SERVIÇO SOCIAL

Formação: Bacharelado
Duração: 5 anos
Modalidade: EAD
Turno: Manhã e Noite.

INSCREVA-SE AGORA!


Curso Serviço Social Unigranrio Afya

Sobre o curso

O curso de Serviço Social da Unigranrio Afya propicia a formação de assistentes sociais para atuação em questões sociais nas diversas áreas como educação saúde assistência social sistema de justiça militar entre outras formulando e executando propostas para seu desempenho por meio de políticas sociais públicas empresariais de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais A graduação oferece formação intelectual e cultural inovadora competente em sua área de desempenho com capacidade de inserção criativa e proposital no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

Competências

Formar profissionais comprometidos com valores e princípios do Projeto 
Ético-Político do Serviço Social Brasileiro para atuar nas expressões da questão social, 
formulando, implementando, assessorando ou prestando consultoria em matéria de 
Serviço Social. 

  • Capacitar os egressos para a análise crítica dos processos sociais em uma perspectiva de totalidade.
  • Qualificar os Assistentes Sociais para a análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no país.
  • Qualificar os Assistentes Sociais para a compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade.
  • Qualificar os Assistentes Sociais para a identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado.
  • Discutir com os graduandos valores que se coadunam com o Projeto Pedagógico Institucional e o Projeto Ético Político do Serviço Social brasileiro. 
  • Desenvolver projetos de extensão, envolvendo professores, alunos e atores sociais na promoção da qualidade de vida e conscientização e viabilização de direitos, no sentido de ampliar e consolidar a cidadania junto à comunidade externa.
  • Desenvolver competências profissionais e pessoais para que o egresso exerça atividade em instituições públicas, privadas e outras entidades. 

Perfil do egresso

Sólida formação científica e técnica na área de formação profissional, de modo que seja capaz de perceber, identificar e acompanhar as mudanças contextuais da realidade na qual está inserido, fazendo as intervenções necessárias baseadas em princípios éticos e de cidadania e uma sólida visão humanística.

  • Habilidade de refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais, ambientais e profissionais, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo.
  • Visão inter e multidisciplinar, holística e, ao mesmo tempo, especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas interações com os processos organizacionais que as originam e que delas decorrem.
  • Capacidade de utilizar, criticamente, o instrumental técnico-operativo articulado à dimensão teórico-metodológica oferecido em seu curso, sendo, portanto, competente para se posicionar de um ponto de vista ético-político sobre o exercício profissional.
  • Capacidade em analisar criticamente o movimento sócio histórico da 
    realidade brasileira e da inserção da(o) Assistente Social na divisão social e técnica do trabalho, por meio de uma intervenção que respeite às diferenças étnico-racial, de gênero, geracional, religiosa, visando a ampliação e consolidação da cidadania. 
  • Capacidade em pesquisar, diagnosticar, propor planos e programas de ação para diferentes contextos;
  • Capacidade para elaborar, coordenar, desenvolver, executar e avaliar programas e projetos nas diferentes políticas públicas.
  • Capacidade de assumir funções de assessoria, consultoria, planejamento 
    e gestão nas diferentes políticas públicas;
  • Compromisso em promover o exercício pleno da cidadania, fortalecendo 
    as lutas sociais dos cidadãos, combatendo as formas de exclusão construindo 
    espaços que garantam relações sociais emancipatórias;

Mercado de trabalho

As possibilidades de atuação do assistente social são vastas, abrangendo uma variedade de setores. Egressos do Serviço Social podem encontrar oportunidades em escolas, universidades, hospitais, varas de família, tribunais de justiça, departamentos de recursos humanos, centros de referência de assistência social, política de habitação, núcleos de enfrentamento à violência doméstica, centros de referências LGBTQIAP+ e muito mais. 


Profissionais de Serviço Social desempenham um papel crucial na defesa de crianças, adolescentes e minorias, contribuindo para a implementação de programas de proteção e garantia de direitos. Na esfera pública, podem assumir cargos de gestão e desenvolver políticas de apoio à população, promovendo uma sociedade igualitária. 


Além disso, assistentes sociais são fundamentais nos Conselhos Tutelares, acompanhando famílias, orientando-as sobre a inclusão de crianças na escola, identificando casos de abuso e encaminhando-os às autoridades competentes, entre outras responsabilidades essenciais. Eles também podem liderar projetos relacionados à educação inclusiva, acesso à saúde e empregabilidade.

Diferenciais do curso

No curso de Serviço Social da Unigranrio Afya, você não apenas obtém um diploma, mas também adquire as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


O comprometimento com a formação profissional transcende o mero ensino de conceitos e teorias. Envolve uma preocupação genuinamente com o crescimento pessoal e profissional de cada discente, incentivando-os a explorar suas paixões, desafiar-se e buscar a excelência. Isso se reflete nos resultados das avaliações, do qual é nota máxima na avaliação do MEC, e ótimos resultados no ENADE, sendo o 1º lugar das universidades privadas no Estado do Rio de Janeiro, e 1º lugar no Brasil entre universidades privadas que ofertam a graduação na modalidade EAD.

Principais eventos

  • Seminário de Gênero;
  • Encontro Étnico Racial;
  • Jornada Científica;
  • Semana do Serviço Social;
  • Fórum de Estágio.

Parcerias

Prefeitura de Duque de Caxias; Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro; Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Demais prefeituras da Baixada Fluminense e Instituições da Sociedade Civil..

Atividades práticas

As atividades práticas são desenvolvidas a partir da inserção do aluno no no espaço sócio institucional, por meio do Estágio Obrigatório, que objetiva capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional.     O estágio obrigatório no Curso de Serviço Social da Unigranrio Afya inicia com a matrícula do aluno nas disciplinas Estágio Supervisionado em Serviço Social e, mediante inserção do aluno em espaços sócio ocupacionais, por meio de convênios com organizações públicas, privadas, e de organizações não governamentais, nas diversas áreas como: saúde, assistência social, previdência social, sóciojurídico, educação, direitos humanos, empresa, dentre outras.

INSCREVA-SE AGORA!

COORDENADORA
  • Vaniele Soares Copello
MENSALIDADE

Confira os valores

OUTRAS INFORMAÇÕES

matriz curricular

Projeto Pedagógico