importantes que contribuem para a formação de profissionais qualificados e preparados para atuar em diferentes áreas da nutrição. Aqui estão alguns pontos-chave:

  1. Formação Integrada com o Mercado de Trabalho: O curso busca alinhar a formação dos alunos às demandas e necessidades do mercado de trabalho em nutrição, garantindo que os profissionais formados estejam aptos a atuar em diversas áreas onde a alimentação e nutrição são fundamentais.
  2. Metodologias Ativas: A adoção de metodologias ativas de ensino proporciona uma integração eficaz entre teoria e prática, permitindo que os alunos se tornem protagonistas do próprio aprendizado e desenvolvam as competências necessárias para enfrentar os desafios profissionais.
  3. Laboratórios Especializados: A disponibilidade de laboratórios especializados em diversas áreas da nutrição, como Técnica Dietética, Tecnologia dos Alimentos, Avaliação Nutricional, entre outros, oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar experiências práticas e desenvolver habilidades técnicas essenciais para a profissão.
  4. Acompanhamento Personalizado: A presença de uma equipe de preceptoras nutricionistas para acompanhar diariamente os estagiários durante os estágios contribui para um aprendizado mais individualizado e eficaz, garantindo um acompanhamento próximo e orientações específicas para cada aluno.
  5. Convênios de Estágio: O amplo portfólio de convênios de estágio proporciona aos alunos uma variedade de oportunidades para aplicar seus conhecimentos na prática, em diferentes contextos e ambientes profissionais, enriquecendo sua formação e preparando-os para a inserção no mercado de trabalho.

No geral, o curso de Nutrição da Unigranrio demonstra um compromisso com a excelência na formação de profissionais éticos, críticos e reflexivos, capazes de enfrentar os desafios e contribuir para o avanço da área de alimentação e nutrição, atendendo às demandas da sociedade e promovendo a saúde e o bem-estar dos indivíduos.

COMPETÊNCIAS

O curso de Nutrição da Universidade Unigranrio oferece uma abordagem abrangente e atualizada, visando formar profissionais generalistas capazes de atuar em diversas áreas onde a alimentação e nutrição desempenham um papel fundamental. Algumas características-chave do curso incluem:

  1. Formação Generalista e Integrada: O curso prepara profissionais capazes de atuar em diferentes contextos da nutrição, incluindo hospitais, clínicas, consultórios, postos de saúde, academias, restaurantes, indústrias de alimentos, entre outros, alinhando-se às necessidades da sociedade e promovendo a segurança alimentar e nutricional da população.
  2. Atualização Constante nas Áreas de Atuação: O curso busca manter os alunos atualizados nas diversas áreas de atuação profissional da nutrição, garantindo que possam contribuir efetivamente para a promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e comunidades.
  3. Metodologias Ativas: A adoção de metodologias ativas de ensino permite uma integração eficaz entre teoria e prática, estimulando o desenvolvimento de competências necessárias para enfrentar os desafios do cenário político, econômico e social atual.
  4. Diversidade de Áreas de Atuação: Além das áreas tradicionais da nutrição, como hospitais e clínicas, o curso destaca outras oportunidades de atuação, como docência e marketing em nutrição, ampliando as possibilidades de carreira para os graduados.
  5. Ênfase na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida: O curso prepara profissionais para atuar na promoção da saúde e na prevenção de doenças, enfatizando a importância da alimentação adequada e saudável para o bem-estar individual e coletivo.

Esses aspectos destacam o compromisso do curso de Nutrição da Universidade Unigranrio em formar profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios e demandas do mercado de trabalho em nutrição, contribuindo para o avanço da área e para o bem-estar da sociedade.

Diferenciais da unidade

A presença de laboratórios especializados e a oferta de convênios de estágio são elementos essenciais para a formação prática e completa dos alunos de Nutrição na Universidade Unigranrio. Aqui estão algumas informações adicionais sobre esses recursos:

