PEDAGOGIA

Formações: Bacharelado
Duração: 4 anos
Modalidade: EAD

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Curso de Pedagogia – Unigranrio Afya
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Sobre o curso

O curso de Pedagogia da Unigranrio tem como principal objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa capaz de atender às demandas atuais da Educação, alinhando-se às Diretrizes Curriculares do MEC e às necessidades do mercado de trabalho. Aqui estão alguns aspectos-chave do curso:

  1. Formação Alinhada às Necessidades da Educação Básica: O curso de Pedagogia da Unigranrio é projetado para fornecer uma formação alinhada às necessidades atuais da Educação Básica, preparando os alunos para enfrentar os desafios do ambiente educacional contemporâneo.

  2. Domínio de Tecnologias Digitais: Uma ênfase é colocada no domínio das tecnologias em plataformas digitais, capacitando os alunos a utilizar recursos digitais de maneira eficaz em contextos educacionais. Isso inclui o uso de objetos de aprendizagem, cultura Maker, aplicativos, softwares e outros recursos pedagógicos.

  3. Metodologias Ativas: O curso adota metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que incentivam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Isso pode incluir atividades práticas, projetos de pesquisa, debates, estudos de caso e trabalho em grupo.

  4. Preparação para Diversos Campos de Atuação: Os alunos são preparados para atuar em diversas áreas, incluindo o magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio (modalidades Normal e Educação Profissional), além de assumir funções de gestão em contextos escolares e não escolares.

  5. Atuação em Diversos Contextos Educacionais: Além do magistério, o profissional formado em Pedagogia pela Unigranrio estará apto para atuar em uma variedade de contextos educacionais, como creches, brinquedotecas, eventos educacionais, projetos comunitários, ONGs, museus, entre outros.

Em resumo, o curso de Pedagogia da Unigranrio oferece uma formação abrangente e atualizada, preparando os alunos para enfrentar os desafios do campo educacional contemporâneo e para atuar de forma eficaz em diversas áreas e contextos educacionais. 

Competências

Essas são algumas competências e habilidades essenciais que os alunos do curso de Pedagogia da Unigranrio desenvolverão ao longo de sua formação:

  1. Construir Soluções Positivas: Os alunos serão capacitados para desenvolver soluções positivas, tangíveis e aplicáveis tanto no campo profissional quanto pessoal. Isso envolve a habilidade de articular conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas de maneira eficaz e construtiva.

  2. Executar Procedimentos Pedagógicos e/ou Gestoriais: Eles serão capazes de executar procedimentos pedagógicos e/ou gestoriais que atendam aos diferentes estilos de aprendizado, utilizando uma variedade de recursos didáticos, metodológicos e tecnológicos. Isso inclui a capacidade de adaptar as práticas educacionais para diferentes contextos, tanto escolares quanto não escolares.

  3. Trabalhar em Equipe Multidisciplinar: Os alunos aprenderão a trabalhar em equipe multidisciplinar ou interdisciplinar para desenvolver propostas pedagógicas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Eles serão capazes de utilizar diversos recursos didáticos, metodológicos e tecnológicos para diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem holística e integrada ao ensino.

  4. Gerar Produções Pedagógicas: Eles serão capazes de gerar produções pedagógicas que articulem diferentes saberes fundamentais da Pedagogia, levando em consideração políticas públicas, recursos financeiros, requisitos regulatórios e curriculares. Isso envolve a habilidade de elaborar propostas educacionais inovadoras e eficazes, alinhadas com as necessidades e demandas do contexto educacional atual.

Essas competências e habilidades são fundamentais para preparar os futuros pedagogos para enfrentar os desafios do campo educacional e contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade da educação em diversos contextos.

Diferenciais da unidade

Mesmo sendo um curso de Educação a Distância (EaD), o curso de Pedagogia da Unigranrio continua a promover o desenvolvimento das competências e habilidades mencionadas. Veja como esses objetivos podem ser alcançados no contexto do ensino a distância:

  1. Construção de Soluções Positivas: Os alunos podem participar de atividades colaborativas online, como fóruns de discussão, trabalhos em grupo e projetos práticos, onde são incentivados a resolver problemas e desenvolver soluções positivas para desafios educacionais.

  2. Execução de Procedimentos Pedagógicos e/ou Gestoriais: Através de plataformas de aprendizagem online, os alunos têm acesso a materiais didáticos digitais, recursos multimídia e ferramentas interativas que os ajudam a desenvolver habilidades pedagógicas e de gestão, adaptadas ao ambiente virtual.

  3. Trabalho em Equipe Multidisciplinar: Mesmo à distância, os alunos podem colaborar com colegas e professores de diferentes áreas através de ferramentas de comunicação online, realizando projetos e atividades que promovam uma abordagem multidisciplinar e integrada ao ensino.

  4. Geração de Produções Pedagógicas: Os alunos podem desenvolver produções pedagógicas, como planos de aula, projetos educacionais e materiais didáticos, utilizando recursos digitais e tecnológicos disponíveis na plataforma de ensino, e aplicando os princípios pedagógicos aprendidos ao longo do curso.