  1. Laboratórios Especializados:

    • Técnica Dietética e Tecnologia dos Alimentos: Permite aos alunos estudar e praticar técnicas relacionadas ao preparo e processamento de alimentos, bem como avaliar a qualidade e segurança alimentar.
    • Avaliação Nutricional: Oferece aos alunos a oportunidade de aprender e praticar técnicas de avaliação do estado nutricional de indivíduos, incluindo medições antropométricas, análises bioquímicas e avaliação dietética.
    • Morfofisiologia: Possibilita o estudo detalhado da anatomia e fisiologia do corpo humano, proporcionando uma compreensão profunda das bases biológicas da nutrição.
    • Microbiologia e Parasitologia: Permite aos alunos estudar micro-organismos e parasitas relevantes para a segurança alimentar e a saúde pública, bem como praticar técnicas de identificação e análise.
    • Microbiologia dos Alimentos: Foca especificamente no estudo dos micro-organismos presentes nos alimentos e nas técnicas de análise microbiológica aplicadas à indústria alimentícia.
    • Análise Físico-química dos Alimentos: Oferece aos alunos a oportunidade de aprender e praticar técnicas de análise físico-química de alimentos, incluindo determinações de composição, qualidade e segurança.
    • Simulação Realística e Informática: Permitem aos alunos simular cenários reais de atuação profissional, praticar tomadas de decisão e aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas, além de utilizar recursos tecnológicos para análise e gerenciamento de dados.
  2. Equipe de Preceptoras Nutricionistas:

    • A presença de uma equipe de preceptoras nutricionistas para o acompanhamento diário dos estagiários proporciona um suporte individualizado e orientações especializadas durante o período de estágio, garantindo uma experiência prática de alta qualidade e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos alunos.

Esses recursos demonstram o compromisso da Universidade Unigranrio em oferecer uma formação prática e de excelência para os alunos de Nutrição, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir de forma significativa para a promoção da saúde e qualidade de vida da população.

Perfil do egresso

O perfil do profissional nutricionista formado pela UNIGRANRIO atende plenamente às competências e habilidades preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos da área de saúde, bem como pelas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Nutrição, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o egresso estará apto para atuar em diversas áreas da nutrição, conforme estabelecido pela Resolução CFN Nº 600, de 25 de fevereiro de 2018.

  1. Competências e Habilidades Gerais:

    • Atenção à saúde: Capacidade de promover, proteger e restabelecer a saúde por meio da alimentação e nutrição.
    • Tomada de decisões: Habilidade para analisar criticamente situações e tomar decisões embasadas em evidências científicas.
    • Comunicação: Capacidade de se comunicar de forma eficaz com diferentes públicos, incluindo pacientes, equipe multidisciplinar e comunidade em geral.
    • Liderança: Capacidade de liderar equipes e promover o trabalho em equipe interdisciplinar.
    • Administração e Gerenciamento: Habilidade para gerenciar recursos, processos e projetos na área da nutrição.
    • Educação permanente: Comprometimento com a atualização constante e o aprimoramento profissional ao longo da carreira.
  2. Áreas de Atuação:

    • Nutrição em Alimentação Coletiva: Atuação em unidades de alimentação e nutrição, como restaurantes, escolas, hospitais, empresas, entre outros, garantindo a qualidade e segurança alimentar.
    • Nutrição em Saúde Coletiva: Trabalho em políticas públicas de saúde, programas de promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças.
    • Nutrição Clínica: Atendimento nutricional individualizado, com foco na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças por meio da alimentação.
    • Nutrição em Esportes e Exercício Físico: Orientação nutricional para praticantes de atividade física e atletas, visando melhor desempenho e recuperação.
    • Nutrição na Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos: Atuação em empresas alimentícias, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos.
    • Nutrição no Ensino, Pesquisa e Extensão: Contribuição para a formação de novos profissionais, pesquisa científica e extensão universitária.

Essa formação abrangente e alinhada com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho proporciona ao profissional nutricionista graduado pela UNIGRANRIO as habilidades e competências necessárias para uma atuação ética, crítica e reflexiva em todas as áreas onde a nutrição se faz presente.

Mercado de trabalho

A descrição da área de atuação do nutricionista destaca a diversidade de campos em que esse profissional pode trabalhar, refletindo a crescente importância da nutrição na promoção da saúde e qualidade de vida. Aqui estão algumas das principais atividades desenvolvidas pelos nutricionistas em diferentes áreas:

  1. Educação Nutricional e Alimentar:

    • Desenvolvimento e implementação de programas educativos para promover hábitos alimentares saudáveis e conscientização sobre a importância da nutrição.
  2. Assistência Nutricional em Instituições Públicas ou Privadas:

    • Prestação de serviços de nutrição em hospitais, clínicas, escolas, creches, empresas, restaurantes, entre outros, visando atender às necessidades nutricionais da população.
  3. Promoção de Ações e Programas de Prevenção de Doenças:

    • Desenvolvimento de campanhas e intervenções para prevenir doenças relacionadas à alimentação, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
  4. Assistência Dietética Individualizada:

    • Realização de avaliações nutricionais e prescrição de dietas individualizadas para indivíduos saudáveis ou enfermos, considerando suas necessidades nutricionais e condições de saúde.
  5. Elaboração de Informes Técnico-Científicos e Gerenciamento de Projetos:

    • Participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento de produtos alimentícios, controle de qualidade e gestão de programas de alimentação e nutrição.
  6. Controle de Qualidade de Alimentos:

    • Realização de análises e testes para garantir a qualidade e segurança dos alimentos produzidos e comercializados, incluindo aspectos nutricionais, microbiológicos e físico-químicos.
  7. Atuação em Marketing e Desenvolvimento de Estudos:

    • Contribuição para estratégias de marketing de alimentos e bebidas, desenvolvimento de estudos de mercado e análise de tendências nutricionais.
  8. Prescrição de Suplementos Nutricionais e Solicitação de Exames Laboratoriais:

    • Recomendação de suplementos nutricionais quando necessário para complementar a dieta, bem como solicitação de exames laboratoriais para monitoramento do estado nutricional.
  9. Divulgação de Informações Técnico-Científicas:

    • Compartilhamento de informações e materiais técnicos sobre alimentação e nutrição por meio de palestras, workshops, materiais impressos e digitais, entre outros.

Essas atividades demonstram a amplitude e a importância do papel do nutricionista na promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população. 

Diferenciais do curso

A inserção dos profissionais em formação desde o início do curso nas áreas de atuação do nutricionista é fundamental para proporcionar uma experiência prática e enriquecedora aos estudantes. O curso de Nutrição da Unigranrio demonstra um compromisso com essa abordagem, oferecendo três Certificações Intermediárias ao longo da graduação, que fornecem aos alunos conhecimentos específicos e habilidades práticas em áreas-chave da profissão.

  1. Certificações Intermediárias:

    • Nutrição em Esporte: Prepara os alunos para atuar na orientação nutricional de atletas e praticantes de atividade física, considerando as necessidades nutricionais específicas para o desempenho esportivo.
    • Gestão dos Serviços de Alimentação e Nutrição: Capacita os alunos para gerenciar unidades de alimentação coletiva, como restaurantes, escolas, hospitais e empresas, garantindo a qualidade e segurança alimentar.
    • Gestão da Qualidade em Alimentos: Foca na garantia da qualidade e segurança dos alimentos, preparando os alunos para atuar na indústria de alimentos, realizando análises, controle de processos e implementação de normas de qualidade.
  2. Parcerias e Convênios:

    • A Unigranrio estabelece parcerias com instituições públicas e privadas, como hospitais, clínicas, academias, clubes esportivos e órgãos governamentais, proporcionando aos alunos oportunidades de estágios, visitas técnicas e participação em programas, projetos de pesquisa e extensão.
    • As Policlínicas Duque de Caxias e Barra da Tijuca oferecem ambientes propícios para a prática clínica e o atendimento à comunidade, permitindo aos alunos vivenciar situações reais de trabalho e aplicar seus conhecimentos na prática.

Essas oportunidades de aprendizado prático e a integração com o mercado de trabalho desde o início da formação contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional dos alunos de Nutrição da Unigranrio, preparando-os de forma abrangente e qualificada para atuar nas diversas áreas da profissão.

Principais eventos

A Unigranrio oferece uma série de atividades e programas para promover a integração dos estudantes e enriquecer sua experiência acadêmica no curso de Nutrição. Algumas dessas iniciativas incluem:

  1. Semana de Integração Discente: Uma semana de atividades no início do semestre letivo para recepcionar os novos alunos e promover a integração com os veteranos. Essa semana pode incluir palestras, workshops, dinâmicas de grupo e atividades sociais.

  2. Jornada de Nutrição: Um evento anual dedicado ao tema da nutrição, que pode abordar questões atuais, tendências, pesquisas e práticas relevantes para a área. A jornada pode incluir palestras de profissionais renomados, apresentações de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas e atividades práticas.