Portanto, mesmo no contexto do ensino a distância, o curso de Pedagogia da Unigranrio continua a proporcionar uma formação abrangente e de qualidade, preparando os alunos para atuar de forma eficaz no campo educacional.

Perfil do egresso

O perfil do pedagogo formado pelo curso da UNIGRANRIO abrange uma série de competências e habilidades que o capacitam para atuar de forma eficaz em diferentes contextos educacionais. Aqui está uma descrição detalhada do perfil profissional:

  1. Docência na Educação Básica: O pedagogo formado pela UNIGRANRIO está preparado para atuar como professor na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de possuir habilitação para lecionar em cursos de Ensino Médio na modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional.

  2. Gestão e Organização Educacional: Ele possui habilidades para gerenciar e organizar sistemas educacionais, unidades escolares, projetos e experiências educativas em diversos contextos, tanto escolares quanto não escolares.

  3. Planejamento e Coordenação de Ações Educacionais: O pedagogo é capaz de planejar, coordenar, acompanhar, supervisionar, orientar e avaliar ações educativas, integrando diferentes funções e processos educacionais para promover o desenvolvimento integral dos alunos.

  4. Produção e Difusão do Conhecimento Educacional: Ele tem capacidade para produzir e disseminar conhecimento científico e tecnológico no campo educacional, tanto em contextos escolares quanto em organizações não governamentais, empresas, hospitais e outros.

  5. Formulação e Implementação de Políticas Públicas: O pedagogo está apto a participar da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas na área da educação, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do sistema educacional como um todo.

Portanto, o pedagogo formado pela UNIGRANRIO possui um perfil profissional amplo e diversificado, que o capacita para atuar de forma eficaz em diferentes áreas e contextos educacionais, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e o bem-estar da comunidade. 

Mercado de trabalho

O pedagogo formado pela UNIGRANRIO está preparado para desempenhar diversas funções e responsabilidades tanto em espaços escolares quanto não escolares. Aqui estão algumas das principais áreas de atuação:

  1. Docência na Educação Infantil: O pedagogo pode atuar como professor na Educação Infantil, planejando e desenvolvendo atividades pedagógicas adequadas ao desenvolvimento das crianças nessa faixa etária.

  2. Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Ele também pode lecionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a alfabetização, o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais dos alunos.

  3. Docência no Ensino Médio e Formação Profissional: Além disso, o pedagogo está apto a ministrar aulas no Ensino Médio, incluindo cursos de formação profissional e de formação de professores para o Ensino Médio.

  4. Gestão Educacional: Ele pode ocupar cargos de gestão educacional, como coordenador pedagógico, diretor escolar ou supervisor educacional, sendo responsável pela coordenação, planejamento e avaliação das atividades escolares.

  5. Atuação em ONGs: Em organizações não governamentais (ONGs), o pedagogo pode desenvolver e coordenar projetos educacionais voltados para comunidades carentes, crianças em situação de vulnerabilidade social, entre outros.

  6. Educação em Hospitais: Nos hospitais, o pedagogo pode atuar na área de humanização da saúde, desenvolvendo atividades educativas para crianças hospitalizadas, familiares e profissionais de saúde.

  7. Educação em Empresas: Nas empresas, ele pode trabalhar em programas de capacitação e treinamento de funcionários, desenvolvendo atividades voltadas para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Essas são apenas algumas das possíveis áreas de atuação para o pedagogo formado pela UNIGRANRIO. Sua formação abrangente e versátil o prepara para enfrentar os desafios e contribuir de forma significativa em diferentes contextos educacionais e sociais.

Diferenciais do curso

O curso de Pedagogia da Unigranrio prepara os alunos não apenas para a docência, mas também para outras áreas dentro do campo educacional, como a atuação como orientador pedagógico. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o curso pode preparar os alunos para essa função:

  1. Conhecimento Teórico e Prático: O curso oferece uma base sólida em teorias educacionais, psicologia da aprendizagem, desenvolvimento infantil e metodologias de ensino. Esse conhecimento é essencial para entender as necessidades dos alunos e desenvolver estratégias eficazes de orientação pedagógica.

  2. Habilidades de Comunicação e Relacionamento: Como orientador pedagógico, é importante ter habilidades sólidas de comunicação e relacionamento interpessoal para trabalhar com alunos, pais e professores. O curso pode fornecer oportunidades para desenvolver essas habilidades por meio de atividades práticas, como estágios e projetos de pesquisa.

  3. Capacidade de Avaliação e Acompanhamento: Um bom orientador pedagógico deve ser capaz de avaliar o desempenho dos alunos, identificar áreas de dificuldade e desenvolver planos de ação para ajudá-los a superar desafios acadêmicos. O curso pode oferecer treinamento em técnicas de avaliação e acompanhamento do progresso dos alunos.

  4. Conhecimento em Psicopedagogia e Educação Inclusiva: O curso pode abordar temas relacionados à psicopedagogia e à educação inclusiva, fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para apoiar alunos com necessidades especiais e promover uma educação inclusiva e equitativa.