  3. Ciclo de Palestras: Palestras periódicas ministradas por profissionais da área de nutrição, abordando temas variados e relevantes para a formação dos alunos. Essas palestras podem ser organizadas em parceria com instituições de saúde, empresas ou organizações relacionadas à nutrição.

  4. Programa de Monitorias: Oferecimento de monitorias acadêmicas, onde alunos mais experientes auxiliam os colegas em disciplinas específicas, tirando dúvidas, revisando conteúdos e promovendo o aprendizado colaborativo.

Essas iniciativas visam enriquecer o aprendizado dos alunos, promover a troca de conhecimentos e experiências, incentivar a participação ativa na comunidade acadêmica e preparar os estudantes para os desafios da profissão de nutricionista.

Parcerias

A colaboração com órgãos governamentais, como a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, é de suma importância para o curso de Nutrição da Unigranrio, pois proporciona aos alunos oportunidades de estágio, pesquisa e extensão, além de contribuir para a promoção da saúde da comunidade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais essa parceria pode ser realizada:

  1. Estágios Curriculares: Os alunos de Nutrição podem realizar estágios obrigatórios ou voluntários em unidades de saúde gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria Estadual de Saúde. Isso proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática e adquirir experiência profissional sob a supervisão de profissionais qualificados.

  2. Programas de Saúde Pública: A colaboração com essas secretarias pode envolver a participação em programas de saúde pública, como campanhas de vacinação, programas de controle de doenças crônicas não transmissíveis, promoção da alimentação saudável e prevenção da desnutrição em comunidades carentes.

  3. Pesquisa em Saúde: Os alunos e professores podem colaborar com os órgãos de saúde pública em pesquisas epidemiológicas, estudos de intervenção nutricional, avaliação de programas de saúde e outras pesquisas relevantes para a área da nutrição e saúde pública.

  4. Extensão Universitária: A universidade pode desenvolver projetos de extensão em parceria com as secretarias de saúde, oferecendo serviços de nutrição à comunidade, como orientação nutricional, palestras educativas, avaliação do estado nutricional e desenvolvimento de materiais educativos.

  5. Participação em Conselhos de Saúde: Alunos e professores podem participar de conselhos municipais ou estaduais de saúde, contribuindo com suas perspectivas e conhecimentos para o planejamento e monitoramento das políticas de saúde locais.

Essa colaboração entre a Unigranrio e os órgãos de saúde governamentais é benéfica tanto para os alunos, que têm a oportunidade de vivenciar a prática profissional em contextos reais, quanto para a comunidade, que recebe serviços de saúde de qualidade e ações de promoção da saúde.

Atividades práticas

A abordagem de ensino adotada pelo curso de Nutrição da Unigranrio reflete um compromisso com a formação prática e abrangente dos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e para uma atuação eficaz como gestores em diferentes contextos profissionais. Alguns aspectos dessa abordagem incluem:

  1. Conteúdos Práticos e Atualizados: Os conteúdos são direcionados para situações reais do cotidiano profissional, fornecendo aos alunos as habilidades e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios do campo da nutrição. Isso pode incluir estudos de casos, análise de situações práticas e discussões sobre questões contemporâneas da área.

  2. Recursos Multimídia Avançados: A utilização de recursos multimídia avançados, como vídeos, simulações interativas, softwares de gestão e ferramentas online, enriquece o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interativa aos alunos.

  3. Metodologias Ativas: As metodologias ativas de ensino, como aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudos de caso e aprendizagem colaborativa, são empregadas para promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a tomada de decisões.

  4. Simulação de Negócios: Disciplinas que permitem a simulação de negócios em situações próximas da realidade empresarial capacitam os alunos para atuarem como gestores competentes, desenvolvendo habilidades de liderança, planejamento estratégico, tomada de decisões, gestão de recursos e resolução de conflitos.

  5. Foco na Formação de Gestores: O curso visa formar profissionais completos e preparados para assumir posições de liderança e gestão em diferentes contextos da área de nutrição, fornecendo-lhes as competências necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma eficaz e inovadora.

Essa abordagem centrada na prática e no uso de recursos avançados de ensino contribui para uma formação de alta qualidade e para o desenvolvimento de profissionais capacitados e preparados para os diversos aspectos da gestão em nutrição.

INSCREVA-SE AGORA!

COORDENADOR
  • Ricardo Laino Ribeiro
MENSALIDADE

Confira os valores