  5. Ética Profissional e Responsabilidade Social: Como profissionais da educação, os orientadores pedagógicos devem agir com ética e responsabilidade social. O curso pode enfatizar a importância da ética profissional, da equidade e da justiça social na prática educacional.

Portanto, o curso de Pedagogia da Unigranrio prepara os alunos para uma variedade de funções dentro do campo educacional, incluindo a atuação como orientador pedagógico, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho.

Principais eventos

A realização de um Fórum de Educação ou uma Semana de Educação pode ser uma excelente iniciativa promovida pelo curso de Pedagogia da Unigranrio. Esses eventos podem oferecer uma série de benefícios, tanto para os alunos quanto para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Aqui estão algumas vantagens de realizar esses eventos:

  1. Troca de Conhecimento: Os fóruns e semanas de educação proporcionam um espaço para a troca de conhecimento e experiências entre alunos, professores, profissionais da área e membros da comunidade. Isso pode enriquecer o aprendizado dos participantes e promover discussões significativas sobre questões educacionais atuais.

  2. Atualização Profissional: Esses eventos oferecem palestras, workshops, mesas-redondas e outras atividades que permitem aos participantes se manterem atualizados sobre as tendências, práticas e pesquisas recentes no campo da educação. Isso é especialmente importante para os alunos e profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

  3. Networking: Os fóruns e semanas de educação proporcionam oportunidades para estabelecer contatos profissionais e criar redes de apoio dentro da área da educação. Isso pode ser útil para os alunos na busca por estágios, empregos e oportunidades de desenvolvimento profissional no futuro.

  4. Visibilidade da Instituição: A realização desses eventos pode aumentar a visibilidade da instituição de ensino, demonstrando seu compromisso com a promoção do conhecimento e o desenvolvimento educacional. Isso pode atrair alunos, professores e parceiros em potencial para a universidade.

  5. Impacto na Comunidade: Os fóruns e semanas de educação podem ter um impacto positivo na comunidade, promovendo a conscientização sobre questões educacionais importantes e oferecendo recursos e suporte para educadores, pais e alunos locais.

Portanto, a organização de um Fórum de Educação ou uma Semana de Educação pode ser uma estratégia valiosa para o curso de Pedagogia da Unigranrio, proporcionando benefícios significativos para todos os envolvidos.

Parcerias

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica são programas importantes promovidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que têm como objetivo promover a formação de professores, melhorar a qualidade da educação básica e estabelecer uma maior integração entre a universidade e as escolas públicas. Aqui está uma breve explicação sobre cada um desses programas:

  1. PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência): O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência para estudantes de licenciatura que estejam cursando a partir do 3º período. Os bolsistas são inseridos em escolas de educação básica, onde desenvolvem atividades pedagógicas sob a orientação de um professor supervisor e de um professor da universidade, o chamado docente da área. O programa visa proporcionar aos estudantes uma experiência prática na docência, contribuindo para sua formação profissional e incentivando o interesse pela carreira docente.

  2. Residência Pedagógica: A Residência Pedagógica é um programa mais avançado, voltado para estudantes de licenciatura que estejam cursando os últimos anos do curso. Assim como no PIBID, os participantes são inseridos em escolas de educação básica, onde desenvolvem atividades práticas de docência. No entanto, o foco da Residência Pedagógica é proporcionar uma formação mais aprofundada e continuada aos estudantes, com uma carga horária maior de atividades práticas e uma maior integração com as políticas e práticas educacionais das escolas.

Ambos os programas têm como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da formação de professores e para a aproximação entre a teoria e a prática na educação básica. Eles oferecem uma oportunidade valiosa para os estudantes vivenciarem o cotidiano escolar, desenvolverem habilidades de ensino e reflexão pedagógica, e se prepararem para a carreira docente. Além disso, beneficiam as escolas parceiras ao proporcionar um apoio pedagógico adicional e estimular a troca de experiências entre os professores da universidade e os professores da educação básica.

Atividades práticas

As atividades práticas no contexto dos estágios supervisionados, projetos e programas de iniciação à docência são fundamentais para a formação dos futuros professores. Essas experiências proporcionam aos estudantes de licenciatura a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais de ensino e aprendizagem, sob a supervisão de professores experientes e qualificados.

Os estágios supervisionados são parte integrante da formação do futuro professor, permitindo que ele vivencie o ambiente escolar, interaja com os alunos, desenvolva habilidades de planejamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas, e reflita sobre sua prática docente. Essa imersão no cotidiano escolar é essencial para que o estudante compreenda os desafios e demandas da profissão e se prepare adequadamente para atuar como educador.

Além dos estágios supervisionados, os projetos e programas de iniciação à docência, como o PIBID e a Residência Pedagógica mencionados anteriormente, oferecem oportunidades adicionais para os estudantes se envolverem em atividades práticas e colaborarem com escolas e professores da educação básica. Esses programas proporcionam uma experiência mais intensiva e continuada na docência, contribuindo para a formação de professores mais qualificados e comprometidos com a qualidade da educação.

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COORDENADORA
  • Diego Santos Ferreira
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